Como fazer carteirinha do SUS

Veja como funcionam os procedimentos para fazer a carteirinha do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem usuários em todo o país, já que oferece exames e consultas de maneira gratuita.

O responsável por arrecadar e por distribuir as verbas é o Ministério da Saúde e os hospitais da rede incluem os específicos para as mulheres, os centros apenas para o atendimento infantil, os hospitais destinados a determinadas doenças, etc.

Os brasileiros que tentam as consultas e os exames pelo Sistema Único de Saúde sabem que precisam de uma carteirinha, quase igual àquela que os convênios médicos solicitam.

Entenda como fazer a carteirinha do SUS e qual é sua utilidade.


Por que ter a carteirinha do SUS?

O cidadão que utilizar um hospital público apenas eventualmente não tem necessidade de emitir essa carteirinha: porém, as pessoas que não têm assistência particular e que dependem desse serviço para exames e consultas devem providenciar.

Essa carteirinha serve para que o usuário do sistema público de saúde seja identificado, inclusive quais foram os últimos atendimentos pelos quais ele passou.

Com isso, é mais fácil para os médicos ficarem informados sobre os procedimentos e diagnósticos dados pelos colegas.

Esse recurso é indispensável quando a pessoa não pode começar e terminar o seu tratamento em um único lugar: se ela precisar mudar-se de cidade ou até de Estado, os novos profissionais que acompanharem o seu tratamento saberão quais foram as impressões anteriores, as medicações escolhidas, os exames colhidos, etc.

Uma vez que a carteirinha dos SUS também precisa das informações pessoais do cidadão, o seu cadastro é uma forma de o Ministério da Saúde localizar essa pessoa, como em casos de órgão compatível parra transplante, desmarcação de consultas, etc.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como fazer o cadastro no Portal CADWEB SUS

O Cartão SUS é um direito assegurado pelo governo a todos os brasileiros que utilizam a rede pública de saúde. Ele é gratuito e pode ser emitido em qualquer unidade de vinculada ao SUS, seja um hospital, clínica, UBS ou posto de saúde do seu município.

Para facilitar o processo de consulta dos dados do cartão, você pode fazer o cadastro no Portal de Saúde do Cidadão. Este procedimento é bastante simples e leva pouco tempo para ser finalizado. Você só precisa fornecer alguns dados pessoais básicos.

Se você se interessou e deseja efetivar o seu cadastro, a partir de agora nós vamos apresentar um orientação passo a passo para você concluir a operação do jeito certo. Acompanhe o texto até o final e veja como funciona.

Cadastro no Portal de Saúde do SUS

cadastro-cadweb-sus

Para iniciar o seu cadastro do Portal de Saúde do SUS, realize os passos a seguir:

1. Acesse o Portal de Saúde do Cidadão pelo endereço https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/.

2. Na página principal, localize a caixa à direita; em seguida, clique em “Clique aqui para instruções”.

cadweb-sus-acesso

3. Na próxima etapa, você deve preencher as informações solicitadas pelo sistema:

cadastro-cadweb-sus-primeiro-dados-acesso

É muito importante você informar um e-mail válido, de preferência que você costuma abrir no dia-a-dia. Assim você receberá todos os comunicados do Portal de Saúde do Cidadão.

4. Preencha os caracteres de segurança e clique em “Obter Acesso”.

cadweb-sus-acesso-seguranca

E-mail e protocolo do Portal de Saúde do Cidadão

Após finalizar a operação, você receberá um e-mail e um protocolo do Sistema do Portal de Saúde do Cidadão.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como consultar o número do Cartão SUS pelo CPF

Você sabia que é possível consultar o número do Cartão SUS pelo CPF com facilidade? É verdade. Pouca gente tem conhecimento, mas em rápidos passos você pode descobrir o número pela internet através do Portal ConecteSUS, que é uma página gerenciada pelo Ministério da Saúde.

O site traz dados completos sobre o seu cartão e ajuda você a ganhar tempo nas horas de maior necessidade. Às vezes estamos em um momento de emergência e precisamos do número do documento o mais rápido possível. Com a ajuda da página, podemos verificar essa informação rapidamente.

Como fazer a consulta do Cartão SUS

consulta-cartao-sus-cpf

Como falamos anteriormente, a consulta do Cartão SUS é rápida e fácil. Basta você informar alguns dados para o sistema apresentar o número do cartão. A partir de agora nós vamos mostrar um tutorial passo-a-passo para você aprender a fazer a pesquisa. Acompanhe o texto até o final e veja as orientações.

