Como retirar remédios gratuitos no SUS

O Sistema Único de Saúde é o meio de acesso ao atendimento médico para que não faz parte de um convênio. O atendimento, nesse caso, é gratuito e pode ser feito por meio dos postos de saúde mais próximos de você.

Esse é um atendimento do Governo Federal, que instituiu sistemas de saúde públicos para toda a população. A existência do SUS também dá aos pacientes de baixa renda uma oportunidade de tratamento.

Você pode conseguir remédios gratuitos por esse sistema se eles fizerem parte do tratamento. Afinal, nem todos possuem condições para comprar remédios, que podem ser itens caros.

Geralmente, os medicamentos gratuitos tratam problemas crônicos. Porém, eles podem ser usados para doenças pontuais também.


Quem pode retirar remédios gratuitos?

Como retirar remédios gratuitos no SUS

Para retirar um remédio gratuito no SUS, você deve passar por uma consulta com um profissional qualificado. Não há como retirar remédios sem uma receita válida pelo sistema, mesmo que seja um remédio não controlado.

Depois da sua consulta, você só precisa apresentar a receita em um posto de saúde de sua cidade para a retirada. Entretanto, tome cuidado, pois cada município possui uma lista de remédios fornecidos.

Você deve conferir se o posto mais próximo de você está dando o remédio que você precisa. Em caso de falta do remédio, é necessário comparecer ao local mais próximo de fornecimento.

Lembre-se de que todos podem retirar o remédio. O benefício é garantido à população geral do país.


Tipos de remédios gratuitos fornecidos

Como já havíamos falado, você deve checar os remédios da sua região. Muitas regiões não fornecem um tipo específico de remédio por diversos motivos, como a falta de demanda.

Em termos gerais, o SUS oferece remédios como analgésicos, remédios para hipertensão, remédios para problemas cardíacos, remédios para hipo e hipertireoidismo, antibióticos, coquetéis de diabetes e contraceptivos.

Ao comparecer a uma unidade de saúde, você pode entrar em contato com a lista de remédios oferecidos. Ela é atualizada a cada dois anos e inclui mais de 800 remédios atualmente. Basta conferir se o remédio que você precisa está ali.


Passo a passo da retirada dos remédios gratuitos

Para que você possa retirar os seus remédios com mais facilidade, montamos um passo a passo. Assim, você não se perde no meio de todos os processos. Fique atento e tire todas as suas dúvidas.

  1. Pegue uma receita completa com o médico de sua escolha. Se você achar necessário, pode pedir uma comprovação ou assinatura extra. Porém, geralmente, apenas uma receita é ideal para poder retirar o remédio. Lembre-se de que você pode até passar em um médico particular, e optar por retirar o remédio no SUS. Qualquer receita é válida.
  2. Verifique se o seu remédio está na lista de medicamentos fornecidos pelo SUS. Essa lista pode variar de acordo com o município, uma vez que as demandas de cada local são diferentes. Você pode conferir a lista no posto de saúde, chamado de Unidade Básica de Saúde, ou UBS.
  3. Se o remédio não estiver disponível, você pode solicitar um remédio parecido. Entretanto, você terá que voltar ao médio para que ele possa te dar outra receita. Não é possível fazer a troca na hora, dentro da farmácia.
  4. Se o seu remédio estiver disponível, você poderá se encaminhar à farmácia que oferece remédios gratuitos pelo SUS. Essa farmácia fica dentro da UBS para a retirada de medicamentos já no local. Apresente a receita do seu médico e retire o remédio necessário.

Viu como é simples fazer a retirada? Não deixe de aproveitar esse benefício exclusivo do nosso sistema gratuito de saúde.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.