5 conteúdos mais cobrados no Concurso do SUS

Pela sua abrangência instituída em nível nacional, o SUS (Sistema Único de Saúde) é considerada uma das maiores redes de saúda pública do mundo. Aproximadamente 180 milhões de pessoas são beneficiadas pelos atendimentos realizados em hospitais, laboratórios e postos de saúde.

Colocando em prática o objetivo de prover atendimento integral, universal e gratuito para todo cidadão brasileiro, fica a cargo do SUS fornecer uma relação ampla e diversificada de serviços à população.

Do paciente que precisa de uma consulta no posto de saúde do bairro, passando pela realização de exames detalhados, chegando até o transplante de órgãos. Todas as atribuições envolvendo diagnóstico, prevenção de doenças e cura de enfermidades são promovidas pelas unidades de saúde vinculadas ao SUS.

Onde o SUS está presente?

Os atendimentos e serviços ligados ao SUS são realizados por inúmeras instituições em todo o Brasil. Veja quais são os tipos de hospitais e órgãos de saúde integrados ao sistema:

  • Hospitais públicos
  • Hospitais universitários
  • Postos de saúde
  • Laboratórios
  • Hemocentros (bancos de sangue)
  • Vigilância Sanitária
  • Vigilância Epidemiológica
  • Vigilância Ambiental
  • FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz
  • Instituto Vital Brazil

Veja também: Como fazer o pré-natal pelo SUS

Concursos do SUS

concurso-sus

Como toda e qualquer instituição pública, o SUS deve realizar concursos públicos para selecionar novos servidores. Os exames são voltados à área médica, para quem possui formação superior ou técnica, e também ao setor administrativo, para concorrentes com nível médio.

Na relação de Concursos do SUS, alguns certames apresentam abrangência nacional, enquanto outros são destinados a cidades específicas. Vale lembrar que as condições de cada prova devem ser observadas no edital oficial para total esclarecimento.

Materiais de estudo para Concurso SUS

Devido à grande demanda de pessoas interessadas em realizar os Concursos do SUS, inúmeros profissionais e instituições de ensino se dedicam a preparar materiais de apoio para estudos.

Como resultado deste esforço, os candidatos podem ter acesso a arquivos PDF, apostilas e e-books para esclarecer as principais dúvidas relacionadas aos Concursos do SUS.

Veja também: Como fazer o Cartão SUS

PDF Legislação do SUS

Um dos exemplos de conteúdo bem trabalhado para você estudar visando o concurso é o PDF de Legislação do SUS. Este material desenvolvido pela professora Gabriela Jacarandá disponibiliza explicações detalhadas dos principais assuntos que caem na prova. A saber:

1. Princípios do SUS

São os conceitos que falamos no início do texto, ou seja, fornecer acesso à saúde pública a todo cidadão brasileiro, independentemente de sexo, idade, cor, classe social, renda ou religião.

2. Lei 8.080 de 1990

Esta lei é conhecida como a “Lei Orgânica de Saúde”. Ela trata do dever do Estado em fornecer tratamento adequado aos cidadãos. “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.

3. Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990

Esta lei aborda a participação da comunidade em ações voltadas ao desenvolvimento da Saúde, como a atuação do Conselho de Saúde e a realização de Conferências de Saúde. Além disso, ela também engloba o financiamento do SUS.

4. Pacto pela Saúde de 2006

O Pacto pela Saúde foi estabelecido para acompanhar a evolução do SUS e estabelecer novos conceitos de organização para o sistema. Ele engloba duas Legislações importantes: o Pacto pela Vida, de 22 de fevereiro de 2006, e o Pacto de Gestão, de 30 de março de 2006.

5. Decreto 7.508 de 28 de junho de 2011

De 28 de junho de 2011, este Decreto corresponde à Legislação mais recente relacionada ao SUS. Ele atualiza os termos e renova as regras da Lei 8.080 de 1990.

Para ter acesso ao PDF para Concurso do SUS completo, clique aqui.

Você acabou de conferir informações relacionadas a Concursos do SUS. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seu amigo no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.