Consulta do Cartão SUS pelo Portal ConecteSUS

1. Acesse o Portal ConecteSUS;

2. No Mural de Atividades, clique no botão “Entrar”.

3. Nessa etapa será necessário informar o CPF e clicar em “Avançar”;

4. Em seguida, informe a senha do portal gov.br. Esse é portal do governo brasileiro que reúne todos os serviços públicos para o cidadão. Caso não lembre a senha, clique em “Esqueci minha senha” para fazer a recuperação. Caso ainda não tenha cadastro no gov.br, clique aqui e siga as instruções para fazer o registro;

5. Com o cadastro e a senha regularizados, faça o login no ConecteSUS;

6.Clique aqui para ler o artigo completo

Como imprimir o Cartão SUS pela internet

Você sabia que é possível consultar e imprimir o número do Cartão SUS pela internet?

Se você precisa fazer esse procedimento, a partir de agora nós vamos mostrar o passo-a-passo para você tirar o Cartão Nacional de Saúde diretamente na sua impressora. Siga as nossas orientações e acompanhe este texto até o final.

Imprimir o Cartão SUS pelo site: passo a passo

1. Acesse o Portal ConecteSUS;

2. No Mural de Atividades, clique no botão “Entrar”.

3. Nessa etapa será necessário informar o CPF e clicar em “Avançar”;

4. Em seguida, informe a senha do portal gov.br. Esse é portal do governo brasileiro que reúne todos os serviços públicos para o cidadão. Caso não lembre a senha, clique em “Esqueci minha senha” para fazer a recuperação. Caso ainda não tenha cadastro no gov.br, clique aqui e siga as instruções para fazer o registro;

5. Com o cadastro e a senha regularizados, faça o login no ConecteSUS;

6. Clique no ícone amarelo localizado no canto inferior direito da tela. Será exibido o cartão do SUS;

7. Em seguida, clique no ícone de seta localizado na parte direita da tela. Automaticamente o arquivo do cartão será salvo no seu computador;

8. Localize o arquivo no seu computador e abra o arquivo;

9. Clique com o botão direito do mouse sobre o a imagem do cartão e faça a impressão. =)

Imprimir Cartão SUS pelo aplicativo: passo a passo

Outra opção para imprimir o cartão SUS é através do aplicativo ConecteSUS Cidadão.  … Clique aqui para ler o artigo completo

Como consultar o número do Cartão SUS pela internet

Todo cidadão brasileiro que utiliza o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) tem direito a emitir o Cartão SUS. Este documento possui um número de registro e armazena o histórico completo do paciente nos hospitais, clínicas e postos de saúde da rede pública.

Geralmente, o cartão é usado para auxiliar na marcação de consultas e exames, além de outras demandas como internações e retirada de remédios. Embora seja um instrumento importante, muitos usuários acabam perdendo o número dele com frequência.

Se esse é o seu caso e você está precisando consultar o número do Cartão SUS, acompanhe a partir de agora as nossas explicações para resolver esse problema pela internet. Você vai ver que a pesquisa é simples e rápida, sem qualquer complicação.

Descobrindo o número do Cartão SUS

consultar-numero-cartao-sus

Existem duas maneiras diferentes para você recuperar o número do Cartão SUS:

  • 1. Consulta por nome.
  • 2. Consulta por CPF.

Nós vamos mostrar ambas e você escolhe a que for mais fácil para você. Confira:

Consulta do Cartão SUS por nome

1. O primeiro passo para fazer a consulta por nome é acessar o Portal da Saúde pelo endereço http://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao.

2. Na tela principal do site, você clica em “Acessos Públicos”.

pre-cadastro-cartao-sus-acessos-publicos

3. Clique agora na opção “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Nome”.

consulta-cartao-sus-nome

4. Agora digite os dados solicitados pelo sistema:

  • Nome completo.
  • CPF.
  • Data de Nascimento.
  • Município de Nascimento.
  • Nome da mãe (se o nome da mãe for desconhecido, selecione a caixinha cinza sinalizada no formulário).
Clique aqui para ler o artigo completo

Como tirar a 2ª via do Cartão SUS

Se você está precisando do Cartão SUS 2 via, então saiba que está no lugar certo. Neste texto, nós vamos explicar tudo o que você precisa fazer para emitir a nova via do cartão em pouco tempo. Acompanhe as orientações e veja como é simples fazer a solicitação.

O que fazer para tirar a 2 via do Cartão SUS

cartao-sus-segunda-via

Seja por uma distração ou por um eventual furto de pertences, muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acabam ficando sem o cartão de atendimento.

