Como funciona o Programa Farmácia Popular

O Ministério da Saúde e o Governo Federal prepararam a Farmácia Popular como um meio para que os remédios sejam conseguidos pelos brasileiros sem tanta dificuldade e, principalmente, sem tanto custo.

Trata-se de uma parceria que os órgãos citados acima realizaram com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tendo como base o fornecimento de muitos tipos de remédios. O que essa fundação faz é passar para as farmácias populares esses medicamentos e, depois, o Ministério da Saúde e o Governo Federal reembolsam-na.

Além das unidades exclusivas da Farmácia Popular, algumas filiais particulares têm um adesivo indicando que aquele lugar também faz parte desta rede de entrega de medicamentos.

O Farmácia Popular tem portarias para a sua regulamentação e funciona uma alternativa ao Sistema Único de Saúde (SUS). Muitos cidadãos não procuram algum posto para receber o remédio, mas também não conseguem comprar porque é caro. Sendo assim, o programa faz com que eles tenham mais um local para ter acesso ao seu medicamento.

Quem tem direito a usar a Farmácia Popular

Qualquer brasileiro ou brasileira pode utilizar a Farmácia Popular. As pessoas que quiserem algum remédio utilizando o programa, só precisam mostrar a receita fornecida pelo médico. Para medicamentos em geral e fraldas geriátricas, o pedido deve ter validade de até 6 meses. Já para anticoncepcionais, o prazo aumenta para doze meses.

Vale dizer que as receitas não precisam ser apenas da rede pública: há cidadãos que passam pela rede particular, mas que não conseguem arcar todos os meses com os medicamentos. Eles também podem procurar essa rede de farmácias.

Como usar os benefícios do programa

Como funciona o Programa Farmácia Popular

Basta que os cidadãos busquem alguma Farmácia Popular e que eles mostrem a sua receita e também o seu documento pessoal. Para facilitar, também é possível apresentar o Cartão do SUS. Uma ressalva é que as receitas só poderão ser aceitas nas farmácias com data e carimbo do médico.

Pacientes maiores de 18 anos também precisam apresentar o CPF. Para os menores, quando não se tiver o CPF, será preciso apresentar a certidão de nascimento e também o documento do responsável.

Diferenças entre rede própria e Aqui Tem Farmácia Popular

Há cidadãos que ficam confusos quando visualizam uma “Farmácia Popular” e uma farmácia convencional que possui o adesivo de estabelecimento parceiro do programa. Muita gente pensa que se tratam de coisas diferentes.

Adesivo Aqui tem Farmácia Popular

Na verdade, os dois indicativos são de que há remédios disponibilizados pelo Ministério da Saúde: a diferença ocorre quando as farmácias particulares estão participando ou não. Se você não visualizar nenhum adesivo ou banner escrito “Aqui Tem Farmácia Popular”, quer dizer que a drogaria tradicional não faz parte da Farmácia Popular.

Como identificar uma unidade da Farmácia Popular

Quando esse programa foi pensado, o Governo Federal criou algumas instalações próprias: elas tendem a estar com a fachada vermelha e a identificação “Farmácia Popular” no letreiro. São mais de 100 unidades em todo o país.

Todavia, as farmácias privadas começaram as suas parcerias, sendo somente identificadas com o “Aqui Tem Farmácia Popular”. Isso significa que os consumidores usam-nas como um estabelecimento privado, mas que podem pedir para que o medicamento seja adquirido através do programa federal.

Como conseguir fraldas geriátricas pela Farmácia Popular

Os indivíduos que já passaram dos 60 anos podem requisitar as fraldas geriátricas através da Farmácia Popular. Eles precisam dos documentos pessoais e podem retirar mensalmente 120 fraldas. Porém, vale ressaltar que são apenas 40 unidades em um período de 10 dias.

Para retirar o material, é obrigatório apresentar um laudo ou receita médica na farmácia.

Como funciona a campanha “Saúde Não Tem Preço”

Saúde não tem Preço Farmácia Popular

“Saúde Não Temp Preço” é uma iniciativa criada dentro do programa Farmácia Popular. Trata-se de um esforço para que brasileiros e brasileiras que utilizam remédios destinados à diabetes ou à pressão alta consigam-nos de forma gratuita, assim como aqueles que cuidam de asma. Contudo, para ter acesso aos medicamentos, é necessário que o paciente sempre mostre a sua receita médica.

Você acabou de conferir informações sobre a Farmácia Popular. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.