Como funciona o Programa Aqui Tem Remédio

No ano de 2015, a Secretaria Municipal da Saúde do Estado de São Paulo lançou a ferramenta digital Aqui Tem Remédio. Similar ao Farmácia Popular, trata-se de um recurso desenvolvido para ajudar a população a localizar em quais unidades do serviço público municipal de saúde da cidade se encontram os remédios buscados.

Desde então, os usuários da rede de atenção básica e especialidades do SUS de São Paulo podem localizar com facilidade, informações precisas e rápidas sobre a disponibilidade e localização dos medicamentos.

A criação do programa também tem como objetivo atuar como um instrumento de auxílio aos profissionais farmacêuticos na prestação de serviço ao povo, podendo assim recomendar aos usuários onde localizar os remédios em outras unidades da rede.

Se você desconhece a ferramenta Aqui Tem Remédio, neste artigo nós trazemos um tutorial passo a passo de como consultar um medicamento tanto pelo site quanto pelo aplicativo, disponível para smartphones. Confira!


Como consultar os medicamentos pelo site Aqui Tem Remédio

1. Para fazer a consulta via desktop (navegador da internet), acesse o site do Aqui Tem Remédio, clicando neste link.

2. Assim que você for direcionado para o site, você verá um botão no menu “Pesquisa de Medicamentos”, logo no topo do site. Abaixo deste botão, haverá outro botão, “Endereço”. É neste segundo botão que você deverá clicar, para que possa escrever o nome da rua que você deseja consultar.

Você perceberá que, enquanto digita, o serviço do site já mostra algumas opções de preenchimento (endereços). É importante ressaltar que, a escolha do endereço deve aparecer na lista de endereços sugeridos do Aqui Tem Remédio. Do contrário, o sistema pode vir a não reconhecer o endereço buscado.

Também é importante frisar que o Aqui Tem Remédio está limitado ao uso dos usuários do SUS da cidade de São Paulo. Ou seja. Endereços que são fora do município não irão aparecer na lista de endereços e mapas.

3. Quando você finalmente termina de digitar o endereço desejado, o site já mostra o mapa da localização deste endereço.

4. Após localizar o endereço desejado, é necessário fazer a busca do remédio. É muito importante que você digite corretamente o nome do genérico do medicamento. Todavia, a plataforma é bastante eficaz e logo na digitação das três primeiras letras do nome do remédio, o site já mostra algumas sugestões.

5. Digitado o nome do medicamento, clique em “Adicionar” para que o remédio seja buscado no endereço em questão. Vale lembrar que são permitidos apenas cinco remédios por busca. Feito isso, o sistema irá mostrar a lista e o mapa dos lugares que possuem o medicamento.


Como consultar os medicamentos pelo aplicativo

Como funciona o Programa Aqui Tem Remédio

Você também pode optar por fazer a busca das unidades e medicamentos por meio do aplicativo Aqui Tem Remédio para smartphones Android e iOS.

1. Após fazer o download do aplicativo, abra-o e selecione a opção “Buscar Medicamento”.

2. Digite o (s) nome (s) do (s) medicamento (s) e clique em “Buscar”. Assim como no site, na medida em que você vai digitando o nome do remédio, o aplicativo já traz algumas opções de medicamentos disponíveis. E o aplicativo também possibilita a busca de até cinco remédios por endereço.

3. Ao selecionar a busca, o sistema lista as unidades que possuem estoque dos medicamentos.

4. Selecione a unidade que deseja consultar e o sistema mostra os dados sobre a unidade.

5. Depois, selecione a opção “Transporte público”, onde o app irá apresentar as orientações de como chegar à unidade.

6. Por fim, selecione “Mapa” para que o sistema apresente o trajeto a ser percorrido para chegar ao destino.

Você acabou de conferir informações sobre o programa Aqui Tem Remédio. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.