Confira todos os procedimentos necessários para agendar exames no SUS através do aplicativo Agenda Fácil
O agendamento de exames e de consultas é uma parte vital do sistema público de saúde e também uma das partes que mais oferecem dificuldades aos cidadãos.
São diversos os relatos de pessoas que precisam agendar determinado exame ou acompanhamento com uma especialidade e não conseguem fazê-lo, até mesmo por falta de tempo de ir até o hospital.
A Prefeitura de São Paulo trouxe uma solução para esses casos: é o aplicativo Agenda Fácil.
De graça e podendo ser instalado em vários dispositivos, ele serve para os pacientes acompanharem de forma mais rápida as consultas e exames que marcaram e para fazer novos agendamentos.
Como usar o app Agenda Fácil
Essa plataforma mostra aos pacientes paulistanos a fila de espera para cada procedimento e consulta; isso permite que as pessoas tenham informações certeiras com relação à sua perspectiva de consulta.
No caso de ainda haver muitas pessoas na fila de espera e pressa para o procedimento ou consulta, o indivíduo pode tomar outras providências emergenciais.
O usuário desse aplicativo consegue visualizar tudo o que agendou para si mesmo, o que é muito útil quando se está fazendo checkup.
Com o login, cada um vê exatamente em que lugar fará o exame ou consulta, quando ele será e todas as informações associadas a possíveis preparos, como não tomar água depois de determinado horário, ter abstinência de fumo e bebida, etc.
Quem utiliza o app Agenda Fácil consegue ver o seu Cartão do SUS também: se for preciso mostrar esse cartão em algum hospital ou UBS para ser atendido, basta abrir o app e exibir a tela com o cartão.
Como agendar exames pelo app Agenda Fácil
Depois que o paciente acessou a Apple Store ou a Google Play Store para baixar o app, ela tem que abri-lo e realizar um cadastro.
Em seguida:
- Clicar no símbolo de “Adição”, para fazer um agendamento novo de exame ou de consulta;
- O aplicativo apresentará as unidades médicas, os horários e os dias para o cidadão escolher;
- O nome do médico especialista também é apresentado e, se ele estiver disponível, os pacientes podem escolhê-lo.
É válido destacar que as pessoas que usam o app Agenda Fácil só conseguem fazer agendamento na rede de UBS da região em que mora.
Essa medida é tomada para que moradores de uma localidade não sejam beneficiados em atendimentos porque conseguem se conectar melhor à Internet e agendar mais rápido.
É possível fazer agendamento para outra pessoa no app Agenda Fácil?
Uma vez que o app é aberto no dispositivo, deve-se inserir uma senha e, por ela, só é possível fazer o agendamento para o titular. Sendo assim, não é possível fazer agendamentos para terceiros.
Uma solução, entretanto, é deslogar do app e deixar que outro usuário do SUS faça login e agende os seus próprios exames e consultas.
É preciso indicação do médico para agendar exames pelo app Agenda Fácil?
Esse aplicativo não funciona da mesma forma que os agendamentos de plano de saúde, por exemplo: neles, o paciente agenda a consulta com qualquer médico com o qual acredite precisar se consultar.
Já para usar o app Agenda Fácil, é obrigatório que esse indivíduo tenha se consultado com um médico da rede pública e que ele tenha dado o encaminhamento.
Por exemplo: uma pessoa que tem muita dor de cabeça não pode acessar o aplicativo e agendar diretamente um neurologista.
Primeiro, ela precisa ser atendida em um hospital ou posto de saúde e o clínico geral dar a ela o encaminhamento para a especialidade.
No caso de o neurologista desconfiar que se trata de um problema de coluna, ele será o responsável por dar o encaminhamento para o ortopedista.
Como agendar exames pelo app Agenda Fácil com segurança
Muitas vezes, o indivíduo contamina o seu dispositivo porque baixa o app de lugares não-oficiais e, consequentemente, com vírus.
Isso é evitado fazendo downloads unicamente da loja da Apple e do Google, além de instalar um antivírus previamente.
O uso do antivírus protegerá o usuário no caso de um hacker conseguir acessar o app Agenda Fácil.
As atualizações do sistema são gratuitas e automáticas: sempre que o desenvolvedor tiver alguma melhoria, o usuário será avisado com uma notificação e é recomendado permitir que ele atualize. Muitas vezes, o agendamento para de funcionar porque o aplicativo está na versão anterior e já não é compatível com o banco de dados da PRODESP.
Se mesmo fazendo a atualização o app Agenda Fácil continuar com mau funcionamento, o paciente tem de excluí-lo e reiniciar o smartphone. Em seguida, pode providenciar a instalação de novo.
O cidadão que usa alguma unidade paulistana do SUS pode pedir informações diversas (sobre divergências no seu agendamento médico, indisponibilidade de especialistas e muitas outras) usando o telefone gratuito 156.