Como fazer o Cartão SUS digital

Neste artigo nós explicamos todos os procedimentos para fazer o Cartão SUS Digital

Grande parte das pessoas que procuraram por atendimento no Sistema Único de Saúde já foi questionada se tinha o Cartão SUS.

Apesar de nem sempre ele ser obrigatório, ele é necessário em caso de consultas com especialistas, exames e outros procedimentos mais complexos.

Além do Cartão SUS comum, os brasileiros podem emitir a versão eletrônica. Saiba já como fazer o Cartão SUS Digital, qual é a sua utilidade, o que fazer no caso de danos ou de perda e que tipo de serviços de saúde dá para agendar com ele.


Qual é a função do Cartão SUS Digital?

Em primeiro lugar, os cidadãos devem compreender qual é a utilidade do cartão SUS no geral: trata-se de uma forma de todos os dados do paciente serem mantidos atualizados e não somente os dados de contato ou informações pessoais, mas também os tratamentos ministrados.

A validade desse cartão é a mesma no país todo, ou seja, uma pessoa que iniciou determinado tratamento no Pará e se mudou para o Rio Grande do Sul pode ter a continuidade do acompanhamento sem qualquer prejuízo.

Os médicos da região Sul, por exemplo, poderão ver todos os procedimentos feitos na pessoa e os exames que ela realizou lá na região Norte.

Essa facilidade em compartilhar diagnósticos e informações faz com que seja mais difícil os médicos errarem no seu tratamento.

Todavia, é preciso que o cidadão apresente o Cartão SUS e, por ser em papel, muitos o perdem; foi por causa disso que o Ministério da Saúde criou o Cartão SUS Digital.

Com ele, o cartão se transforma em um recurso dentro do aplicativo ConecteSUS e o cidadão só tem de abri-lo e mostrar a tela ao funcionário do hospital.

Isso vai diminuir muito o esquecimento do Cartão SUS, já que quase todas as pessoas que têm celulares não saem sem eles.

Como fazer o Cartão SUS digital


O que é preciso para fazer o Cartão SUS Digital?

A primeira providência do cidadão é fazer o cartão comum em qualquer hospital ou Unidade Básica de Saúde (UBS), que também é chamada de posto de saúde. Será preciso:

  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carteira de identidade com foto.

Os menores de idade podem fazer o Cartão SUS, mas este deverá ser pedido pelo seu responsável.

Inclusive, é preciso que esse responsável leve o seu documento de identidade (pode ser carteira de motorista, RG, documento de órgão de classe, passaporte, etc.).

Se o menor de idade não tiver comprovante de residência, o documento pode estar em nome do responsável.


Como fazer o Cartão SUS Digital

Após fazer o cartão SUS em um posto de saúde, o cidadão já fica apto a consultar o Cartão SUS Digital pelo celular. O acesso é feito através do aplicativo ConecteSUS, disponível para Android e para iOs.

Veja o passo a passo para ter acesso ao cartão através do aplicativo:

1. Clique na opção “Mais” localizada no menu na parte inferior da tela.

2. Em seguida, clique no botão “Acessar agora” para ter acesso ao serviços do SUS;

3. Para prosseguir, informe os dados de acesso;

4. A exemplo do site, os dados do portador do cartão devem ser exibidos na tela principal;consulta cartão sus aplicativo

Se isso não acontecer principal, localize no menu à opção “Meus dados”. Após clicar nela, serão exibidos as informações do portador do cartão:

consulta cartão sus app


Cartão SUS com dois números

Ao fazer a consulta, é possível que o cidadão tenha dois números do cartão associados ao seu cadastro. Isso acontece porque a numeração dos cartões se baseia no grau de qualidade dos cadastros. Os cartões iniciados com o numeral 7 são os que tem o melhor grau de qualidade.

Provavelmente, ao complementar as informações de seu cadastro, foi gerado uma nova numeração iniciada com 7, que passou a ser seu Cartão Principal. Ao se cadastrar no Conecte SUS Cidadão, o site selecionou o cartão com maior grau de qualidade (o aplicativo não gera novas numerações, utiliza as que já existem no sistema).


Como tirar a 2ª via do Cartão SUS

O app Conecte SUS Cidadão pode ser usado para substituir o cartão impresso. Inclusive recomenda-se utilizar o aplicativo em vez do Cartão Físico.

Se mesmo assim você quiser receber o cartão impresso, o SUS informa que para a segurança dos próprios usuários, a impressão da 2ª via do Cartão SUS do cartão, atualmente, somente está sendo realizada presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde. Compareça a um Estabelecimento de Saúde ou Posto de Saúde para realizar a impressão.

Chegando ao local, peça informações para emitir a segunda via do cartão. Você vai precisar apresentar o seu RG e CPF no atendimento. Alguns postos realizam a impressão da 2ª via na mesma hora. Caso não seja possível imprimir, você receberá o cartão impresso em uma data posterior.


O que o Cartão SUS Digital informa ao cidadão?

Além de os médicos usarem o cartão do Sistema Único de Saúde para saber detalhes sobre os pacientes, estes também podem usar o app Meu DigiSUS para conferir:

  • Lista de vacinas que estão liberadas nos postos de saúde;
  • Medicamentos que fazem parte do Aqui Tem Farmácia Popular e qualquer um que for adicionado;
  • Quem está na fila de um transplante pode usar o aplicativo para saber a sua movimentação nessa fila;
  • Consultar o histórico de procedimentos: pode ser desde uma internação e os medicamentos ministrados nela até a consulta com um especialista. Tudo o que diz respeito ao atendimento desse paciente pode ser visto por ele próprio usando o app;
  • No caso de o procedimento ou a consulta agendada não acontecer por qualquer razão, o indivíduo poderá reportar isso ao Ministério da Saúde. Dessa maneira, o aplicativo Meu DigiSUS também funciona como um canal direto de comunicação;
  • Pode-se ver todos os hospitais do SUS que estão nas proximidades.

Atendimento no SUS

Vale lembrar que a apresentação do Cartão SUS (físico ou digital) é importante no momento do atendimento, mas não impede que o cidadão receba a assistência necessária.

Em caso de dúvidas na utilização do aplicativo, ligue 136 (opção 8).

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.