Como funciona o atendimento do SUS para transgêneros

Entenda como são realizados os atendimentos no sus para transgêneros

Sendo uma rede que precisa cuidar do bem-estar de toda a população em, para isso, adaptar-se, o Sistema Único de Saúde (SUS) também tem atendimento para as pessoas transgêneros.

Infelizmente, há uma parcela grande deles que não sabe que pode ser assistida pelos médicos na rede pública, mas isso é um direito garantido.

Aprenda abaixo quais são os tipos de atendimento dos quais os transgêneros podem dispor e como procura-los.


O que é uma pessoa transgênero?

O primeiro passo é entender do que se trata a transexualidade. Esse é o diagnóstico dado a uma pessoa que, mesmo tendo nascido com determinado gênero, não se sente daquela maneira.

Por exemplo: um indivíduo que nasceu mulher, mas que se identifica com o sexo masculino a ponto de desejar ser deste.

É importante separar a transexualidade da homossexualidade: uma pessoa homossexual pode estar completamente confortável com o seu corpo, mesmo preferindo alguém do mesmo sexo.

Já o transgênero tem a sensação de que aquele corpo não é dele e pode até ter repulsa pelos seus membros femininos ou masculinos.

Como funciona o atendimento do SUS para transgêneros


Quais são os atendimentos que o SUS oferece aos transgêneros?

Os cidadãos transgêneros podem fazer todos os tratamentos que qualquer brasileiro faz, como dentários, cardiológicos, ortopédicos e muito mais.

Porém, é claro que há atendimentos específicos para eles, como a cirurgia para mudança de sexo.

Esse é um procedimento que muitas pessoas já solicitam pela rede pública de saúde e que é feito com bastante segurança, inclusive em parceria com hospitais particulares.

Além da cirurgia para retirar membros sexuais, o SUS também retira mamas e muito mais.

Entretanto, é preciso preparar o corpo dessa pessoa para uma mudança nesse nível e é aqui que entra a terapia hormonal, concedida pelo sistema público.

A terapia hormonal consiste na ministração de hormônios masculinos e femininos para que a aparência do indivíduo comece a ser alterada de dentro para fora.

Sendo assim, os homens começam a desenvolver mais tecido mamário, ficar com a voz mais fina, a pele mais delicada e outras características femininas.

Por outro lado, as mulheres que fazem uso de progesterona passam a ter barba e bigode, fisionomia mais masculina e voz grossa.


Acompanhamento de transgêneros no SUS

Cabe dizer que o sistema público faz mais que apenas conceder o hormônio: há um acompanhamento rigoroso.

Isso é para que as modificações no organismo não causem problemas de saúde, principalmente o desenvolvimento de tumores.

Os pacientes transgêneros também são assistidos com relação aos efeitos colaterais que a terapia hormonal pode causar.

Mesmo que a mudança de sexo seja um sonho para o transgênero, é possível que ocorra um choque psicológico depois de feita.

Além de ser preciso “aprender” a conviver com o novo corpo, nem sempre a família e o restante da sociedade dão o apoio apropriado.

Devido a isso, o SUS também tem acompanhamento psicológico para quem está se preparando para a cirurgia e para quem já passou por ela.

Cabe dizer que todo o pré e pós-operatório é oferecido pela rede pública, o que significa os exames laboratoriais, o acompanhamento da cicatrização, o tratamento para qualquer intercorrência e mais.


Como solicitar o acompanhamento para transgêneros no SUS

O transgênero deve ir à Unidade de Saúde Básica (UBS ou posto de saúde) do seu bairro e se informar sobre o atendimento para terapia hormonal.

Se a pessoa não tem o Cartão do SUS, ele será feito imediatamente e a consulta será marcada, de acordo com a disponibilidade da região.

Pessoas que se mudaram e que faziam terapia hormonal em outro lugar precisam levar a receita do hormônio para o novo médico.

Se existir a necessidade de fazer exames para saber como o organismo está reagindo aos hormônios ministrados, o médico fará a solicitação e esses exames são realizados na rede pública.

Se o paciente transgênero tiver problemas psicológicos, pode pedir ao médico o encaminhamento para o psicólogo.

No caso de desejo de mudança de sexo, será obrigatório o laudo desse especialista atestando que o indivíduo realmente se sente como pertencente a outro sexo.

Como funciona o atendimento do SUS para transgêneros


Existe muita espera no atendimento para transgêneros no SUS?

Mesmo que a cirurgia para a alteração de sexo seja um direito para quem utiliza o SUS, há indivíduos que estão há anos aguardando.

No ano de 2008, o Ministério da Saúde criou um programa chamado de Transexualizador, que tinha o objetivo de assistir aos transgêneros com terapia hormonal, preparação cirúrgica e o procedimento.

Uma das condições que fazem com que a cirurgia de mudança de sexo demore tanto é que são poucos os hospitais que a fazem.

Por isso, muitas pessoas acabam tendo de ir para outro Estado quando existe uma vaga no centro cirúrgico: caso contrário, podem continuar na fila de espera.

Estados com maior população costumam ter mais vagas para procedimentos desse tipo, em especial São Paulo. Já em Minas Gerais, há menos de dez hospitais credenciados.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.