Como fazer agendamento pelo SUS em SP

Confira o passo a passo para fazer agendamento SUS SP

O Sistema Único de Saúde (SUS) serve para que a população que não pode pagar por atendimento particular tenha um acompanhamento de qualidade.

Além do atendimento de emergência, a rede também tem diversos exames e consultas com especialistas, inclusive para doenças mais graves, como o câncer.

Na cidade de São Paulo podem ser encontrados diversos estabelecimentos de saúde pública, sendo comuns os hospitais municipais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas quais os cidadãos também realizam testes de HIV e são vacinados.

Todos os que estiverem em São Paulo podem fazer uso do sistema público de saúde.

Porém, quando se tratar de consultas com especialistas ou exames, é preciso realizar agendamento.

O atendimento imediato e sem agendamento é exclusivo para as pessoas que estão com algum mal-estar considerado urgente: é o caso do pronto socorro, por exemplo.

O agendamento para o SUS na cidade de São Paulo é de graça e as pessoas podem fazê-lo usando um sistema chamado de Agenda Fácil.

No caso de o cidadão não ter computador, ser analfabeto e outras condições, pode pedir que o funcionário da saúde o ajude a agendar.


Como funciona o Agenda Fácil da Prefeitura de SP

Por meio do Agenda Fácil, qualquer pessoa que more na cidade de São Paulo pode marcar exames e consultas.

É preciso somente instalá-lo no dispositivo móvel Android e vale deixar claro que existe um agendamento único, ou seja, pessoas que marcam exames e consultas usando o aplicativo ou presencialmente estão no mesmo banco de informações. Isso quer dizer que não há uma lotação para cada forma de agendamento.

Para conseguir fazer as marcações, o cidadão precisa abrir a Google Play Store e digitar “Agenda Fácil SP”, fazendo o seu download e procedendo à instalação. Depois, a pessoa criará um login e logo poderá fazer os agendamentos de qualquer especialidade ou exame.

No caso de imprevistos que impeçam o cidadão de ir ao exame ou consulta, basta que ele retorne ao Agenda Fácil e crie outro agendamento.

Entretanto, é recomendado que a pessoa também faça o desmarque para que outro cidadão possa utilizar aquele horário.

O link para quem acessa usando o computador é https://play.google.com/store/apps/details?id=saude.prefeitura.sp.gov.br.autoagendamento&hl=pt_BR.

É interessante dizer que as pessoas que usam o Agenda Fácil também não precisam andar com o cartão do SUS: o próprio aplicativo tem esse cartão, mas na forma virtual.

Sendo assim, o cidadão tem apenas de abrir esse aplicativo e mostrar o cartão do SUS quando precisar ser atendido.

Como fazer agendamento pelo SUS em SP


Marcação presencial de consulta pelo SUS em SP

A maioria dos moradores de São Paulo estão utilizando o Agenda Fácil para as marcações, mas os hospitais e demais espaços de saúde continuam agendando pessoalmente também.

É verdade que essa é uma forma mais complicada de marcar um exame ou consulta, uma vez que pode ser necessário ir até um posto específico.

O cidadão que não pode usar o Agenda Fácil por falta de internet ou de computador pode procurar pelas bibliotecas públicas de São Paulo ou por outros espaços municipais.

Para os agendamentos médicos presenciais, é muito importante que a pessoa leve documento de identificação e o cartão do SUS.


O que é o código autorizador Agenda Fácil?

O sistema do aplicativo de agendamento vai solicitar ao cidadão o seu código autorizador.

Esse é um código indispensável para quem usa o Agenda Fácil pela primeira vez e é fornecido na Unidade Básica de Saúde. Basta solicitar aos atendentes e levar o documento pessoal e o cartão do SUS.

De posse do código autorizador, a pessoa faz o processo ensinado acima: instala o Agenda Fácil SP, loga-se e marca o seu exame ou consulta.

Duas observações são importantes: não se pode retirar código autorizador em vários lugares diferentes e ele é pedido unicamente para acessar pela primeira vez.


O que o SUS de SP oferece?

A rede de saúde pública da capital paulista tem diversos hospitais onde a população pode fazer tratamentos, passar por internação, ser medicada e muito mais.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades, conhecidos como AME, são pequenas cínicas onde os moradores de São Paulo podem se consultar com especialistas variados.

Além disso, muitos hospitais considerados de referência (no sistema particular) têm parcerias para que os cidadãos de São Paulo sejam atendidos.

O Hospital Oswaldo Cruz, por exemplo, conta com uma unidade de assistência social; o famoso Hospital do Coração atende até mesmo fetos que tenham má formação cardíaca.

O Sírio Libanês, um dos hospitais mais procurados pelos famosos, atende pacientes diagnosticados com câncer de mama, atua com transplantes de fígado e outros mais.

Para que o morador de São Paulo seja atendido em algum desses hospitais privados pelo SUS, é necessário que tenha ocorrido um encaminhamento.

Normalmente, os especialistas dirigem os pacientes para esses hospitais particulares de acordo com a gravidade.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.