Como funciona o Cartão SUS Digital

Ainda não tem o Cartão SUS Digital? Pois fique sabendo então que está mais do que na hora de fazer o seu.

Na verdade, esse cartão já é usado há bastante tempo pelas pessoas que contam única e exclusivamente com o Sistema Único de Saúde para qualquer questão relacionada à saúde.

Mas, mesmo que você conte com um plano de saúde não deixe de fazer o cartão SUS, uma vez que ele pode ser muito importante na hora de uma emergência, por exemplo.

Esse cartão é capaz de facilitar o atendimento e agilizar o processo de marcação de consultas e de exames.

Além disso, ele também possibilita de uma forma muito mais ágil a consulta de inúmeras informações de um determinado paciente que já possui todo um histórico no SUS. Ou seja, é algo realmente muito importante.

Mas, como será que funciona o cartão SUS digital? Será que é difícil de conseguir um? Continue acompanhando este artigo para saber essas e outras informações sobre esse assunto que está sendo tão discutido atualmente.


O que é o cartão SUS Digital?

Antes de qualquer coisa é válido ressaltar que o cartão SUS digital foi criado no ano de 2015.

Desde então, todos os pacientes são capazes de conseguir informações a respeito do seu estado de saúde por meio de um aplicativo.

Dá para saber o histórico de pressão máxima e mínima, as taxas de glicemia e outras informações importantes.

Dessa forma, esse cartão acabou fazendo com que seja mais fácil e mais prático acessar essas informações sobre o histórico de saúde de cada paciente.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como fazer o Cartão SUS digital

Neste artigo nós explicamos todos os procedimentos para fazer o Cartão SUS Digital

Grande parte das pessoas que procuraram por atendimento no Sistema Único de Saúde já foi questionada se tinha o Cartão SUS.

Apesar de nem sempre ele ser obrigatório, ele é necessário em caso de consultas com especialistas, exames e outros procedimentos mais complexos.

Além do Cartão SUS comum, os brasileiros podem emitir a versão eletrônica. Saiba já como fazer o Cartão SUS Digital, qual é a sua utilidade, o que fazer no caso de danos ou de perda e que tipo de serviços de saúde dá para agendar com ele.


Qual é a função do Cartão SUS Digital?

Em primeiro lugar, os cidadãos devem compreender qual é a utilidade do cartão SUS no geral: trata-se de uma forma de todos os dados do paciente serem mantidos atualizados e não somente os dados de contato ou informações pessoais, mas também os tratamentos ministrados.

A validade desse cartão é a mesma no país todo, ou seja, uma pessoa que iniciou determinado tratamento no Pará e se mudou para o Rio Grande do Sul pode ter a continuidade do acompanhamento sem qualquer prejuízo.

Os médicos da região Sul, por exemplo, poderão ver todos os procedimentos feitos na pessoa e os exames que ela realizou lá na região Norte.

Essa facilidade em compartilhar diagnósticos e informações faz com que seja mais difícil os médicos errarem no seu tratamento.

Todavia, é preciso que o cidadão apresente o Cartão SUS e, por ser em papel, muitos o perdem; foi por causa disso que o Ministério da Saúde criou o Cartão SUS Digital.… Clique aqui para ler o artigo completo