Como funciona o Cartão SUS Digital

Ainda não tem o Cartão SUS Digital? Pois fique sabendo então que está mais do que na hora de fazer o seu.

Na verdade, esse cartão já é usado há bastante tempo pelas pessoas que contam única e exclusivamente com o Sistema Único de Saúde para qualquer questão relacionada à saúde.

Mas, mesmo que você conte com um plano de saúde não deixe de fazer o cartão SUS, uma vez que ele pode ser muito importante na hora de uma emergência, por exemplo.

Esse cartão é capaz de facilitar o atendimento e agilizar o processo de marcação de consultas e de exames.

Além disso, ele também possibilita de uma forma muito mais ágil a consulta de inúmeras informações de um determinado paciente que já possui todo um histórico no SUS. Ou seja, é algo realmente muito importante.

Mas, como será que funciona o cartão SUS digital? Será que é difícil de conseguir um? Continue acompanhando este artigo para saber essas e outras informações sobre esse assunto que está sendo tão discutido atualmente.


O que é o cartão SUS Digital?

Antes de qualquer coisa é válido ressaltar que o cartão SUS digital foi criado no ano de 2015.

Desde então, todos os pacientes são capazes de conseguir informações a respeito do seu estado de saúde por meio de um aplicativo.

Dá para saber o histórico de pressão máxima e mínima, as taxas de glicemia e outras informações importantes.

Dessa forma, esse cartão acabou fazendo com que seja mais fácil e mais prático acessar essas informações sobre o histórico de saúde de cada paciente.

Temos que ter em mente que hoje em dia o acesso à informação está cada vez mais facilitado, não é mesmo? E isso com certeza não poderia ser diferente para a área da saúde.

Conseguir ter acesso ao seu real estado de saúde por meio de um aplicativo é um avanço muito válido.

Como funciona o Cartão SUS Digital


Cartão SUS Digital para facilitar o atendimento

Além de tudo isso, o cartão SUS também foi desenvolvido com o objetivo de tornar a utilização do Sistema Único de Saúde mais fácil por parte dos pacientes.

Isso porque esse cartão identifica cada pessoa por meio de uma numeração e, consequentemente, acaba tornando mais fácil o atendimento em postos de saúde, em UPAs e em hospitais do SUS.

Portanto, o número do cartão SUS é como se fosse realmente a identidade de cada paciente perante o SUS. Todos os atendimentos que são realizados no Sistema Único de Saúde são vinculados e registrados nesse número.

Sendo assim, é possível que o médico consiga ver o histórico de saúde do paciente de uma forma muito mais prática.

Ao utilizar o cartão SUS durante uma consulta ou uma emergência, por exemplo, todas as informações importantes serão registradas no seu histórico e, com isso, você poderá acessá-las a qualquer momento futuramente.

É por isso que além de tornar o processo mais ágil nas unidades de saúde do SUS, o cartão também possibilita que o médico ou o profissional de saúde em questão consiga ter acesso a todo o histórico de saúde de cada paciente, a fim de atender com ainda mais eficiência e qualidade.


Como fazer o cartão SUS

Todos os brasileiros, de nascença ou naturalizados, podem fazer o cartão SUS Digital – isso é algo muito importante de se ter em mente.

Sendo assim, conforme já mencionado antes, mesmo que você possa contar com um plano de saúde, o mais recomendado é fazer o cartão e deixar guardado. Ninguém sabe quando vai precisar realmente dele, não é mesmo?

Levando tudo isso em consideração, é importante saber que, antes de ter acesso ao Cartão SUS Digital, primeiramente você precisa ter um cartão registrado em seu nome. Ou seja, você precisa emitir o Cartão SUS convencional.

Para fazer o cartão, é necessário ir a alguma central de atendimento do SUS e levar os seguintes documentos: CPF, certidão de nascimento ou de casamento, RG e comprovante de residência.

Depois de fazer a solicitação, basta esperar o prazo de envio. Mas o importante é que você já terá o número do cartão para ser atendido na rede SUS.


Como fazer o cartão SUS Digital

Após fazer o cartão SUS em um posto de saúde, o cidadão já pode consultar o Cartão SUS Digital pelo celular. O acesso é feito através do aplicativo ConecteSUS, disponível para Android e para iOs.

Veja o passo a passo para ter acesso ao cartão através do aplicativo:

1. Clique na opção “Mais” localizada no menu na parte inferior da tela.

2. Em seguida, clique no botão “Acessar agora” para ter acesso ao serviços do SUS;

3. Para prosseguir, informe os dados de acesso;

4. A exemplo do site, os dados do portador do cartão devem ser exibidos na tela principal;consulta cartão sus aplicativo

Se isso não acontecer principal, localize no menu à opção “Meus dados”. Após clicar nela, serão exibidos as informações do portador do cartão:

consulta cartão sus app


Cartão SUS com dois números

Ao fazer a consulta, é possível que o cidadão tenha dois números do cartão associados ao seu cadastro. Isso acontece porque a numeração dos cartões se baseia no grau de qualidade dos cadastros. Os cartões iniciados com o numeral 7 são os que tem o melhor grau de qualidade.

Provavelmente, ao complementar as informações de seu cadastro, foi gerado uma nova numeração iniciada com 7, que passou a ser seu Cartão Principal. Ao se cadastrar no Conecte SUS Cidadão, o site selecionou o cartão com maior grau de qualidade (o aplicativo não gera novas numerações, utiliza as que já existem no sistema).


Como tirar a 2ª via do Cartão SUS

O app Conecte SUS Cidadão pode ser usado para substituir o cartão impresso. Inclusive recomenda-se utilizar o aplicativo em vez do Cartão Físico.

Se mesmo assim você quiser receber o cartão impresso, o SUS informa que para a segurança dos próprios usuários, a impressão da 2ª via do Cartão SUS do cartão, atualmente, somente está sendo realizada presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde. Compareça a um Estabelecimento de Saúde ou Posto de Saúde para realizar a impressão.

Chegando ao local, peça informações para emitir a segunda via do cartão. Você vai precisar apresentar o seu RG e CPF no atendimento. Alguns postos realizam a impressão da 2ª via na mesma hora. Caso não seja possível imprimir, você receberá o cartão impresso em uma data posterior.


Faça o seu cartão Sus Digital

Pronto, ao fazer tudo isso você já terá acesso ao seu cartão SUS digital. Tudo é realmente bastante simples, não é mesmo?

Somente não se esqueça de solicitar o cartão mesmo se você tiver um plano de saúde. Em casos de emergência, por exemplo, ter o cartão pode facilitar muitos processos.

Por isso, não fique adiando e separe um tempo o quanto antes para já solicitar o cartão SUS.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.