Como fazer a consulta do Cartão SUS pelo nome

A consulta do Cartão SUS é uma ferramenta de extrema importância para quem utiliza o sistema público de saúde no Brasil. Este documento, que oficialmente é chamado de Cartão Nacional de Saúde (CNS), tem a função de reunir as informações do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessa forma, todos os atendimentos e exames realizados hospitais e postos de saúde ficam registrados no cartão para que os profissionais de saúde tenham fácil acesso ao histórico médico do cidadão. Essas são algumas das informações presentes no CNS:

  • Histórico de consultas realizadas.
  • Histórico de consultas agendadas.
  • Histórico de exames realizados.
  • Histórico de exames agendados.
  • Histórico de médicos que atenderam o usuário.
  • Especialidades médicas que o usuário passou.
  • Histórico de medicamentos retirados na Farmácia Popular.

Consulta do Cartão SUS pelo site

consultar-cartao-sus-pelo-nome

1. Acesse o Portal ConecteSUS;

2. No Mural de Atividades, clique no botão “Entrar”.

3. Nessa etapa será necessário informar o CPF e clicar em “Avançar”;

4. Em seguida, informe a senha do portal gov.br. Esse é portal do governo brasileiro que reúne todos os serviços públicos para o cidadão. Caso não lembre a senha, clique em “Esqueci minha senha” para fazer a recuperação. Caso ainda não tenha cadastro no gov.br, clique aqui e siga as instruções para fazer o registro;

5. Com o cadastro e a senha regularizados, faça o login no ConecteSUS;

6. Logo após fazer o login, a página principal do site (home) exibirá no canto superior esquerdo os dados da pessoa cadastrada, em ordem: nome completo, CPF e número do Cartão SUS/CNS (Cartão Nacional de Saúde). O número do Cartão SUS é composto por 15 dígitos.

consulta cartão

Também é possível consultar o número do Cartão Nacional de Saúde de outra forma: basta clicar no ícone amarelo localizado no canto inferior direito da tela. Após clicar, será exibida a versão virtual do cartão.

Caso mesmo assim não seja possível consultar o número, localize no menu à esquerda a opção “Meus dados”. Após clicar nela, serão exibidos os seguintes dados:

  • CPF
  • Cartão Nacional de Saúde/Cartão SUS
  • E-mail
  • Data de nascimento

consulta cartão sus

 

Consulta do Cartão SUS pelo aplicativo

Outra opção para consultar o número do cartão SUS é através do aplicativo ConecteSUS Cidadão.  É possível baixar o app tanto para Android quanto para iOs.

Após fazer a instalação no smartphone, acesse a aplicação e siga o passo a passo:

1. Clique na opção “Mais” localizada no menu na parte inferior da tela.

2. Em seguida, clique no botão “Acessar agora” para ter acesso ao serviços do SUS;

3. Para prosseguir, informe os dados de acesso;

4. A exemplo do site, os dados do portador do cartão devem ser exibidos na tela principal;

consulta cartão sus aplicativo

Se isso não acontecer principal, localize no menu à opção “Meus dados”. Após clicar nela, serão exibidos as informações do portador do cartão:

consulta cartão sus app

Se mesmo assim não for possível localizar o número do cartão, clique no ícone amarelo localizado no lado direito inferior da tela. Será exibida a versão virtual do Cartão Nacional de Saúde com o número.

Cartão SUS com dois números

Ao fazer a consulta, é possível que o cidadão tenha dois números do cartão associados ao seu cadastro. Isso acontece porque a numeração dos cartões se baseia no grau de qualidade dos cadastros. Os cartões iniciados com o numeral 7 são os que tem o melhor grau de qualidade.

Provavelmente, ao complementar as informações de seu cadastro, foi gerado uma nova numeração iniciada com 7, que passou a ser seu Cartão Principal. Ao se cadastrar no Conecte SUS Cidadão, o site selecionou o cartão com maior grau de qualidade (o aplicativo não gera novas numerações, utiliza as que já existem no sistema).

Segunda via do cartão SUS

O app Conecte SUS Cidadão pode ser usado para substituir o cartão impresso. Inclusive recomenda-se utilizar o aplicativo em vez do Cartão Físico.

Se mesmo assim você quiser receber o cartão impresso, o SUS informa que para a segurança dos próprios usuários, a impressão da 2ª via do Cartão SUS do cartão, atualmente, somente está sendo realizada presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde. Compareça a um Estabelecimento de Saúde ou Posto de Saúde para realizar a impressão.

Chegando ao local, peça informações para emitir a segunda via do cartão. Você vai precisar apresentar o seu RG e CPF no atendimento. Alguns postos realizam a impressão da 2ª via na mesma hora. Caso não seja possível imprimir, você receberá o cartão impresso em uma data posterior.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.