Veja como funcionam os procedimentos para fazer a carteirinha do SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem usuários em todo o país, já que oferece exames e consultas de maneira gratuita.
O responsável por arrecadar e por distribuir as verbas é o Ministério da Saúde e os hospitais da rede incluem os específicos para as mulheres, os centros apenas para o atendimento infantil, os hospitais destinados a determinadas doenças, etc.
Os brasileiros que tentam as consultas e os exames pelo Sistema Único de Saúde sabem que precisam de uma carteirinha, quase igual àquela que os convênios médicos solicitam.
Entenda como fazer a carteirinha do SUS e qual é sua utilidade.
Por que ter a carteirinha do SUS?
O cidadão que utilizar um hospital público apenas eventualmente não tem necessidade de emitir essa carteirinha: porém, as pessoas que não têm assistência particular e que dependem desse serviço para exames e consultas devem providenciar.
Essa carteirinha serve para que o usuário do sistema público de saúde seja identificado, inclusive quais foram os últimos atendimentos pelos quais ele passou.
Com isso, é mais fácil para os médicos ficarem informados sobre os procedimentos e diagnósticos dados pelos colegas.
Esse recurso é indispensável quando a pessoa não pode começar e terminar o seu tratamento em um único lugar: se ela precisar mudar-se de cidade ou até de Estado, os novos profissionais que acompanharem o seu tratamento saberão quais foram as impressões anteriores, as medicações escolhidas, os exames colhidos, etc.
Uma vez que a carteirinha dos SUS também precisa das informações pessoais do cidadão, o seu cadastro é uma forma de o Ministério da Saúde localizar essa pessoa, como em casos de órgão compatível parra transplante, desmarcação de consultas, etc.
O que é preciso para fazer a carteirinha do SUS?
Ela é feita de graça pelo serviço médico público, e é necessário:
- Certidão de casamento ou nascimento;
- CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Documento de identidade.
Para fazer a carteirinha do Sistema Único de Saúde, o cidadão pode ir a um posto de saúde ou mesmo a um hospital: são muitas as pessoas que procuram atendimento na emergência e, enquanto a sua feita é feita, aproveitam para solicitar a sua carteirinha do SUS.
Esses mesmos estabelecimentos podem ser buscados no caso de o cidadão perder a carteirinha que já tinha.
O sistema público de saúde faz outra gratuitamente e é indicado que ela seja substituída quando estiver em mau estado.
O paciente pode ser atendido sem a carteirinha do SUS?
Depende de que tipo de atendimento o cidadão está desejando. Se for um atendimento de emergência, sim: nenhuma instituição de saúde pública pode se recusar a atender alguém, nem mesmo um morador de rua.
Porém, a carteirinha do SUS é obrigatória para marcar exames e consultas, ou seja, as pessoas que precisarem de acompanhamento só poderão recebe-lo se providenciarem esse documento.
Como saber se há uma carteirinha do SUS em meu nome?
Às vezes, o cidadão fica por bastante tempo sem precisar recorrer ao serviço público de saúde e, quando precisa fazê-lo, não se recorda se tem um cartão do SUS ou não.
Para essa informação, é só acessar o Portal de Saúde Cidadão, conhecido como DATASUS:
- Acessa-se o Portal de Saúde;
- Clica-se em “Primeiro cadastro”;
- Preenche-se as informações que o sistema DATASUS pedir;
- Caso esse cidadão já tenha uma carteirinha do SUS, o sistema comunicará isso e dará instruções para saber a sua numeração.
Se a pessoa não puder usar o sistema DATASUS para ter essa informação pode ir à Secretaria da Saúde do seu Estado com os documentos pessoais.
Benefícios da carteirinha do SUS
Os cidadãos que emitem a carteirinha do SUS podem usar qualquer exame ou consulta médica que o Ministério da Saúde ofereça.
Isso inclui até procedimentos de cirurgia plástica, desde que não sejam exclusivamente para a parte estética.
Pessoa que sofreram graves acidentes, inclusive com fogo, ou que perderam peso de forma extrema podem pedir as cirurgias reparadoras gratuitas, tendo gratuidade também nos exames do pré-operatório e no acompanhamento posterior.
Os atendimentos psicológicos também são liberados para as pessoas que têm distúrbios diversos, bem como o acompanhamento com psiquiatra e o acesso à medicação.
Os exames médicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde incluem os mais complexos, como as endoscopias, os de avaliação cardíaca e as ressonâncias magnéticas.
Caso o cidadão necessite, ele também poderá passar por internação por tempo indeterminado.
Se uma pessoa é atendida na emergência de uma instituição pública e não tem a carteirinha do SUS, os profissionais de saúde a providenciarão no caso de ela ter de ficar internada ou de precisar de mais exames.
Se aquele hospital não emitir a carteirinha, os seus servidores dirão ao paciente aonde ele deve ir para consegui-la.
Cabe dizer que cada cidadão tem a sua própria carteirinha, inclusive as crianças (desde os primeiros dias, se preciso).