A apresentação deste documento é fundamental para agendar uma consulta ou para marcar um exame na rede pública de saúde, já que é preciso informar o número do cartão para o atendente.

Para obter a nova via, você de realizar os passos a seguir:

1. Dirija-se a um hospital ou posto de saúde vinculado ao SUS.

2. Peça orientações sobre o atendimento para o Cartão SUS.

3. Apresente seu RG e CPF para fazer a solicitação.

Após o seu ser pedido registrado, você será informado sobre a forma de entrega. Em alguns postos, o cartão é impresso no mesmo dia. Porém, se essa possibilidade não estiver disponível no local em que você for atendido, é possível escolher entre duas opções:

  • Retornar ao local para retirar.
  • Receber pelo correio.

Número do cartão

Mesmo que não seja possível receber o cartão no mesmo dia, você já consegue, ao menos, ter acesso ao número. Uma etiqueta com seu nome, data de nascimento e número do SUS é impressa pelo atendente.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como fazer a consulta do Cartão SUS pelo nome

A consulta do Cartão SUS é uma ferramenta de extrema importância para quem utiliza o sistema público de saúde no Brasil. Este documento, que oficialmente é chamado de Cartão Nacional de Saúde (CNS), tem a função de reunir as informações do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessa forma, todos os atendimentos e exames realizados hospitais e postos de saúde ficam registrados no cartão para que os profissionais de saúde tenham fácil acesso ao histórico médico do cidadão. Essas são algumas das informações presentes no CNS:

  • Histórico de consultas realizadas.
  • Histórico de consultas agendadas.
  • Histórico de exames realizados.
  • Histórico de exames agendados.
  • Histórico de médicos que atenderam o usuário.
  • Especialidades médicas que o usuário passou.
  • Histórico de medicamentos retirados na Farmácia Popular.

Consulta do Cartão SUS pelo site

consultar-cartao-sus-pelo-nome

1. Acesse o Portal ConecteSUS;

2. No Mural de Atividades, clique no botão “Entrar”.

3. Nessa etapa será necessário informar o CPF e clicar em “Avançar”;

4. Em seguida, informe a senha do portal gov.br. Esse é portal do governo brasileiro que reúne todos os serviços públicos para o cidadão. Caso não lembre a senha, clique em “Esqueci minha senha” para fazer a recuperação. Caso ainda não tenha cadastro no gov.br, clique aqui e siga as instruções para fazer o registro;

5. Com o cadastro e a senha regularizados, faça o login no ConecteSUS;

6. Logo após fazer o login, a página principal do site (home) exibirá no canto superior esquerdo os dados da pessoa cadastrada, em ordem: nome completo, CPF e número do Cartão SUS/CNS (Cartão Nacional de Saúde).… Clique aqui para ler o artigo completo

Como fazer o Cartão SUS

Você sabia que todo cidadão brasileiro tem direito a fazer o Cartão SUS? Este documento, que oficialmente é chamado de Cartão Nacional de Saúde (CNS), é essencial para facilitar o atendimento e organizar os procedimentos executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir da sua ativação, o cartão passa a apresentar o cronograma completo do usuário nos hospitais, clínicas e postos da rede pública de saúde no Brasil. Em sua base de dados ficam registrados desde uma simples consulta no posto de saúde do seu bairro até um exame complexo realizado em um grande hospital.

O cartão funciona como uma espécie de Carteira de Identidade da saúde. Através do número do usuário, o SUS tem acesso a uma série de informações importantes relacionadas ao histórico médico, tais como:

  • Datas, horários e locais de consultas realizadas.
  • Datas, horários e locais de consultas agendadas.
  • Datas, horários e locais de exames realizados.
  • Datas, horários e locais de exames agendados.
  • Histórico de profissionais que atenderam o usuário.
  • Especialidades médicas em que o usuário foi atendido.
  • Medicamentos retirados pelo usuário na Farmácia Popular.

Passo-a-passo para fazer o cartão

como-fazer-cartao-sus

A emissão do Cartão SUS é muito simples e não tem nenhuma burocracia. Tudo o que você precisa fazer é procurar pelo atendimento na rede pública da sua cidade. Veja os locais em que você pedir o seu cartão:

  • Hospitais
  • Clínicas
  • Postos de saúde

Documentos

Quando você for solicitar o seu Cartão SUS, será preciso apresentar os documentos abaixo para fazer o seu cadastro no sistema CADSUS Web:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento

Quando o cartão é entregue?

Clique aqui para ler o artigo completo