Como funciona o Cartão SUS Digital

Ainda não tem o Cartão SUS Digital? Pois fique sabendo então que está mais do que na hora de fazer o seu.

Na verdade, esse cartão já é usado há bastante tempo pelas pessoas que contam única e exclusivamente com o Sistema Único de Saúde para qualquer questão relacionada à saúde.

Mas, mesmo que você conte com um plano de saúde não deixe de fazer o cartão SUS, uma vez que ele pode ser muito importante na hora de uma emergência, por exemplo.

Esse cartão é capaz de facilitar o atendimento e agilizar o processo de marcação de consultas e de exames.

Além disso, ele também possibilita de uma forma muito mais ágil a consulta de inúmeras informações de um determinado paciente que já possui todo um histórico no SUS. Ou seja, é algo realmente muito importante.

Mas, como será que funciona o cartão SUS digital? Será que é difícil de conseguir um? Continue acompanhando este artigo para saber essas e outras informações sobre esse assunto que está sendo tão discutido atualmente.


O que o cartão SUS Digital?

Antes de qualquer coisa é válido ressaltar que o cartão SUS digital foi criado no ano de 2015.

Desde então, todos os pacientes são capazes de conseguir informações a respeito do seu estado de saúde por meio de um aplicativo.

Dá para saber o histórico de pressão máxima e mínima, as taxas de glicemia e outras informações importantes.

Dessa forma, esse cartão acabou fazendo com que seja mais fácil e mais prático acessar essas informações sobre o histórico de saúde de cada paciente.

Temos que ter em mente que hoje em dia o acesso à informação está cada vez mais facilitado, não é mesmo? E isso com certeza não poderia ser diferente para a área da saúde.

Conseguir ter acesso ao seu real estado de saúde por meio de um aplicativo é um avanço muito válido.

Como funciona o Cartão SUS Digital


Cartão SUS Digital para facilitar o atendimento

Além de tudo isso, o cartão SUS também foi desenvolvido com o objetivo de tornar a utilização do Sistema Único de Saúde mais fácil por parte dos pacientes.

Isso porque esse cartão identifica cada pessoa por meio de uma numeração e, consequentemente, acaba tornando mais fácil o atendimento em postos de saúde, em UPAs e em hospitais do SUS.

Portanto, o número do cartão SUS é como se fosse realmente a identidade de cada paciente perante o SUS. Todos os atendimentos que são realizados no Sistema Único de Saúde são vinculados e registrados nesse número.

Sendo assim, é possível que o médico consiga ver o histórico de saúde do paciente de uma forma muito mais prática.

Ao utilizar o cartão SUS durante uma consulta ou uma emergência, por exemplo, todas as informações importantes serão registradas no seu histórico e, com isso, você poderá acessá-las a qualquer momento futuramente.

É por isso que além de tornar o processo mais ágil nas unidades de saúde do SUS, o cartão também possibilita que o médico ou o profissional de saúde em questão consiga ter acesso a todo o histórico de saúde de cada paciente, a fim de atender com ainda mais eficiência e qualidade.


Como fazer o cartão SUS Digital?

Todos os brasileiros, de nascença ou naturalizados, podem fazer o cartão SUS Digital, isso é algo muito importante de se ter em mente.

Sendo assim, conforme já mencionado antes, mesmo que você possa contar com um plano de saúde, o mais recomendado é fazer o cartão e deixar guardado. Ninguém sabe quando vai precisar realmente dele, não é mesmo?

Levando tudo isso em consideração, para fazer esse cartão é necessário ir a alguma central de atendimento do SUS e levar os seguintes documentos: CPF, certidão de nascimento ou de casamento, RG e comprovante de residência.

Pronto, feito isso é só explicar para o atendente o que você deseja, fazer a solicitação e esperar o prazo de envio.

É importante mencionar que você receberá um cartão provisório até que o oficial realmente fique pronto, certo? Caso prefira, todo esse processo pode ser iniciado de forma online por meio do Portal do Cidadão.

Faça o preenchimento dos campos necessários, imprima o protocolo e entregue ele junto com os demais documentos em alguma central de atendimento do SUS.

Também é possível, como já mencionado antes, fazer o cartão SUS digital, o qual é acessado por meio de um aplicativo. Para isso, veja a seguir o que precisa ser feito.


Como fazer o download do aplicativo cartão SUS Digital?

Para ter acesso ao cartão SUS digital é necessário fazer o download do aplicativo em qualquer dispositivo móvel.

O aplicativo se chama “Cartão SUS Digital”, e é capaz de facilitar e muito a vida de quem precisa usar sempre a rede pública de saúde.

Ao longo deste artigo já foram mencionados todos os benefícios deste cartão, certo? Sendo assim, agora é hora de entender como conseguir um cartão SUS digital.

O primeiro passo é entrar no Portal de Saúde do Cidadão. Feito isso, olhe para o canto direito da página e preencha um cadastro básico de acesso.

Para isso, será necessário colocar o número do cartão do SUS e a sua senha e clicar em “acessar”.

Tudo é realmente muito simples e fácil. Apenas é necessário saber que para ter acesso ao cartão SUS digital é necessário já ter o cartão do SUS ou pelo menos o número dele, certo?

Afinal de contas, para acessar o digital será preciso colocar o número do cartão, como foi explicado logo acima.

Lembre-se de que esse cartão será a sua identidade para a rede pública de saúde, por isso ele é tão importante.

Como funciona o Cartão SUS Digital


Faça o seu cartão Sus Digital

Pronto, ao fazer tudo isso você já terá acesso ao seu cartão SUS digital. Tudo é realmente bastante simples, não é mesmo?

Somente não se esqueça de solicitar o cartão mesmo se você tiver um plano de saúde. Em casos de emergência, por exemplo, ter o cartão pode facilitar muitos processos.

Por isso, não fique adiando e separe um tempo o quanto antes para já solicitar o cartão SUS.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.