Como funciona o teste de gravidez pelo SUS

Neste artigo nós apresentamos as principais orientações sobre o teste de gravidez SUS; confira as regras e saiba como proceder se o exame acusar gestação

Muitas mulheres desejam confirmar o resultado de um teste de gravidez de farmácia com um exame especializado, de sangue.

Ele é conhecido como Beta HCG e é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS): normalmente, ele fica pronto em poucas horas.

A importância desse exame é bem alta: primeiramente, porque os testes de farmácia têm a possibilidade de apresentar o falso negativo, que é quando a mulher está grávida, mas a sua contagem hormonal ainda não é suficiente para ser detectada pelo exame.

Nesses casos, o Beta HCG traz uma precisão muito maior e seus casos de erro são quase nulos.

Entenda como funciona esse teste de gravidez pelo SUS e como fazê-lo.


Como é feito o teste de gravidez?

Esse exame utiliza uma pequena amostragem de sangue e não é preciso que a mulher esteja em jejum para realizá-lo.

Uma vez recolhido esse sangue, o laboratório avaliará quanto de hormônio HCG é encontrado: normalmente, a mulher produz esse hormônio apenas na gravidez.

Importa dizer, de acordo com a quantidade de hormônio presente no sangue, é possível ao médico até mesmo fazer uma previsão de quanto tempo há de gestação.

Porém, é claro que esse tempo gestacional só poderá ser confirmado com certeza por uma ultrassonografia.

Assim como existe o falso negativo (mais comum no exame de urina), também pode haver o falso positivo: isso ocorre quando a mulher possui algum problema de saúde trofoblástico, já que isso faz com que o corpo produza HCG como se houvesse uma gravidez.

Como funciona o teste de gravidez pelo SUS


Como funciona o teste de gravidez pelo SUS

Esse exame é um dos mais corriqueiros e, por isso, não costuma haver muita complicação para que seja feito.

É necessário que a mulher procure um pronto socorro e especifique ao médico que está enjoada (ou qualquer outro sintoma) e que desconfia que possa estar grávida.

O médico preparará uma guia para que essa paciente faça o beta HCG; em alguns hospitais, inclusive, há laboratório próprio. Em outros, a pessoa pode precisar se deslocar para outro centro de atendimento médico.

A cidadã pode optar por fazer uma consulta ao ginecologista também: nesse caso, pode demorar um pouco mais para conseguir essa consulta e, consequentemente, para ter a plena confirmação da gravidez.

Para o agendamento de ginecologista, é necessário ir ao posto de saúde mais próximo e levar o Cartão do SUS e o documento de identificação com foto.

Ainda falando sobre o posto de saúde, vale a pena que a mulher tente fazer o beta HCG por lá.

Normalmente, a Unidade Básica de Saúde (UBS) é bem mais vazia que o pronto socorro da região e é possível que seja disponibilizado algum teste rápido, semelhante ao teste rápido de HIV que essas unidades oferecem.


Como fazer o Cartão do SUS?

O Cartão do SUS serve para identificar o paciente e deve ser emitido antes de agendamento de consultas. Sendo assim, a mulher que quiser se consultar com um ginecologista para pedir o teste de gravidez deverá ter esse cartão.

Ele é de graça e reúne dados diversos do paciente atendido, incluindo os tratamentos que ele fez nos outros hospitais, eventuais internações e muito mais.

A maior razão para que o Cartão do SUS seja feito é tornar o atendimento mais assertivo: o médico que atende a uma pessoa pode confrontar os seus sintomas atuais com os que ela já apresentou em crises anteriores, por exemplo.

Para a emissão do Cartão do SUS, a mulher precisa de:

  • Certidão de casamento ou de nascimento;
  • Documento de identidade com foto;
  • Comprovante de residência;
  • CPF

Esses documentos precisam ser mostrados na UBS mais próxima e também é possível obter o Cartão do SUS em alguns hospitais.

Como funciona o teste de gravidez pelo SUS


O que acontece quando o teste de gravidez do SUS dá positivo?

Uma vez que o teste de gravidez acusa uma gestação, o profissional de saúde encaminhará a mulher para o acompanhamento obstetrício.

O pré-natal em questão será feito nos hospitais públicos ou nas UBS que tenham obstetra disponível, lembrando que essas consultas no SUS são obrigatórias para quem é assistido pelo Bolsa Família.

No caso de a mulher ter convênio médico, mas de solicitar o teste de gravidez no hospital público, ela pode escolher entre fazer o pré-natal no SUS ou buscar atendimento no seu plano.

Cabe lembrar que nenhum hospital público pode negar o teste de gravidez porque a mulher tem um convênio médico: é possível que o hospital particular não esteja em condições de atender naquele momento ou que a mulher esteja passando muito mal e precise ser atendida logo.

Nesses casos, o SUS libera o exame de gravidez e toda a assistência imediata necessária.

Se o resultado for positivo e a mulher não teve relações sexuais ou está impedida fisicamente de ter filhos, o encaminhamento será para um ginecologista.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.