Como funciona o atendimento de pediatra no SUS

Confira os procedimentos e saiba o que é necessário para receber atendimento de pediatra SUS

Para quem não possui um plano de saúde e depende unicamente do SUS, é fundamental entender algumas coisas importantes, principalmente quem já tem filhos.

Por exemplo, você sabe como funciona o atendimento pediátrico pelo SUS? Ainda não? E se algum dia precisar levar seu filho? O que fazer então? Quais são os primeiros passos a serem dados?

Com o objetivo de tirar todas essas dúvidas e explicar realmente como funciona o atendimento pediátrico pelo SUS, este artigo foi criado. Ao ler ele até o final, você com certeza já ficará pronto para qualquer emergência que surgir um dia com o seu filho.

Não apenas emergências, é claro, afinal uma criança ainda pequena precisa do acompanhamento de um pediatra com bastante frequência, certo? Existem muitas consultas a serem feitas ao longo do primeiro ano, por exemplo.

Sendo assim, nunca é ruim ficar bem informado, não é mesmo? Então leia mais e entenda finalmente como funciona o atendimento pediátrico pelo SUS.

Dessa forma, você consegue escolher, se tiver essa opção, se é melhor levar seu filho em um pediatra pago ou em um do SUS. Boa leitura!


Pediatra particular ou pelo SUS?

Para começar, se você tem condições de pagar um médico, mas ainda está na dúvida se realmente vale a pena, vamos ver.

Existem vários relatos de pessoas que já fizeram o pré-natal e o acompanhamento pediátrico da criança tanto no SUS quanto com um médico particular. Dessa forma, é possível analisar qual é a melhor para escolher.

Muitas pessoas fazem esse teste a fim de descobrir se devem ou não continuar pagando ou começar a pagar por um plano de saúde. Muito importante, não é mesmo?

Apenas não se esqueça de que cada caso é diferente do outro e, por isso, você deve fazer o mesmo: experimentar, se possível, é claro.

Se esse, por exemplo, é o seu primeiro filho, nada melhor do que ter essa experiência. Afinal, quando engravidar novamente – se isso acontecer – já saberá como funciona o atendimento pediátrico pelo SUS e poderá escolher o que acha melhor.

Experiência real de atendimento pediátrico no SUS

Em um dos relatos de uma mamãe que fez tanto o acompanhamento pediátrico do filho tanto pelo SUS quanto através de um médico particular, o resultado foi que o SUS superou todas as expectativas dela.

É provável que você saiba que a primeira consulta da vida de uma criança deve ser feita, no máximo, com 5 dias de vida, certo?

Para isso, pode levá-la até o postinho no qual já está acostumado ou ligar e agendar a consulta com um médico particular. E sabe o que essa mamãe do relato fez? As duas coisas! Afinal, ela queria fazer um teste.

Ela conta que foi primeiro no postinho e que foi atendida por um médico realmente muito bom, o qual a orientou a respeito da amamentação e a deixou bastante tranquila quanto ao desenvolvimento da criança.

Além disso, o médico também mediu e pesou o bebê, ou seja, tudo o que deve ser feito nessa primeira consulta.

Lá mesmo no postinho ela ainda conseguiu conversar com uma enfermeira e fez o teste do pezinho no bebê.

Depois de 11 dias do nascimento da criança, ela foi até um pediatra particular, para realmente entender se havia alguma diferença muito notável.

A grande dificuldade, no começo, foi escolher qual o pediatra. Afinal, o plano de saúde apenas fornece uma lista com vários telefones, mas quem tem que escolher é você.

Depois de fazer essa escolha, ela conta que a consulta foi boa, mas foi normal. Ou seja, não teve nenhuma grande diferença. Da mesma forma, ele mediu e pesou o bebê, conversou um pouco e pronto!

Sendo assim, o que ficou de toda essa experiência foi que a forma como funciona o atendimento pediátrico pelo SUS é realmente muito parecida com o do médico particular.

Como funciona o atendimento de pediatra no SUS


Como funciona o atendimento pediátrico pelo SUS

Normalmente, para uma consulta normal, basta você marcar antecipadamente no postinho do seu bairro. O próprio postinho já vai te orientar a respeito da quantidade de consultas que o seu filho precisa fazer conforme for crescendo.

Outra grande vantagem do atendimento pediátrico pelo SUS, é que para vacinar a criança é só ir ao mesmo lugar de sempre, ou seja, no postinho.

O recomendado é fazer a consulta, como já mencionado, de 5 dias, 15 dias, 1 mês, 2 meses, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses.

Depois disso, você é quem decide a frequência. Em todos esses atendimentos o pediatra do SUS mede e pesa a criança e, dessa forma, vai preenchendo uma caderneta – exclusiva para cada criança – a fim de conferir a evolução ao longo do tempo.

Umas das perguntas que as mamães e os papais mais escutam em todas as consultas é: como está sendo a alimentação da criança? De resto, as consultas são apenas tira dúvidas.

A única questão que pode se tornar um problema em relação à forma como funciona o atendimento pediátrico pelo SUS, é que cada dia o seu filho será atendido por um profissional diferente.

No entanto, todos acompanharão aquela mesma caderneta, então não tem tanto problema.

Apenas tente ao máximo decidir você mesmo o que é o melhor para o seu filho. Afinal, existem muitas questões que os médicos podem pensar diferente entre si. Dessa forma, é possível ficar um pouco confuso nessas horas.

Como funciona o atendimento de pediatra no SUS


Leve o seu filho (a) para o atendimento pediátrico

Sendo assim, agora que você já sabe como funciona o atendimento pediátrico pelo SUS, fica a sua escolha por qual opção optar: consulta particular ou pelo SUS mesmo.

Independente de qualquer coisa, o importante é realizar tudo aquilo que deve ser feito com o seu filho ao longo do primeiro ano de vida.

Afinal, todo esse acompanhamento é realmente importante para analisar o seu desenvolvimento.

Como foi falado ao longo do artigo, a forma como funciona o atendimento pediátrico pelo SUS não é quase nada diferente do particular.

A única questão importante é ter em mente que, pelo SUS, seu filho poderá ser atendido por profissionais diferentes ao longo do tempo. Dessa forma, faça a sua escolha!

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.