Como funciona o atendimento para gestante no SUS

Saiba os procedimentos para conseguir atendimento para gestante SUS

As mulheres grávidas de todo o país podem ser beneficiadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece um pré-natal completo, com os principais exames para detectar anormalidades no bebê ou na mãe.

Aprenda neste texto como funciona o atendimento para gestantes no SUS.


Toda gestante pode ser atendida no Sistema Único de Saúde?

Sim, qualquer mulher grávida pode fazer o seu pré-natal na rede pública de saúde, além de ser atendida em algum caso de emergência.

É importante dizer que até as cidadãs que têm um convênio médico podem escolher o acompanhamento dos centros especializados nas mulheres ou dos postos de saúde: aliás, isso é muito visto.

Apesar de os convênios médicos serem conhecidos por terem equipamentos de primeira linha e um atendimento mais organizado.

Porém, há unidades do SUS com infraestrutura de qualidade e até melhor que a dos hospitais privados.

Como funciona o atendimento para gestante no SUS


Regras do atendimento para gestante no SUS

As grávidas podem ser acompanhadas pelos obstetras do sistema público desde o começo da gestação ou a partir de qualquer mês.

Para isso, elas devem comparecer ao posto de saúde do seu bairro para fazer o Cartão do SUS, que deverá ser mostrado a cada vez que novas consultas ou exames forem marcados.

Muitas vezes, o acompanhamento do obstetra acontece no próprio posto de saúde, principalmente quando se trata de bairros de cidades grandes.

Entretanto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e vários hospitais oferecem consultas com essa especialidade.

Um dos exames que o SUS tem para o acompanhamento do feto é a ultrassonografia, que é feita em vários momentos da gravidez.

Além disso, também podem ser solicitados exames para acompanhar a saúde da mãe e conferir se ela tem alguma deficiência de nutrientes, por exemplo.

É fundamental que a gestante compareça a todas as consultas do pré-natal, haja visto que a procura por obstetras é bem grande.

Assim, não há garantias de que o próximo exame ou a consulta poderá ser feito naquele mês e, se não for possível, o pré-natal estará prejudicado.

Cabe dizer que o SUS também dá orientações a respeito de dieta da gestante, medicamentos e diversas outras coisas que são especialmente confusas para quem está na primeira gravidez.


Como fazer o Cartão do SUS?

O cartão do SUS é emitido, principalmente, nos hospitais e nos postos de saúde, completamente gratuito.

Para a emissão, a gestante precisa levar certidão de casamento ou de nascimento, CPF, comprovante de residência e documento de identidade.


Vacinas para gestante no SUS

As vacinas são ministradas a diversas pessoas, mas as gestantes fazem parte do grupo de mais atenção.

Dentre as vacinas fundamentais para elas e que são encontradas no SUS, está:

  • Vacina duplo adulto;
  • DTPA;
  • Hepatite B;

Exames para gestante no SUS

Já no campo dos exames, os obstetras costumam pedir vários e durante toda a gravidez; além dos rotineiros, o especialista também pode solicitar algum exame a mais se acreditar que a gestante ou o bebê apresentam algum sintoma incomum.

Os exames possíveis para as grávidas no SUS são:

  • Tipagem sanguínea;
  • Toxoplasmose;
  • Hemograma;
  • Glicemia;
  • Urinálise;
  • Exame preventivo de colo de útero;
  • Teste oral de tolerância à lactose;
  • Teste rápido para HIV;
  • USG Obstétrica;
  • Sífilis;
  • Coombs indireto e alguns outros.

Atendimento de emergência para gestante no SUS

As mulheres grávidas que apresentam mal-estar súbito podem ir a qualquer pronto-socorro, lembrando de levar o seu Cartão do SUS para que os médicos acompanhem com mais eficiência o estágio da sua gravidez e os últimos resultados dos seus exames.

Algumas situações nas quais a gestante deve procurar atendimento imediato são:

  • Sangramentos;
  • Quando o bebê deixa de se movimentar por muitas horas;
  • Dores anormais na barriga;
  • Febre;
  • Dor de estômago;
  • Falta de ar excessiva (ela é comum no último trimestre devido à compressão provocada pela barriga, mas se for em excesso pode indicar algum problema);
  • Dor de cabeça muito forte

Escolha do hospital no pré-natal SUS

Durante o pré-natal, o Sistema Único de Saúde determina em qual hospital a mulher dará à luz; em certos casos, é indicado o agendamento de cesárea por causa da alta probabilidade de complicações para o bebê e para a gestante.

Nem sempre o hospital onde o parto está programado é o mesmo no qual o atendimento pré-natal aconteceu.

Além disso, é claro que a gestante pode ser atendida em outro local: é o caso, por exemplo, de ela entrar em trabalho de parto mais cedo do que o esperado.

Como funciona o atendimento para gestante no SUS


Qual é o procedimento do SUS em caso de aborto?

Diversas mulheres sofrem abortos espontâneos todos os dias, inclusive dentre as atendidas pelo Sistema Único de Saúde.

Nesse caso, o hospital faz a curetagem do feto, se for necessário, e todos os exames para comprovar que a mulher não apresenta nenhuma complicação.

É oferecido acompanhamento ginecológico para investigar a razão do aborto espontâneo e até consultas psicológicas para que a mulher lide com a morte do seu bebê.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.