Como fazer exame de urina pelo SUS

Confira as orientações e saiba como proceder para fazer o exame de urina pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza muitos tipos de exames e em qualquer paciente.

Porém, um dos mais corriqueiros é o exame de urina: juntamente com a análise de sangue, ele é muito solicitado pelos médicos clínico gerais e por especialistas.

Normalmente, não é solicitado jejum: apenas que o paciente beba alta quantidade de água.

Outra recomendação possível é que se colha a primeira urina do dia, uma vez que ela pode estar mais concentrada e com mais variedade de substâncias.

Entenda já como fazer o exame de urina pelo SUS.


Quando os médicos do SUS costumam solicitar o exame de urina?

Em grande parte das vezes, os médicos o solicitam porque o paciente reclama de dores abdominais e de ardência para urinar; como esses sintomas tendem a significar infecção do trato urinário, o clínico geral pede a avaliação da urina para confirmar se há bactérias.

É possível também que o médico peça o exame de urina para detectar se o paciente consumiu alguma droga e até nos testes de gravidez.

Muitas mulheres estão acostumadas a fazer o Beta HCG usando coleta de sangue, mas também se pode ter detalhamento sobre a gestação analisando a urina da paciente.

Em casos nos quais o indivíduo está inconsciente ou não tem condições de se expressar, mas apresenta febre, é muito comum que se opte por vários exames e que a coleta de urina esteja dentre eles.

Como fazer exame de urina pelo SUS


Como fazer exame de urina pelo SUS

Pacientes que chegam à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ao hospital pra ser atendidos na emergência ou urgência não precisam de nenhuma documentação especial.

Uma vez que o clínico geral determina que se deve fazer o exame de urina, ele indicará a qual departamento se deve entregar o pedido e, no mesmo dia, o cidadão recolhe a urina.

Normalmente, pode demorar entre três e quatro horas até o resultado e, então, o paciente retorna ao consultório.

Se a pessoa foi examinada por um médico especialista e ele decidiu incluir o exame de urina dentre os solicitados, deve-se ir até o posto de saúde para questionar onde se faz a marcação.

Dependendo de qual seja o hospital, a própria recepção pode informar à pessoa e até agendar a coleta da urina.

Cabe deixar claro que nenhum cidadão consegue fazer o exame de urina sem ser avaliado antes por um médico e este determinar a sua necessidade.

Até mesmo quando se trata de uma confirmação de gravidez é necessário se consultar com o clínico geral da UBS ou do hospital.


Cartão SUS para fazer exame de urina

Um detalhe muito importante é que somente quem tem o Cartão do SUS pode agendar exame de urina.

Para tê-lo, é preciso procurar o posto de saúde com os documentos abaixo:

  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atual;
  • Documento de identidade com foto

Para menores de idade, quem deve pedir o Cartão SUS é o responsável legal, indicando-se levar a criança ou adolescente junto.


Quais são as doenças que o médico identifica pelo exame de urina?

Diversas substâncias e nutrientes do organismo estão presentes na urina e, com isso, ela é muito valiosa para fechar diagnósticos médicos.

Dentre as doenças que são indicadas nesse exame, está:

Pedra nos rins: o sintoma principal é a dor aguda na região mais baixa das costas, assim como dor no abdômen.

O exame de urina indicará se há formação de cristais (que são os cálculos ou as pedras), sem contar que pacientes com essa condição podem ter seu xixi com coloração rosada ou avermelhada.

Câncer de bexiga: como qualquer outro órgão, a bexiga também pode desenvolver tumores e um indicativo é a urina de cor vermelha.

É fundamental que o paciente que nota essa cor em seu xixi marque consulta com um urologista.

Infecção urinária: como falado, esse quadro infeccioso causa ardência ao urinar e dor no abdômen.

Porém, a cor da urina também pode “denunciar” a doença, já que ela costuma ficar mais branca em vez de transparente, como é o xixi saudável.

Desidratação: essa é a condição na qual o corpo humano não tem água suficiente e não acontece apenas em desertos ou locais extremos.

Na realidade, qualquer indivíduo que não tome água corretamente por longos períodos pode desenvolver a desidratação, quadro que pode até matar. Nesses casos, além da sede intensa, o paciente pode ter urina mais alaranjada.

Doenças hepáticas: não é apenas a bexiga que faz com que a urina mude de cor em caso de doença: o fígado também. Nesse caso, a sua cor é quase igual à da pessoa desidratada, mas acontece repetidamente.


Dicas para não prejudicar o resultado do exame de urina

  • Precisa-se aguardar a bexiga encher razoavelmente para que o pote de coleta também fique cheio;
  • Não tentar fazer higienização nas partes íntimas imediatamente antes do exame.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.