Como fazer exame sangue SUS

Quer saber como fazer exame de sangue pelo SUS? Então a boa notícia é que você está no lugar certo.

Por mais que seja difícil encontrar conteúdos que realmente respondam essa questão, aqui será possível finalmente entender ao certo como fazer exame de sangue pelo SUS.

É claro que muitas coisas, além dessa, também serão explicadas ao longo do conteúdo, por isso é importante prestar bastante atenção.


SUS princípios e diretrizes

Para começar, o SUS, sigla utilizada para se referir ao Sistema Único de Saúde, é um direito da população brasileira garantido pela Constituição Federal de 1988, através da Lei nº 8.080/1990, no artigo 196.

Caso não saiba, esse é o único sistema público de saúde em todo o mundo. É isso mesmo. Apenas o Brasil possui um sistema gratuito capaz de atender mais de 190 milhões de pessoas.

Desse total, cerca de 80% das pessoas dependem única e exclusivamente do SUS para fazer qualquer tipo de atendimento de saúde.

Esse sistema público de saúde é mantido por meio dos impostos pagos pelos cidadãos. Em outras palavras, ele é financiado com recursos próprios dos Municípios, dos Estados e da União, além de outras fontes de financiamento também – todas contempladas da forma correta no orçamento da seguridade social.

Pode-se dizer que o Sistema Único de Saúde nasceu por conta dos movimentos sociais da época que acabaram entendendo que a saúde é um direito de todas as pessoas.

Sendo assim, para que o acesso à saúde de qualidade não ficasse apenas restrito ao modelo privado e aos planos de saúde, o SUS surgiu e hoje auxilia inúmeras pessoas, principalmente de baixa renda, que precisam dele para tudo.

Mas, como exatamente funciona o SUS? Como é possível fazer um exame de sangue quando necessário? Quem pode fazer uso desse sistema de saúde? Essas e outras dúvidas serão respondidas ao longo do artigo, tenha uma boa leitura.


Como funciona o SUS?

Segundo a Constituição Federal, as cidades são obrigadas a destinar 15% da sua arrecadação para ações ligadas à área da saúde.

No caso dos governos dos estados, esse percentual cai para 12%. Por sua vez, o Governo Federal conta com um cálculo mais complexo.

Na verdade, é necessário contabilizar tudo o que foi gasto no ano anterior e somar a variação nominal do PIB (Produto Interno Bruto).

Somente depois disso dá para definir qual é realmente o valor que precisa ser destinado à saúde em um determinado ano.

De qualquer forma, todas as instâncias do governo precisam se comprometer com isso.


Quem pode usar o SUS?

É importante ressaltar que qualquer cidadão brasileiro pode fazer o uso do SUS, independente da sua renda. Não se esqueça de que todas as pessoas contribuem de forma igual com os impostos para que seja possível manter esse sistema funcionando.

Dessa forma, o SUS é um sistema de saúde universal, igualitário e integral e, portanto, não faz nenhuma distinção entre todos os usuários.

Na verdade, até mesmo pessoas estrangeiras que estiverem no Brasil e que precisarem de alguma assistência médica por algum motivo também podem contar com o SUS de forma gratuita.

Ao contrário do que muitos pensam, a rede do SUS não abrange somente o atendimento hospitalar e/ou clínico. E é exatamente por isso que todos os brasileiros acabam utilizando esse sistema público de saúde de alguma forma.

Para se ter uma ideia, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é a responsável por habilitar, qualificar, regulamentar e fiscalizar todos os planos de saúde e a ANS é uma autarquia do Ministério da Saúde, o qual, por sua vez, realiza a gestão do SUS.

Ou seja, tudo realmente está bastante interligado.


Como fazer exame de sangue pelo SUS?

Agora que você já entendeu várias questões sobre esse sistema público de saúde, é hora de saber como fazer exame de sangue pelo SUS.

Esse exame, na verdade, é um dentre todos os diversos serviços e ações oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

Da mesma forma como acontece nas clínicas particulares, o exame de sangue feito pelo SUS também tem como principal objetivo detectar possíveis doenças que podem acometer a resistência imunológica ou a saúde de uma pessoa.

Quando a pessoa não tem condições de pagar uma clínica particular para fazer o exame de sangue, ele pode ser feito em qualquer instituição integrada ao SUS como, por exemplo, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), postos de saúde e hospitais. Basta ir até esses locais com a guia do médico e informar que você deseja fazer o exame.

Depois do sangue ser coletado, ele passa por um processo laboratorial, no qual os profissionais clínicos e os médicos fazem algumas pesquisas e análises para que seja possível ter um diagnóstico, seja ele negativo ou positivo.

Ou seja, tudo acontece realmente como em uma clínica particular, não existe nenhuma diferença. Apenas que no caso do SUS o exame é gratuito.


Como retirar o resultado de exame de sangue pelo SUS?

Uma grande diferença é que nos últimos tempos o SUS mudou um pouco a forma de entregar os resultados do exame de sangue para os pacientes.

Antigamente, era necessário voltar até a unidade na qual o exame tinha sido realizado para conseguir pegar o resultado. E é claro que para isso era preciso enfrentar filas novamente.

No entanto, com o avanço cada vez maior da tecnologia, já dá para conseguir esses resultados depois de 5 dias úteis por meio da internet.

O link para conseguir fazer isso normalmente é passado no dia da coleta do sangue. Dessa forma, tudo acaba ficando muito mais fácil.

O que está esperando para fazer o seu exame de sangue pelo SUS então? Apenas não se esqueça de dar preferência para pessoas que realmente precisam, certo?

Caso você tenha um plano de saúde ou uma condição financeira um pouco melhor, o mais recomendado é pagar pelo exame e deixar que quem realmente necessita utilize o SUS.


Tire suas dúvidas sobre o exame de sangue pelo SUS

Como você observou, não há nenhum segredo para fazer exame de sangue no SUS. Na verdade, tudo é muito simples e ainda não é necessário pagar nada, quer coisa melhor?

Tem mais alguma dúvida a respeito do assunto? Então deixe aqui nos comentários para que possamos te responder em breve.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.