Como funciona DataSUS

Veja as principais funcionais e entenda como funciona o DataSUS

A informação é realmente muito importante para várias questões, não é mesmo? E pode ter certeza que isso não é diferente quando o assunto é saúde. Neste caso, ela é essencial para democratizar cada vez mais o acesso à saúde e, também, aprimorar a sua gestão.

Levando isso em consideração, o DataSUS foi criado em 2011 a fim de informatizar todas as atividades do Sistema Único de Saúde, mais conhecido como SUS.

Essa informatização, no entanto, precisa estar adequada às diretrizes tecnológicas corretas para que realmente seja possível descentralizar as atividades de saúde e, consequentemente, viabilizar o controle social a respeito de como os recursos disponíveis estão sendo utilizados.

Ou seja, o DataSUS, também conhecido como Departamento de Informática do SUS, foi criado realmente para cumprir com todos esses objetivos citados acima e hoje ele integra a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, conforme regulamenta o Decreto nº 7.530 de 2011, o qual legisla sobre a Estrutura Regimental do Ministério da Saúde.

Para saber mais sobre o assunto e entender melhor o que é e quais são as funções do DataSUS, continue a leitura deste artigo. Apenas não se esqueça de que você não precisa ser um profissional da saúde ou um pesquisador para fazer o uso dessa plataforma.


Mas, afinal, o que é o DataSUS?

Mesmo que já tenha sido explicado brevemente o que é o DataSUS na introdução do artigo, nunca é demais falar sobre esse sistema de informática do Sistema Único de Saúde.… Clique aqui para ler o artigo completo

Princípios e diretrizes do SUS

Neste post vamos explicar os princípios e diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde.

O princípio que trataremos no artigo é uma regra ou lei. Esse é o começo de todas as outras leis, algo que não pode ser quebrado.

O SUS tem 12 princípios fundamentais, e vamos explicar 5 deles:

  • Equidade
  • Universalidade
  • Integralidade
  • Descentralização
  • Controle Social


Equidade para o SUS

Equidade é um princípio que envolve solidariedade, generosidade e convivência entre diferentes pessoas.

Equidade não é o mesmo que igualdade, como a maioria das pessoas pensa. É mais do que isso.

Vamos dar um exemplo: imagine que você mora em um bairro, e nele há uma Unidade de Saúde que auxilia a todos.

Você apenas tem que ir lá e apresentar o Cartão do SUS para obter assistência de saúde.

Isso significa que todos têm os mesmos direitos de serem assistidos, certo?

Agora vamos imaginar que nessa vizinhança existe uma pessoa com mobilidade limitada, ou seja, não pode sair de casa.

Isso significa que essa pessoa não terá acesso ao SUS porque ele /ela não pode ir para a Unidade de Saúde, certo?

É neste momento que surge a equidade, ou seja, para essa pessoa ter os mesmos direitos que você, ele /ela pode precisar receber uma cadeira de rodas ou fazer ligações para casa.

Em outras palavras, equidade significa “diferente”, tratando pessoas diferentes para que elas tenham os mesmos direitos.

A equidade não está dando a alguns e deixando outros sem.

Todo mundo tem o direito, mas algumas pessoas podem precisar de mais apoio para garantir esses direitos do que outros.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como funciona o SUS

O SUS-Sistema Único de Saúde garante acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. Ele foi criado em 1988 pela Constituição Federal para ser o sistema público de saúde da população brasileira, que hoje em dia tem mais de 190 milhões de pessoas.

Apesar de ser estabelecido como um serviço aparentemente gratuito, os custos operacionais do SUS são financiados através de impostos e contribuições pagos pelos contribuintes.

Os tributos que injetam dinheiro no SUS vêm do Governo Federal, Estadual e Municipal, como o Imposto de Renda, o polêmico ICMS, IPVA, IPI-Exportação, IPTU, ITBI, ISS, dentre outros.

O SUS é considerado o maior sistema de saúde pública do mundo. Um grande número de países não tem um governo que se responsabiliza por dar assistência médica aos seus cidadãos como acontece no Brasil.

Quem pode usar

SUS

Todo cidadão brasileiro tem direito a usar o SUS, tendo ele ou não um plano de saúde particular. Caso alguma instituição negue atendimento em razão do paciente possuir uma assistência médica particular, o usuário deve reivindicar seus direitos imediatamente.

O direito ao SUS é universal, pois deve atender a todos sem distinções, sem cobrança alguma, sem levar em conta o poder aquisitivo da pessoa e sem considerar também se ela contribui ou não para a Previdência Social.

Princípios e Diretrizes do SUS

Existem 6 princípios que asseguram ao cidadão brasileiro o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde. São eles:

1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.… Clique aqui para ler o artigo completo