Como funciona para fazer fisioterapia pelo SUS

Saiba o que é necessário para marcar consultas sessões de fisioterapia SUS

As consultas de fisioterapia são indispensáveis em vários quadros de saúde e, ao mesmo tempo, são caras se feitas na rede particular.

O Sistema Único de Saúde (SUS) supre essa necessidade credenciando clínicas para ajudar no atendimento aos pacientes, além de os hospitais públicos também oferecerem as sessões.

Como a maioria dos atendimentos médicos do SUS, existe um pouco de burocracia e nem sempre os pacientes conseguem o atendimento completo: há casos em que ficam faltando algumas sessões para o total que o tratamento requisita.

Mesmo com tudo isso, ainda é muito importante que as pessoas procurem pela rede pública de saúde e solicitem a fisioterapia, já que ela faz a diferença na recuperação.


Como marcar uma consulta para fisioterapia pelo SUS?

O passo a passo dependerá da doença do paciente: se ele sofreu um acidente, por exemplo, ou se a fisioterapia é necessária para tratamento de doenças crônicas.

Dentre os especialistas que podem fazer o encaminhamento para a fisioterapia, encontram-se:

  • Ortopedistas (provavelmente, são os que mais fazem os encaminhamentos desse tipo);
  • Geriatras;
  • Pneumologistas e outros.

Os geriatras costumam pedir o acompanhamento de fisioterapeuta quando o paciente tem pouca mobilidade por causa de doenças nos ossos ou músculos.

Pessoas que têm dificuldades para respirar também são ajudados por sessões regulares de fisioterapia: no caso, a fisioterapia respiratória.

No caso de acidentes, o paciente é atendido pelo clínico geral e pelo ortopedista.

Se as lesões dificultarem a mobilidade ou a pessoa ficar acamada por muito tempo, a fisioterapia também é indicada.

O hospital que emite a guia para fisioterapia avisará ao paciente onde suas sessões serão feitas.

Com essa informação, ele deve ir a esse lugar e marcar a consulta, lembrando que alguns Estados têm a marcação via telefone ou aplicativo.

Como funciona para fazer fisioterapia pelo SUS


Quando as clínicas credenciadas pelo SUS são usadas na fisioterapia?

A estrutura da qual o SUS desfruta é bastante precária no país inteiro: certamente, tem-se um número muito maior de pacientes do que o sistema público consegue atender.

Por causa disso, os governos federal, estadual e municipal fazem parcerias com clínicas particulares para que os seus especialistas também atendam à população, inclusive os fisioterapeutas.

Porém, o cidadão não pode escolher ser atendido em uma clínica credenciada: é o hospital que emite o encaminhamento de fisioterapia que determina isso de acordo com a demanda.


Agendamentos para fisioterapia no SUS

Os bancos de dados têm ajudado bastante o Ministério da Saúde a gerenciar todas as solicitações de fisioterapia.

Porém, não são em todos os Estados que o próprio paciente pode marcar a consulta eletronicamente no sistema público: na maior parte das vezes, somente os servidores públicos podem acessar.

Funciona da seguinte forma: todos os pedidos de consulta com fisioterapeutas ficam registrados no sistema.

Assim, sempre que um cidadão precisa dessa especialidade, ele vai a um centro de marcação ou hospital e o funcionário pode ver com segurança todos os dias e horas disponíveis.

Se houver desistências, isso também fica visível para o servidor.

Esse método é indispensável para que os funcionários do SUS não marquem mais de um paciente para o mesmo horário de fisioterapia.

Além disso, impede que horários vagos não sejam vistos.

Uma porcentagem alta de cidades brasileiras já conta com o sistema informatizado do SUS para a marcação de consultas e aquelas que ainda não estão incluídas serão logo.


Atenção para a validade das guias de atendimento para fisioterapia no SUS

Quando o médico indica a consulta com o fisioterapeuta, ele fornece um documento chamada de guia de encaminhamento: é ela que essa pessoa tem de mostrar no momento de agendar.

Contudo, elas têm data de validade, que se refere ao agendamento e não ao dia da consulta em si.

Por exemplo: um médico emite uma guia que pode ser usada até 31 de janeiro de 2019.

Isso significa que o paciente precisa contatar o hospital para marcar a consulta até essa data: se o único dia disponível no SUS for 03 de fevereiro, não há problema.

Mais uma vez: a validade serve somente para nortear até quando o cidadão pode entrar em contato com o hospital e marcar a especialidade.

Alguns pacientes não ficam devidamente atentos à validade da guia de encaminhamento e isso dificulta bastante a marcação de consulta com o fisioterapeuta.

De fato, o paciente terá de voltar ao médico que fez o encaminhamento (o que pode demorar um pouco) e pedir uma segunda guia.

Como funciona para fazer fisioterapia pelo SUS


Como funciona a solicitação judicial para fazer fisioterapia pelo SUS

As demandas do SUS em todas as especialidades, inclusive na fisioterapia, são sempre altas, fazendo com que algumas pessoas não consigam a consulta com a agilidade de que precisavam.

Também não é impossível que algumas regiões simplesmente não tenham fisioterapeutas suficientes.

Os cidadãos que têm necessidade urgente de fisioterapia e não a conseguem podem ir ao fórum da sua cidade e abrir uma ação. A Defensoria Pública faz a representação, inclusive para atendimento médico domiciliar.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.