Como funciona o exame de DNA pelo SUS

Consulte as orientações e entenda quais são as situações que permitem fazer exame de DNA pelo SUS

O exame de DNA é bastante conhecido por quase todas as pessoas do mundo: muitas não sabem como ele funciona, mas sabem que ele serve para determinar, por exemplo, o parentesco entre indivíduos.

Como esse não é um exame necessariamente voltado à saúde do cidadão, as dúvidas sobre a sua realização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são grandes.

Entenda neste artigo se é possível fazer o exame em laboratórios públicos.


Como funciona o exame de DNA

Todas as pessoas têm o seu próprio material genético, ou seja, o seu DNA.

Porém, pessoas da mesma família têm um padrão genético bem semelhante por causa do compartilhamento de sangue, e o objetivo do exame é comparar amostras dos familiares para saber se existe correspondência e, com isso, parentesco.

Muitas vezes, esse exame é feito para confirmar a paternidade de alguém: retira-se um pouco do DNA do suposto filho e um pouco do suposto pai, comparando o padrão genético.

Se eles forem correspondentes, há paternidade. É importante salientar que a confiabilidade do exame de DNA é de 99,9%, ou seja, é bem improvável que um resultado esteja errado.

É comum que esse exame também seja solicitado pela esfera criminal: quando se encontram materiais genéticos em cenas de crime, na arma ou na vítima, também se pode pedir DNA do suspeito para fazer essa mesma confirmação – e determinar se ele cometeu o crime.… Clique aqui para ler o artigo completo

É possível fazer ultrassom morfológico no SUS?

Se você precisa fazer o ultrassom morfológico no SUS, consulte as orientações deste artigo e saiba como funciona o atendimento na rede pública de saúde

O ultrassom é um exame corriqueiro para quem está grávida, mas existe mais de um tipo: o morfológico, por exemplo, é um dos mais importantes no acompanhamento do bebê dentro do útero.

Normalmente, ele é feito apenas uma vez durante a gestação e dá muitos detalhes sobre a forma como o bebê está se desenvolvendo.

Por ser um exame tão completo, muitas grávidas têm dúvidas se ele pode ser feito nos hospitais públicos.

Se você está esperando bebê ou conhece alguém que esteja, saiba aqui se é possível fazer o ultrassom morfológico pelo SUS.


Como funciona o ultrassom morfológico

A realização do ultrassom morfológico não é diferente do ultrassom comum: a mulher deita-se em uma maca e o técnico de imagem adiciona um gel à barriga da gestante, passando sobre ela o aparelho de ultrassonografia.

O monitor acoplado ao aparelho mostrará o bebê no útero e permitirá que o especialista dê detalhes sobre o seu desenvolvimento e saúde.

O ideal é que a gestante faça esse exame quando estiver com vinte semanas de gravidez; contudo, o obstetra fará a indicação da semana apropriada, de acordo com cada mulher e com as condições da criança.

Doenças de grande complexidade podem ser descobertas prematuramente por meio do ultrassom morfológico, inclusive:

  • Anencefalia, que é um problema que pode até fazer com que a criança morra pouco tempo depois do nascimento.
Clique aqui para ler o artigo completo

É possível fazer exame de creatinina no SUS?

O funcionamento adequado dos rins é uma condição fundamental para a longevidade, e é por isso que se consultar periodicamente com um nefrologista (ou sempre que se percebe alguma mudança na dinâmica urinária) é muito importante.

Um dos recursos que os nefrologistas têm para saber se o rim está funcionamento bem é o exame de creatinina, que é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Aprenda agora o que esse exame indica e que local procurar para marcá-lo.


Para que o exame de creatinina serve?

O exame de creatinina tem como finalidade conferir quanto de creatinina tem no sangue; isso porque o ideal é que essa substância seja eliminada do corpo pela urina, ou seja, pelo trabalho dos rins.

No caso de haver muita creatinina no sangue, percebe-se que o rim não está fazendo a eliminação adequada.

Para fazer esse exame, é preciso somente uma amostra de sangue do paciente, que deverá estar em jejum nas últimas três horas.

