Como retirar remédios gratuitos no SUS

O Sistema Único de Saúde é o meio de acesso ao atendimento médico para que não faz parte de um convênio. O atendimento, nesse caso, é gratuito e pode ser feito por meio dos postos de saúde mais próximos de você.

Esse é um atendimento do Governo Federal, que instituiu sistemas de saúde públicos para toda a população. A existência do SUS também dá aos pacientes de baixa renda uma oportunidade de tratamento.

Você pode conseguir remédios gratuitos por esse sistema se eles fizerem parte do tratamento. Afinal, nem todos possuem condições para comprar remédios, que podem ser itens caros.

Geralmente, os medicamentos gratuitos tratam problemas crônicos. Porém, eles podem ser usados para doenças pontuais também.


Quem pode retirar remédios gratuitos?

Como retirar remédios gratuitos no SUS

Para retirar um remédio gratuito no SUS, você deve passar por uma consulta com um profissional qualificado. Não há como retirar remédios sem uma receita válida pelo sistema, mesmo que seja um remédio não controlado.

Depois da sua consulta, você só precisa apresentar a receita em um posto de saúde de sua cidade para a retirada. Entretanto, tome cuidado, pois cada município possui uma lista de remédios fornecidos.

Você deve conferir se o posto mais próximo de você está dando o remédio que você precisa. Em caso de falta do remédio, é necessário comparecer ao local mais próximo de fornecimento.

Lembre-se de que todos podem retirar o remédio. O benefício é garantido à população geral do país.


Tipos de remédios gratuitos fornecidos

Como já havíamos falado, você deve checar os remédios da sua região.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como funciona o Programa Aqui Tem Remédio

No ano de 2015, a Secretaria Municipal da Saúde do Estado de São Paulo lançou a ferramenta digital Aqui Tem Remédio. Similar ao Farmácia Popular, trata-se de um recurso desenvolvido para ajudar a população a localizar em quais unidades do serviço público municipal de saúde da cidade se encontram os remédios buscados.

Desde então, os usuários da rede de atenção básica e especialidades do SUS de São Paulo podem localizar com facilidade, informações precisas e rápidas sobre a disponibilidade e localização dos medicamentos.

A criação do programa também tem como objetivo atuar como um instrumento de auxílio aos profissionais farmacêuticos na prestação de serviço ao povo, podendo assim recomendar aos usuários onde localizar os remédios em outras unidades da rede.

Se você desconhece a ferramenta Aqui Tem Remédio, neste artigo nós trazemos um tutorial passo a passo de como consultar um medicamento tanto pelo site quanto pelo aplicativo, disponível para smartphones. Confira!


Como consultar os medicamentos pelo site Aqui Tem Remédio

1. Para fazer a consulta via desktop (navegador da internet), acesse o site do Aqui Tem Remédio, clicando neste link.

2. Assim que você for direcionado para o site, você verá um botão no menu “Pesquisa de Medicamentos”, logo no topo do site. Abaixo deste botão, haverá outro botão, “Endereço”. É neste segundo botão que você deverá clicar, para que possa escrever o nome da rua que você deseja consultar.

Você perceberá que, enquanto digita, o serviço do site já mostra algumas opções de preenchimento (endereços).… Clique aqui para ler o artigo completo