Como funciona DataSUS

Veja as principais funcionais e entenda como funciona o DataSUS

A informação é realmente muito importante para várias questões, não é mesmo? E pode ter certeza que isso não é diferente quando o assunto é saúde. Neste caso, ela é essencial para democratizar cada vez mais o acesso à saúde e, também, aprimorar a sua gestão.

Levando isso em consideração, o DataSUS foi criado em 2011 a fim de informatizar todas as atividades do Sistema Único de Saúde, mais conhecido como SUS.

Essa informatização, no entanto, precisa estar adequada às diretrizes tecnológicas corretas para que realmente seja possível descentralizar as atividades de saúde e, consequentemente, viabilizar o controle social a respeito de como os recursos disponíveis estão sendo utilizados.

Ou seja, o DataSUS, também conhecido como Departamento de Informática do SUS, foi criado realmente para cumprir com todos esses objetivos citados acima e hoje ele integra a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, conforme regulamenta o Decreto nº 7.530 de 2011, o qual legisla sobre a Estrutura Regimental do Ministério da Saúde.

Para saber mais sobre o assunto e entender melhor o que é e quais são as funções do DataSUS, continue a leitura deste artigo. Apenas não se esqueça de que você não precisa ser um profissional da saúde ou um pesquisador para fazer o uso dessa plataforma.


Mas, afinal, o que é o DataSUS?

Mesmo que já tenha sido explicado brevemente o que é o DataSUS na introdução do artigo, nunca é demais falar sobre esse sistema de informática do Sistema Único de Saúde.

Responsável por coletar e disseminar praticamente todas as informações a respeito da saúde no Brasil, o DataSUS conta com inúmeros dados estatísticos sobre vários indicadores no país.

Além de tudo isso, ele também é capaz de administrar sistemas e aplicativos usados por profissionais da área como, por exemplo, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Ou seja, ele realmente é muito importante e faz muita diferença.

Como funciona DataSUS


Principais objetivos do DataSUS

Assim como diversos outros sistemas, o DataSUS possui alguns objetivos e diretrizes. O principal entre eles é com certeza reunir as informações sobre saúde, conforme já citado antes, em uma única plataforma, ou seja, em apenas um só lugar.

Isso auxilia, principalmente, na criação de estratégias e de políticas públicas na área de saúde no Brasil.

No entanto, todos os dados do DataSUS também ajudam e muito aqueles profissionais que desejam ter detalhes de como está o andamento dos indicadores de saúde em todo o país. Aqui vale ressaltar que todas as capitais dos estados têm um núcleo regional do DataSUS.

Além dos objetivos, o DataSUS também possui algumas funções importantes. Para saber quais são elas é só continuar acompanhando este artigo.


Quais são as funções do DataSUS?

É claro que, como você já observou, o Departamento de Informática do SUS realmente ajuda e muito àquelas pessoas que desejam saber as principais informações sobre a saúde no Brasil. No entanto, esse sistema tem algumas funções além dessas. Veja elas a seguir:

  • Avaliar, regulamentar e fomentar todas as ações de informatização do SUS, as quais dizem respeito ao desenvolvimento dos sistemas internos de gestão do Ministério da Saúde e ao desenvolvimento do sistema de informações em saúde;
  • Pesquisar, desenvolver e incorporar serviços e produtos da área da tecnologia da informação que sejam capazes de possibilitar a disseminação de informações necessárias e a implementação de sistemas. Tudo isso de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Saúde;
  • Manter o acervo das bases de dados necessários aos sistemas internos de gestão institucional e ao sistema de informações em saúde;
  • Garantir que os órgãos congêneres e os gestores do SUS consigam ter acesso às bases de dados e aos serviços de tecnologia da informação;
  • Dar apoio ao Distrito Federal, aos Estados e aos Municípios no que diz respeito à informatização das atividades do SUS.

Sendo assim, realmente dá para perceber que atualmente o DataSUS é fundamental para o Sistema Único de Saúde, não é mesmo? Afinal de contas, ele é o responsável por inúmeras questões importantes para a saúde do Brasil. Entretanto, como será que as informações estão estruturadas na plataforma? Será que qualquer pessoa pode acessar tudo? Como funciona?


Como as informações são estruturadas?

É importante ter em mente também que o DataSUS é dividido em algumas seções como, por exemplo, informações financeiras, informações de saúde (TABNET e BI), serviços e tabelas e aplicativos. Tudo isso é possível encontrar no canto esquerdo da página do sistema: www.datasus.gov.br.

As seções de informações de saúde são consideradas as mais importantes de todas. Confira logo abaixo mais detalhes sobre elas:

Informações de saúde (BI): essa parte do site só pode ser acessada por pessoas que são autorizadas pelos gestores dos sistemas de informação. O BI quer dizer Business Intelligence. Ou seja, esta é uma seção que usa tecnologias desse tipo para fazer a gestão de dados e a pesquisa na área da saúde.

Informação de saúde (TABNET): por sua vez, esta é uma seção muito usada para fazer o cruzamento de dados relacionados à morbidade, condições de vida, incapacidade, acesso a serviços, fatores ambientais e qualidade da atenção à saúde. Além de tudo isso, também é possível encontrar aqui informações sobre o cadastro de redes hospitalares e ambulatoriais e sobre a rede de assistência.

Para fazer esse cruzamento entre as informações é usado o sistema TABNET, o qual é capaz de formular tabelas com todos os indicadores. Apesar de não ser uma tecnologia difícil de ser utilizada, o site disponibiliza um tutorial a fim de orientar como fazer o uso da ferramenta.

Como funciona DataSUS


Utilize o DataSUS

Portanto, se você nunca entrou no site do DataSUS, por que não fazer isso agora mesmo? Afinal de contas, ele pode ser uma ferramenta muito mais importante do que você imaginava antes.

Mesmo que não seja um pesquisador ou um profissional da área da saúde, é sempre importante estar atento a tudo o que acontece nesse universo, certo? Estar bem informado nunca é ruim, muito pelo contrário!

Sendo assim, salve a plataforma DataSUS nos favoritos do seu navegador e sempre que tiver um tempo sobrando acesse ela para conferir as informações.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.