Não costuma haver reação desagradável por causa da coleta de sangue, a menos que o indivíduo tenha problemas de coagulação ou que a sua pressão abaixe.

Em ambos os quadros, basta comunicar ao enfermeiro ou ao técnico de laboratório.

A leitura do exame de creatinina é diferente para mulheres e homens; o nível normal das primeiras é entre 0,6 e 1,1 mg/dL.

Para os homens, a substância está em níveis normais quando se encontra entre 0,7 e 1,3 mg/dL.

É possível fazer exame de creatinina no SUS?


O exame de creatinina é realizado no SUS?

Sim, o exame de creatinina é bastante solicitado nos hospitais públicos e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).… Clique aqui para ler o artigo completo

É possível fazer exame CEA no SUS?

Há muitos exames que permitem aos médicos saber sobre a ocorrência de câncer, e uma das opções é o CEA.

Essa sigla identifica a substância que o corpo desenvolve em casos de vários tumores, sendo ela a Antígeno Carcinoembrionário.

Quando há altos níveis desse elemento, associados a outros sintomas, pode-se ter o diagnóstico de neoplasia maligna.

Informe-se agora se o CEA é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS).


Como funciona o exame CEA

A sua função é indicar se existe Antígeno Carcinoembrionário, substância diagnosticada quando o paciente tem os seguintes cânceres:

  • Ovário;
  • Colorretal;
  • Mama;
  • Colón;
  • Pâncreas;
  • Tireoide;
  • Pulmão

Para averiguar a presença do CEA, é realizado um exame de sangue e é obrigatório o jejum; normalmente, o médico requisita que o paciente não coma nas 8 horas anteriores ao exame.

É possível fazer exame CEA no SUS?


O exame CEA é realizado no SUS?

O tratamento de várias formas de cânceres pode ser feito no Sistema Único de Saúde; assim, tanto as medicações quanto o diagnóstico são realizados nos estabelecimentos públicos de todo o país.

Dependendo da suspeita do médico, ele pode fazer a solicitação do CEA: ele será recolhido em um laboratório especifico, como todos os demais exames de sangue.

Para fazer o exame do Antígeno Carcinoembrionário, o paciente precisa se consultar com um oncologista do sistema público.

Para o agendamento com esse especialista, basta entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Quando o paciente tem parentes próximos com câncer ou sintomas suspeitos, deve especificar isso ao funcionário da UBS para que ele dê o encaminhamento direto ao oncologista.… Clique aqui para ler o artigo completo

É possível fazer exame admissional pelo SUS?

Entenda como funcionam as regras do exame admissional e saiba se o SUS realiza este tipo de atendimento

Ao ingressar em um emprego, os trabalhadores têm de fazer conhecido exame admissional.

As pessoas que já trabalharam em mais de uma empresa sabem que esses exames podem variar bastante: em alguns casos, são solicitados exames diversos, enquanto algumas pessoas são apenas analisadas pelo médico do trabalho no próprio consultório.

O local de realização do exame costuma ser indicado pelo futuro empregador e, na maioria das vezes, trata-se de consultório particular.

Saiba agora se é possível fazer o exame admissional pelo SUS.


Por que o exame admissional é solicitado?

Esse exame tem o objetivo de apurar como estão as condições de saúde da pessoa que está sendo contratada, bem como se ela tem limitações para desempenhar aquela função.

No caso de recreadores, por exemplo, que têm de lidar com muito movimento das crianças e adolescentes e andar bastante, é preciso não haver problemas cardíacos e o exame admissional ajuda a garantir isso.

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é o documento que comprova que aquele profissional está ou não apto a trabalhar.

Ele serve até como prova para o trabalhador que quiser processar depois a empresa por deterioração da saúde em decorrência do cargo.

É possível fazer exame admissional pelo SUS?


Quais são os principais exames admissionais?

Os exames são sempre adequados à função do profissional.

Alguém que vai trabalhar com Telemarketing precisa garantir que saúde do seu ouvido está em dia e, por isso, deverá fazer audiometria.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como fazer exame de urina pelo SUS

Confira as orientações e saiba como proceder para fazer o exame de urina pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza muitos tipos de exames e em qualquer paciente.

