Agendamento para consultas do SUS em SP

Confira neste texto o que é necessário para fazer agendamento de consultas do SUS em SP

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem se tornado mais moderno em todo o país, inclusive na cidade de São Paulo: agora, há a possibilidade de agendar consultas e exames usando o aplicativo Agenda Fácil.

Ele foi disponibilizado em março de 2018 e pode ser instalado somente no Android.

Com o app Agenda Fácil, os paulistanos conseguem marcar suas consultas e exames com mais praticidade, sem precisar ir às UBS.

Isso serve para que os cidadãos tenham agilidade para tratar da sua saúde e para que os postos de atendimento fiquem mais desafogados e possam atender as situações urgentes e as vacinas.


Quem pode utilizar o SUS?

Todas as pessoas da cidade podem utilizar o serviço público de saúde, mesmo que tenha um convênio médico.

Afinal, essas coberturas particulares não incluem diversos tratamentos pelos quais o cidadão teria de pagar muito se fosse fazer fora do SUS.

Infelizmente, ainda não são todas as UBS de São Paulo que estão integradas ao aplicativo Agenda Fácil.

Neste link, a Prefeitura traz todas as unidades que já permitem agendamento de consultas e exames dessa forma.

Agendamento para consultas do SUS em SP


Como faço para marcar uma consulta pelo SUS?

Para marcar utilizando esse aplicativo, é preciso primeiro procurar uma UBS que faça parte desse programa e pedir um código: ele vai “mostrar” ao sistema do Agenda Fácil em qual unidade básica de saúde a pessoa quer ser atendida.

Já tendo o código, a pessoa vai acessar o Google Play Store e buscar “Agenda Fácil”, certificando-se de que o desenvolvedor é a Prefeitura de São Paulo. Contudo, é importante salientar que os agendamentos pessoalmente não pararam de ser feitos: as pessoas podem comparecer a UBS e pedir uma consulta ou exame.

Quem quiser fazer marcações precisará do cartão SUS, que é emitido pelo Núcleo de Regulação, Controle e Avaliação (NRCA).

Com esse cartão, os paulistanos terão suas informações médicas acessíveis a qualquer especialista e em qualquer hospital público da cidade. O NRCA vai solicitar CPF, carteira de identidade e certidão de casamento ou nascimento.

Outra observação é que nem sempre determinado exame poderá ser feito na UBS próxima ao paciente.

Dependendo da complexidade ou da disponibilidade de máquinas, o SUS pode mandar esse paulistano para hospitais maiores; com o exame pronto, basta que a pessoa volte ao médico da UBS.


Como fazer um exame pelo SUS?

Exames de três tipos podem ser feitos no Sistema Único de Saúde, sendo eles os laboratoriais, os de imagem e as biópsias, essenciais quando o especialista desconfia de tumores.

No geral, os exames que a rede pública oferece são fezes, creatinina, testes rápidos de gravidez, hemograma, urina, glicemia, tomografia axial computadorizada, sialografia, radiografia, ultrassonografia, biópsia excisional, biópsia incisional, exame de congelação, ressonância magnética e biópsia aspirativa.

Cabe reforçar que as duas maneiras de o paulistano fazer o agendamento é usando o Agenda Fácil ou indo a UBS pessoalmente.

Sempre será necessário ter encaminhamento do médico: sem ele, o SUS não permitirá que o exame seja feito.

Além disso, certas análises mais simples são feitas, às vezes, na própria unidade básica de saúde, como fezes, hemograma, gravidez, urina e outros.


Qual o melhor aplicativo de agendamento do SUS?

O único aplicativo que os cidadãos de São Paulo devem utilizar para fazer agendamentos no SUS é o Agenda Fácil.

Ele é integrado a mais de 400 unidades básicas de saúde e é a forma segura de cada paulistano ter os seus exames e consultas marcados.

É importante frisar que apenas a Google Play Store tem esse aplicativo à disposição para evitar que cidadãos sejam enganados.

Pode parecer pouco plausível que hackers tentem simular aplicativo de marcação no serviço público, mas um app fake pode ser a entrada para que essas pessoas roubem senhas e outros dados.

Agendamento para consultas do SUS em SP


Agenda Fácil SUS

O aplicativo de agendamento do SUS é fácil de ser usado e mostra a especialidade com a qual a pessoa agendou consulta e todos os detalhes, como lugar. Se o cidadão não puder comparecer, ele pode usar o aplicativo para cancelar, além da vantagem de que a família não precisa baixar um aplicativo para cada membro: basta que ele esteja no celular de uma pessoa, apesar de o cartão SUS ser individual.

Para o paciente que precisa de exame ou consulta e tem mais pressa, dá para acompanhar a fila de espera. Com isso, o Agenda Fácil comunica se existe desistência e o cidadão pode utilizá-la.

Além de o app da Prefeitura de São Paulo ser gratuito, existem dados detalhados sobre os exames e consultas, como o endereço de onde eles serão. Tendo o Agenda Fácil, nem é preciso ficar carregando o cartão do SUS, pois o cartão já está dentro do app. Estando em algum hospital público, basta acessá-lo e fornecer ao funcionário o seu número para que o histórico médico seja visto.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.