Como funciona o SUS

O SUS-Sistema Único de Saúde garante acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. Ele foi criado em 1988 pela Constituição Federal para ser o sistema público de saúde da população brasileira, que hoje em dia tem mais de 190 milhões de pessoas.

Apesar de ser estabelecido como um serviço aparentemente gratuito, os custos operacionais do SUS são financiados através de impostos e contribuições pagos pelos contribuintes.

Os tributos que injetam dinheiro no SUS vêm do Governo Federal, Estadual e Municipal, como o Imposto de Renda, o polêmico ICMS, IPVA, IPI-Exportação, IPTU, ITBI, ISS, dentre outros.

O SUS é considerado o maior sistema de saúde pública do mundo. Um grande número de países não tem um governo que se responsabiliza por dar assistência médica aos seus cidadãos como acontece no Brasil.

Quem pode usar

SUS

Todo cidadão brasileiro tem direito a usar o SUS, tendo ele ou não um plano de saúde particular. Caso alguma instituição negue atendimento em razão do paciente possuir uma assistência médica particular, o usuário deve reivindicar seus direitos imediatamente.

O direito ao SUS é universal, pois deve atender a todos sem distinções, sem cobrança alguma, sem levar em conta o poder aquisitivo da pessoa e sem considerar também se ela contribui ou não para a Previdência Social.

Princípios e Diretrizes do SUS

Existem 6 princípios que asseguram ao cidadão brasileiro o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde. São eles:

1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.

2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.

3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.

4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa seus valores e seus direitos.

5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça de forma adequada.

6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.

Quais hospitais e instituições fazem parte da rede do SUS

Todos os hospitais e instituições públicas de cada município são subordinados ao SUS. Os principais são as UBS (Unidade Básica de Saúde) e as UPA (Unidades de Pronto Atendimento). Além disso, o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também faz parte da rede de atendimento.

Abaixo você pode conferir uma lista dos melhores hospitais públicos cobertos pelo SUS:

  • Hospital Regional do Baixo Amazonas, OSS (Pró-Saúde) – Santarém/PA.
  • Hospital Municipal de M’Boi Mirim, OSS (Einstein) – São Paulo/SP.
  • Hospital Regional Público da Transamazônica, Estadual, OSS (Pró-Saúde) – Altamira/ PA.
  • Hospital regional de Cotia, OSS (Esconse) – Cotia/SP.
  • Hospital Estadual de Sumaré, OSS (Unicamp) – Sumaré/SP.
  • Hospital Estadual de Vila Alpina, OSS (Seconci) – São Paulo/SP.
  • Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo OSS (SPDM) – Mogi das Cruzes/SP
  • Hospital Estadual de Diadema, OSS (SPDM) – Diadema/ SP
  • Hospital Geral de Itapecerica da Serra, OSS (Seconci) – Itapecerica da Serra/ SP
  • Hospital Estadual Transp. Câncer e Cirurgia Infantil – Rio de Janeiro/ RJ

Quais são os tipos de atendimento realizados pelo SUS

Os atendimentos que o SUS presta à população vão desde ambulatoriais mais simples até os mais complexos, como transplantes de órgãos. O SUS deve tratar do paciente como um todo, de forma integral, e isso garante a ele um atendimento completo de tudo o que necessitar para a sua saúde. Isso inclui consultas, realização de exames, cirurgias e fornecimento de medicamentos.

O atendimento pelo SUS acontece em três níveis:

1º Nível: Unidades Básicas e Postos de Saúde

São ofertados vacinas, exames e procedimentos menos complexos.

2º Nível: Clínicas, Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais Escolas

Nestes ocorrem os atendimentos de média complexidade, como tratamentos de casos crônicos e agudos de doenças.

3º Nível: Hospitais de grande porte

São realizados tratamentos de complexidade alta e de risco à vida.

Tipos de exames realizados pelo SUS

Todos os exames podem ser realizados pelo SUS, desde um simples raio-x até o acompanhamento do pré-natal. Para casos mais detalhados, é importante o paciente comparecer a uma Unidade Básica de Saúde perto de sua casa e realizar o agendamento.

Os exames mais complexos são encaminhados para unidades especializadas. O agendamento deve ser feito com a apresentação do encaminhamento feito pelo médico.

Como receber medicamentos pelo SUS

Para solicitar o medicamento, inicialmente o paciente deve estar cadastrado no SUS. Em seguida, ele deve levar a uma unidade de saúde os documentos necessários para solicitar o medicamento. É preciso apresentar documento de identidade, Cartão do SUS e o laudo médico preenchido pelo médico.

Os medicamentos de alto custo podem ser retirados mensalmente, por até três meses. Após esse período, é preciso passar por uma nova consulta para renovar a receita. Para conseguir retirar remédios mais caros, o paciente deve apresentar a comprovação com exames, laudos médicos e documentos pessoais.

Muitas vezes, os postos que distribuem os remédios caros estão localizados em um local diferente daquelas que distribuem os remédios mais simples. Para saber o local de retirada, você pode se informar na unidade de saúde, no centro de distribuição de remédios mais próximo da sua casa ou no portal CADWEB SUS.

Você acabou de conferir as informações sobre a operação do SUS. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.