Porém, um dos mais corriqueiros é o exame de urina: juntamente com a análise de sangue, ele é muito solicitado pelos médicos clínico gerais e por especialistas.

Normalmente, não é solicitado jejum: apenas que o paciente beba alta quantidade de água.

Outra recomendação possível é que se colha a primeira urina do dia, uma vez que ela pode estar mais concentrada e com mais variedade de substâncias.

Entenda já como fazer o exame de urina pelo SUS.


Quando os médicos do SUS costumam solicitar o exame de urina?

Em grande parte das vezes, os médicos o solicitam porque o paciente reclama de dores abdominais e de ardência para urinar; como esses sintomas tendem a significar infecção do trato urinário, o clínico geral pede a avaliação da urina para confirmar se há bactérias.

É possível também que o médico peça o exame de urina para detectar se o paciente consumiu alguma droga e até nos testes de gravidez.

Muitas mulheres estão acostumadas a fazer o Beta HCG usando coleta de sangue, mas também se pode ter detalhamento sobre a gestação analisando a urina da paciente.

Em casos nos quais o indivíduo está inconsciente ou não tem condições de se expressar, mas apresenta febre, é muito comum que se opte por vários exames e que a coleta de urina esteja dentre eles.… Clique aqui para ler o artigo completo

É possível fazer exame toxicológico pelo SUS?

Neste artigo nós apresentamos as principais regras sobre o exame toxicológico no SUS e mostramos o que é necessário para receber atendimento pela rede pública de saúde

Não são raras as situações nas quais um paciente chega ao hospital com sintomas de intoxicação por drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Para que o diagnóstico seja assertivo, os médicos podem requisitar o chamado exame toxicológico: ele serve para determinar se há alguma substância tóxica no organismo e qual é ela.

Além do contexto do socorro médico, esse exame pode ser necessário em alguns processos judiciais também e no acompanhamento dos esportistas: é o conhecido exame antidoping.

Descubra já se o exame toxicológico é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como ele funciona e como agendá-lo.


Como funciona o exame toxicológico?

O exame toxicológico permite que se diagnostique o uso de substâncias até seis meses antes da data da coleta; alguns exames toxicológicos, porém, têm alcance de apenas três meses.

O laboratório usa, normalmente, a urina ou o sangue e o seu resultado tende a ajudar a polícia quando se trata de prova de envenenamento.

Outros materiais que se pode usar para exame toxicológico, embora menos comuns, são cabelo, suor e pelos diversos (do braço, pubianos, da perna, etc.).

Cabe dizer que o exame feito usando soro é o que tem menor alcance: ele só indica o uso ou não de substâncias nos últimos trinta dias.

É possível fazer exame toxicológico pelo SUS?


É possível fazer exame toxicológico pelo SUS?

Sim, vários estabelecimentos médicos do Sistema Único de Saúde realizam esse tipo de exame, tanto com agendamento quanto por necessidade imediata.… Clique aqui para ler o artigo completo

É possível fazer exame PCR pelo SUS?

Confira as informações completas e atualizadas, e saiba como funciona o atendimento do SUS para fazer exame PCR

Uma grande parte dos pacientes está acostuma aos exames médicos mais básicos, como radiografias, exames para avaliar o colesterol, etc.

Porém, há exames mais complexos que os médicos utilizam para fechar diagnósticos e um deles é o PCR.

Na verdade, esse exame se chama Proteína C-Reativa e é muito importante para os especialistas em fígado.

Aprenda neste artigo se é possível fazer exame PCR pelo Sistema Único de Saúde, como esse exame funciona e que tipo de doenças ele pode confirmar ou descartar.


Como é o exame PCR?

Esse é um tipo de exame de sangue que serve para mostrar ao hepatologista se há a substância Proteína C-Reativa.

Ela é encontrada comumente no sangue dos pacientes, mas pode significar a ocorrência de infecção ou de inflamação, no caso se sua quantidade estar mais alta.

