Veja como funcionam os procedimentos para fazer a carteirinha do SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem usuários em todo o país, já que oferece exames e consultas de maneira gratuita.
O responsável por arrecadar e por distribuir as verbas é o Ministério da Saúde e os hospitais da rede incluem os específicos para as mulheres, os centros apenas para o atendimento infantil, os hospitais destinados a determinadas doenças, etc.
Os brasileiros que tentam as consultas e os exames pelo Sistema Único de Saúde sabem que precisam de uma carteirinha, quase igual àquela que os convênios médicos solicitam.
Entenda como fazer a carteirinha do SUS e qual é sua utilidade.
Por que ter a carteirinha do SUS?
O cidadão que utilizar um hospital público apenas eventualmente não tem necessidade de emitir essa carteirinha: porém, as pessoas que não têm assistência particular e que dependem desse serviço para exames e consultas devem providenciar.
Essa carteirinha serve para que o usuário do sistema público de saúde seja identificado, inclusive quais foram os últimos atendimentos pelos quais ele passou.
Com isso, é mais fácil para os médicos ficarem informados sobre os procedimentos e diagnósticos dados pelos colegas.
Esse recurso é indispensável quando a pessoa não pode começar e terminar o seu tratamento em um único lugar: se ela precisar mudar-se de cidade ou até de Estado, os novos profissionais que acompanharem o seu tratamento saberão quais foram as impressões anteriores, as medicações escolhidas, os exames colhidos, etc.
Uma vez que a carteirinha dos SUS também precisa das informações pessoais do cidadão, o seu cadastro é uma forma de o Ministério da Saúde localizar essa pessoa, como em casos de órgão compatível parra transplante, desmarcação de consultas, etc.… Clique aqui para ler o artigo completo