Como agendar consultas no SUS pelo app Agenda Fácil

Neste texto nós mostramos como funciona o aplicativo Agenda Fácil e explicamos como marcar consultas e exames através do dispositivo

Marcar uma consulta ou um exame no Sistema Único de Saúde (SUS) tende a ser um pouco cansativo para boa parte das pessoas.

Afinal, elas precisam se deslocar até o hospital ou UBS onde há aquela especialidade e nem sempre se trata de algum lugar tão perto.

As pessoas que residem na cidade de São Paulo ou que precisam agendar um acompanhamento médico nessa capital têm um serviço novo chamado Agenda Fácil.

Esse é um aplicativo gratuito, também permite fazer confirmação de agendamentos e é compatível com sistema IOS e Android e que facilitará muito toda marcação de exames e consultas.


Como funciona o app Agenda Fácil?

O Agenda Fácil foi desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo, identificada como PRODAM SP.

O aplicativo em questão permite que os pacientes façam tarefas simples relacionadas às suas consultas e exames, como o cancelamento.

Como agendar consultas no SUS pelo app Agenda Fácil


Cancelamento de atendimento

Muitas pessoas deixam de cancelar porque teriam de retornar ao hospital ou UBS e, com a possibilidade de fazer isso virtualmente, podem-se fazer encaixes de pacientes que estão na fila de espera.


Acompanhamento de vagas

Aliás, os cidadãos que estão na fila de espera também podem acompanhar quando há possibilidade de fazer o exame ou consulta.

O próprio paciente pode ver se há desistências e, por isso, a informação fica bem mais dinâmica e acessível.


Preparo de exames

Para exames específicos, o app Agenda Fácil mostrará ao cidadão todo o preparo necessário, como alimentos a ser evitados, abstinência de relação sexual ou de esforço, etc. Essas medidas farão com que o resultado do exame seja muito mais confiável.


Endereço das unidades

O paciente verá ainda o endereço exato de onde fará o seu exame ou consulta; dessa maneira, poderá traçar rotas e descobrir com antecedência como chegar, evitando atraso.


Dados atualizados

O Sistema Único de Saúde precisa ter formas adequadas de contatar o cidadão, como um telefone e endereço atualizados.

Contudo, muitas pessoas não têm tempo de ir a UBS quando mudam de telefone ou de residência e, por isso, as informações da Secretaria de Saúde ficam defasadas.

Com o app Agenda Fácil, o cidadão poderá atualizar seus dados sempre que desejar.


Como agendar consultas pelo app Agenda Fácil

Para fazer download na Apple Store, clica-se aqui; para fazer download na Google Play Store, o link é este.

Para realizar um agendamento, o paciente precisará:

  • Clicar no botão cinza “Cadastrar”, assim que abrir o aplicativo pela primeira vez;
  • Inserir um e-mail, data de nascimento, criar uma senha e fornecer um celular;
  • Clicar em “Cadastrar” de novo. Dessa vez, será um botão azul;
  • Depois que a pessoa já colocou seus dados no app Agenda Fácil, ela fará login com a senha que criou e com o seu Cartão do SUS ou CPF;
  • Clicar em “novo agendamento”;
  • Escolher uma das especialidades ou dos tipos de exame;

Quando um agendamento de exame ou consulta é feito, recomenda-se abrir o comprovante e tirar um print dele, se não for possível imprimir.

Se o exame em questão exige preparo, é só clicar no desenho de prancheta que se encontra abaixo das informações como endereço e data.


App Agenda Fácil também tem versão do Cartão do SUS

Também conhecido por Cartão Nacional de Saúde (ou por CNS), o Cartão do SUS é uma identificação para cada pessoa atendida no sistema público.

Os cartões têm sempre uma numeração específica com a qual todos os dados do paciente são arquivados.

Por exemplo: se um paciente deu entrada em um hospital e tem Cartão do SUS, os médicos que o atenderem conseguirão ver seus antecedentes clínicos, se ele já teve o mesmo problema, se ficou internado, quais os exames recentes que ele fez e muitas outras informações.

Com isso, cada equipe pode continuar o atendimento médico que o cidadão recebeu anteriormente, diminuindo erros de diagnóstico.


É possível fazer o Cartão SUS pelo aplicativo Agenda Fácil?

Não é possível para solicitar o Cartão do SUS pelo app Agenda Fácil: na verdade, o aplicativo só exibe o cartão já existente.

O cidadão que precisar emitir um deve ir ao posto de saúde e levar o seguinte:

  • Comprovante de residência (deve ter data de até dois meses e pode estar no nome do cônjuge, por exemplo. Entretanto, o laço matrimonial terá de ser comprovado também);
  • Documento de identidade com foto;
  • Certidão de casamento ou nascimento (esta última aceita unicamente para os solteiros);

A pessoa que possuía um Cartão do SUS e o perdeu não deve emitir outro, mas sim a segunda via do anterior: apenas assim os registros médicos contidos no CNS continuarão sendo acessados.

Como agendar consultas no SUS pelo app Agenda Fácil


Observações para quem usa o app Agenda Fácil

  • O único aplicativo oficial da Secretaria Municipal de Saúde paulistana é o criado pela PRODAM;
  • Mesmo sendo um aplicativo seguro e feito por um órgão público, é melhor colocar também um antivírus no aplicativo;
  • O app Agenda Fácil indicará atualizações regulares (como de recursos novos ou especialidades incluídas) e o usuário deverá autorizá-las.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.