Acompanhar o aumento ou retrocesso da PCR no organismo é importante principalmente quando o paciente realizou um transplante, passou por outro tipo de intervenção ou está em estado febril, sem que se possa confirmar outro tipo de causa mais corriqueira.

Cabe ressaltar que, embora esse exame clínico seja muito importante para avaliar complicações hepáticas, também pode-se acompanhar outros quadros clínicos, como:

  • Infecção generalizada, também chamada de sepse;
  • Infarto do miocárdio;
  • Queimaduras;
  • Artrite reumatoide;
  • Tuberculose;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Linfoma;
  • Apendicite;
  • Lúpus

É possível fazer exame PCR pelo SUS?


Níveis de Proteína C-Reativa

Existe uma escala a respeito dos níveis seguros de Proteína C-Reativa que deve ser encontrada no sangue.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como agendar exames pelo app Agenda Fácil

Confira todos os procedimentos necessários para agendar exames no SUS através do aplicativo Agenda Fácil

O agendamento de exames e de consultas é uma parte vital do sistema público de saúde e também uma das partes que mais oferecem dificuldades aos cidadãos.

São diversos os relatos de pessoas que precisam agendar determinado exame ou acompanhamento com uma especialidade e não conseguem fazê-lo, até mesmo por falta de tempo de ir até o hospital.

A Prefeitura de São Paulo trouxe uma solução para esses casos: é o aplicativo Agenda Fácil.

De graça e podendo ser instalado em vários dispositivos, ele serve para os pacientes acompanharem de forma mais rápida as consultas e exames que marcaram e para fazer novos agendamentos.


Como usar o app Agenda Fácil

Essa plataforma mostra aos pacientes paulistanos a fila de espera para cada procedimento e consulta; isso permite que as pessoas tenham informações certeiras com relação à sua perspectiva de consulta.

No caso de ainda haver muitas pessoas na fila de espera e pressa para o procedimento ou consulta, o indivíduo pode tomar outras providências emergenciais.

O usuário desse aplicativo consegue visualizar tudo o que agendou para si mesmo, o que é muito útil quando se está fazendo checkup.

Com o login, cada um vê exatamente em que lugar fará o exame ou consulta, quando ele será e todas as informações associadas a possíveis preparos, como não tomar água depois de determinado horário, ter abstinência de fumo e bebida, etc.

Quem utiliza o app Agenda Fácil consegue ver o seu Cartão do SUS também: se for preciso mostrar esse cartão em algum hospital ou UBS para ser atendido, basta abrir o app e exibir a tela com o cartão.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como agendar consultas no SUS pelo app Agenda Fácil

Neste texto nós mostramos como funciona o aplicativo Agenda Fácil e explicamos como marcar consultas e exames através do dispositivo

Marcar uma consulta ou um exame no Sistema Único de Saúde (SUS) tende a ser um pouco cansativo para boa parte das pessoas.

Afinal, elas precisam se deslocar até o hospital ou UBS onde há aquela especialidade e nem sempre se trata de algum lugar tão perto.

As pessoas que residem na cidade de São Paulo ou que precisam agendar um acompanhamento médico nessa capital têm um serviço novo chamado Agenda Fácil.

Esse é um aplicativo gratuito, também permite fazer confirmação de agendamentos e é compatível com sistema IOS e Android e que facilitará muito toda marcação de exames e consultas.


Como funciona o app Agenda Fácil?

O Agenda Fácil foi desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo, identificada como PRODAM SP.

O aplicativo em questão permite que os pacientes façam tarefas simples relacionadas às suas consultas e exames, como o cancelamento.

Como agendar consultas no SUS pelo app Agenda Fácil


Cancelamento de atendimento

Muitas pessoas deixam de cancelar porque teriam de retornar ao hospital ou UBS e, com a possibilidade de fazer isso virtualmente, podem-se fazer encaixes de pacientes que estão na fila de espera.


Acompanhamento de vagas

Aliás, os cidadãos que estão na fila de espera também podem acompanhar quando há possibilidade de fazer o exame ou consulta.

O próprio paciente pode ver se há desistências e, por isso, a informação fica bem mais dinâmica e acessível.… Clique aqui para ler o artigo completo