Como funciona a ginecologia no SUS

Você precisa de atendimento para ginecologia sus? Veja neste artigo todas as informações necessárias sobre as consultas

Os atendimentos de ginecologia são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a todas as mulheres, não apenas as consultas, mas também os exames dessa especialidade.

Basta que a residente de cada Estado procure o hospital público da região ou o centro de especialidade para marcar o que necessita. Entenda aqui como funciona o atendimento do SUS para ginecologia.


O que a ginecologia do SUS acompanha?

O médico ginecologista avalia toda a vida hormonal e sexual da mulher, desde quando a sua menstruação começa até o final da sua vida.

Sendo assim, ele é apto a diagnosticar quando existe alguma disfunção hormonal, suspeita de câncer, ocorrência de menopausa e outras condições físicas especificas das mulheres.

Como funciona a ginecologia no SUS


Que tipo de atendimento ginecológico o SUS oferece?

Os exames mais comuns que o SUS solicita no campo da Ginecologia são o papa Nicolau e a mamografia ou ressonância da mama.

Esses são os exames básicos para saber se há câncer no colo do útero ou nos seios, além da possibilidade de os ginecologistas pedirem também ultrassom e diversos outros exames, inclusive para contagem hormonal.

Mulheres que estão tentando engravidar devem, antes de buscar um especialista em reprodução humana, consultar um ginecologista a fim de saber se seu sistema reprodutor está em pleno funcionamento, se há deficiência de hormônios e coisas semelhantes.

É muito importante que as meninas que menstruaram há pouco tempo sejam avaliadas por um ginecologista, inclusive para observar se há desregulagem de hormônios, o que pode causar problemas de peso, de pele e outros.


Como funciona o atendimento do SUS para ginecologia?

Não é preciso encaminhamento de clínico geral para solicitar consulta com ginecologista: essa é uma especialidade que todas as mulheres devem procurar uma vez por ano.

Todavia, é possível que a paciente procure um clínico geral para se queixar de determinado sintoma e ele desconfie de que possa ser algo de fundo ginecológico, fazendo o encaminhamento.

Em todas essas situações, a mulher tem de ir ao hospital público indicado e mostrar seus documentos pessoais e Cartão do SUS.

Para as pacientes que não sabem onde ocorre o atendimento ginecológico, é mais simples ir ao posto de saúde: lá, os funcionários darão o endereço do centro de especialidade ou do hospital necessário.

Considerando a avaliação do médico, a mulher pode precisar de exames e eles também devem ser agendados no sistema público de saúde. Muitas vezes, é possível fazer o exame no mesmo complexo médico onde ocorreu a consulta.


Como fazer o Cartão do SUS

O Cartão do SUS não é somente uma regra do Ministério da Saúde: é um sistema para que as informações de cada paciente do sistema público fiquem unificadas.

Dessa maneira, o “novo” ginecologista de qualquer mulher poderá conhecer seu prontuário, quais os diagnósticos anteriores, tratamentos feitos e muito mais.

Essa junção de informações serve para outras especialidades médicas também e o Cartão do SUS é feito de graça no posto de saúde ou nos hospitais.

Os documentos para isso são CPF, certidão de casamento ou nascimento e documento de identidade.

Como funciona a ginecologia no SUS


Onde marcar as consultas de Ginecologia no SUS

A maior parte dos postos de saúde faz o encaminhamento das mulheres às consultas ginecológicas, mas pode haver locais especais em alguns Estados:

  • Acre: as mulheres podem marcar consulta com o ginecologista usando o aplicativo Gerenciamento de Escalas e Plantões, apelidado de GEP;
  • Alagoas: é necessário usar o sistema chamado de SISREG;
  • Amapá: há instituições especiais como o Hospital da Mulher Mãe Luzia;
  • Amazonas: os agendamentos podem ser feitos no link http://www.saude.am.gov.br/rede-assistencial/rede-assistencial-categoria.php;
  • Bahia: deve-se marcar a consulta no CICAN;
  • Ceará: uma referência no Estado é o Hospital Geral de Fortaleza, no qual há consulta com ginecologista;
  • Distrito Federal: um dos locais com essa especialidade é o Hospital Regional da Asa Norte;
  • Maranhão: as mulheres maranhenses têm de marcar a consulta com essa especialidade pelo aplicativo MeuDigiSus;
  • Mato Grosso: foi disponibilizado um programa chamado de Papa Fila, que visava diminuir a espera de vários pacientes;
  • Mato Grosso do Sul: as mulheres podem ser acompanhadas pelo ginecologista na Clínica da Família;
  • Minas Gerais: tem programa de Saúde da Mulher;
  • Pará: um dos locais com atendimento de Ginecologia é a sua Santa Casa;
  • Pernambuco: também conta com pastas específicas para as medidas de saúde da mulher e a sua capital tem um hospital especializado;
  • Piauí: um dos espaços para Ginecologia está no Hospital Getúlio Vargas;
  • Rio de Janeiro: há muitas unidades da Clínica da Família;
  • Rio Grande do Sul: há uma parceria com a universidade federal por meio do Regula SUS;
  • São Paulo: a mulher pode consultar onde há ginecologia no Estado em http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/.

Quem faz agendamento de Ginecologia em qualquer Estado brasileiro deve guardar os dados principais sobre a consulta marcada e, preferencialmente, confirmar com o hospital ou centro de saúde antes de comparecer.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.