Como imprimir o Cartão SUS pela internet

Você sabia que é possível consultar e imprimir o número do Cartão SUS pela internet?

Se você precisa fazer esse procedimento, a partir de agora nós vamos mostrar o passo-a-passo para você tirar o Cartão Nacional de Saúde diretamente na sua impressora. Siga as nossas orientações e acompanhe este texto até o final.

Imprimir o Cartão SUS pelo site: passo a passo

1. Acesse o Portal ConecteSUS;

2. No Mural de Atividades, clique no botão “Entrar”.

3. Nessa etapa será necessário informar o CPF e clicar em “Avançar”;

4. Em seguida, informe a senha do portal gov.br. Esse é portal do governo brasileiro que reúne todos os serviços públicos para o cidadão. Caso não lembre a senha, clique em “Esqueci minha senha” para fazer a recuperação. Caso ainda não tenha cadastro no gov.br, clique aqui e siga as instruções para fazer o registro;

5. Com o cadastro e a senha regularizados, faça o login no ConecteSUS;

6. Clique no ícone amarelo localizado no canto inferior direito da tela. Será exibido o cartão do SUS;

7. Em seguida, clique no ícone de seta localizado na parte direita da tela. Automaticamente o arquivo do cartão será salvo no seu computador;

8. Localize o arquivo no seu computador e abra o arquivo;

9. Clique com o botão direito do mouse sobre o a imagem do cartão e faça a impressão. =)

Imprimir Cartão SUS pelo aplicativo: passo a passo

Outra opção para imprimir o cartão SUS é através do aplicativo ConecteSUS Cidadão.  É possível baixar o app tanto para Android quanto para iOs.

Após fazer a instalação no smartphone, acesse a aplicação e siga o passo a passo:

1. Clique no ícone amarelo localizado na parte inferior direita da tela. Será exibido o Cartão Nacional de Saúde;

2. Em seguida, clique no ícone de seta localizado na parte superior direita da tela;

3. Salve o arquivo do cartão em seu aparelho;

4. Envie o arquivo do cartão para uma impressora e faça a impressão.

Cartão SUS com dois números

Ao fazer a consulta, é possível que o cidadão tenha dois números do cartão associados ao seu cadastro. Isso acontece porque a numeração dos cartões se baseia no grau de qualidade dos cadastros. Os cartões iniciados com o numeral 7 são os que tem o melhor grau de qualidade.

Provavelmente, ao complementar as informações de seu cadastro, foi gerado uma nova numeração iniciada com 7, que passou a ser seu Cartão Principal. Ao se cadastrar no Conecte SUS Cidadão, o site selecionou o cartão com maior grau de qualidade (o aplicativo não gera novas numerações, utiliza as que já existem no sistema).

Como tirar a 2ª via do Cartão SUS

O app Conecte SUS Cidadão pode ser usado para substituir o cartão impresso. Inclusive recomenda-se utilizar o aplicativo em vez do Cartão Físico.

Se mesmo assim você quiser receber o cartão impresso, o SUS informa que para a segurança dos próprios usuários, a impressão da 2ª via do Cartão SUS do cartão, atualmente, somente está sendo realizada presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde. Compareça a um Estabelecimento de Saúde ou Posto de Saúde para realizar a impressão.

Chegando ao local, peça informações para emitir a segunda via do cartão. Você vai precisar apresentar o seu RG e CPF no atendimento. Alguns postos realizam a impressão da 2ª via na mesma hora. Caso não seja possível imprimir, você receberá o cartão impresso em uma data posterior.

Utilidades do Cartão SUS

O Cartão SUS funciona como uma identidade do paciente no sistema público de saúde. Todos os atendimentos realizados em postos, hospitais e clínicas ficam registrados nele. Seu uso é de extrema importância para que os médicos tenham fácil acesso às seguintes informações:

  • Consultas agendadas.
  • Consultas realizadas.
  • Exames agendados.
  • Exames realizados.
  • Especialidades médicas em que o paciente foi atendido.
  • Histórico de medicamentos retirados pelo paciente na Farmácia Popular.

2 respostas para Como imprimir o Cartão SUS pela internet

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.