Como marcar consultas pelo SUS em Manaus

Veja o passo a passo necessário para marcar consultas SUS em Manaus

O Sistema Único de Saúde (SUS) responde por muitos dos tratamentos médicos em Manaus e é por isso que a sua agilidade precisou ser melhorada. A partir de 2018, os manauaras têm a possibilidade de fazer agendamento via sistema eletrônico ou até nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

É verdade que a marcação eletrônica já existe em outros lugares do país e até na própria capital amazonense.

O problema é que muitos dos cidadãos deixam de fazer agendamento dessa forma ou nem sabem que isso é possível: sendo assim, o aplicativo para marcação de consulta também está recebendo mais divulgação.


Como agendar consulta do SUS em Manaus pelo SISReg?

Para o agendamento virtual, os pacientes têm de acessar o SISReg: http://apps.semsa.manaus.am.gov.br/consultasisreg/index.php.

Será necessário indicar em qual lugar foi o atendimento que originou o pedido de exame ou o encaminhamento para especialista, além de colocar o nome inteiro do cidadão. Se a pessoa tiver um código de solicitação, pode utilizá-lo no SISReg também.

É interessante mencionar a marcação de consultas presencial, que também faz parte das mudanças feitas pela Secretaria de Saúde.

Todos os postos médicos de Manaus terão o Núcleo de Regulação Ambulatorial (NIRA) para marcar imediatamente o seu retorno ou a consulta com outro especialista indicado.

O funcionário responsável pelo NIRA recolherá dados de contato do paciente e o comunicará sobre o horário e o dia da consulta ou do exame.

Essa metodologia pretende evitar que os manauaras precisem se deslocar para vários hospitais em busca de especialistas ou de equipamentos para exames, o que é custoso para eles e prejudica o seu tratamento.

Deve-se fazer uma ressalva sobre o horário de atendimento do NIRA: mesmo que ele esteja instalado em um posto de emergência ou de urgência, só é possível fazer solicitação de consultas e exames até as 19h.

Se a pessoa precisou de pronto atendimento depois desse horário e o médico indicou um especialista ou exame, basta ela retornar no dia seguinte e procurar pelo NIRA.

É importante que haja uma hora para que o sistema pare de registrar novos pedidos justamente para que ele possa computar o total e organizar as marcações.

Como marcar consultas pelo SUS em Manaus


Como marcar exames pelo SUS em Manaus

Todas essas alterações servem não apenas para as consultas médicas, mas para os exames também. Sendo assim, o cidadão manauara que precisa de qualquer exame tem de contatar o NIRA e manter as suas informações atualizadas para que o serviço possa confirmar horário e dia.

Muitas pessoas desconhecem todos os exames que podem marcar pelo Sistema Único de Saúde de Manaus. Há exames básicos, como de fezes, testes de gravidez, creatinina e hemograma, dentre outros. Muitos cidadãos fazem os exames de imagem, como sialografia, radiografia, ultrassonografia e mais.

Para pessoas que estão sob suspeita de câncer, o SUS de Manaus oferece três formas distintas de biópsia. Uma delas é a excisional, que serve para que um tumor seja completamente retirado; há ainda a biópsia incisional, que utiliza endoscópios. O terceiro tipo combina exame de congelação com aspiração, que é feita com uma agulha fina.


App para marcação de consulta no SUS em Manaus

O link http://apps.semsa.manaus.am.gov.br/consultasisreg/index.php também é usado para saber se a consulta ou o exame pedido já tem algum dia para agendamento. Os manauaras podem usá-lo de maneira gratuita para qualquer especialidade, além de ele abarcar todos os postos médicos da cidade.

Ele foi disponibilizado à população em março de 2018 e funciona em qualquer sistema operacional ou navegador. É claro que facilitar a informação por parte dos cidadãos é um dos primeiros objetivos, mas a Secretaria de Saúde também deseja que haja menos faltas quando uma consulta ou exame é marcado.

Com o sistema antigo, no qual a pessoa precisava ir a vários postos médicos para entregar pedidos ou fazer marcações, era comum que as datas de consultas e exames fossem perdidas. Desse modo, nem o cidadão que agendou era atendido e nem os outros.

Como marcar consultas pelo SUS em Manaus


Marcar consulta no SUS em Manaus por SMS

Outra forma de a Secretaria de Saúde de Manaus otimizar a marcação de consultas e exames é pelo SMS. Até 2015, eram enviadas mensagens aos pacientes confirmando os seus próximos agendamentos, evitando que eles se esquecessem. Esse método foi abandonado, mas a capital vai retomar o envio de mensagens aos cadastrados no SUS.

Entretanto, os pacientes que trocam de número de celular precisam fazer a atualização. Se não souberem onde a fazer, é recomendado ir ao posto médico mais próximo, de preferência ao NIRA, e solicitar orientação. Ressalta-se que o serviço de SMS do SUS Manaus é de graça.

Quem tiver problemas com o atendimento médico, não conseguindo solucioná-los na UBS ou no NIRA, podem ir à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Ela fica aberta entre as 8h e as 18h e está instalada na Avenida Mario Ypiranga, no número 1.695, no bairro Adrianópolis. O contato telefônico da SEMSA é (92) 3236 8092.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.