Como funciona o SUS Fácil

Neste artigo você pode entender o que é para que serve o SUS Fácil

Quem é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) sabe que a marcação de consultas pode não ser tão simples: além de haver muitas pessoas à frente, o fato de ser preciso ir a um dos hospitais para fazer a marcação pode dificultar ainda mais porque nem todos possuem tempo.

O governo federal e o Governo do Estado de Minas Gerais, para ajudar, desenvolveu um software muito importante para ajudar os cidadãos: é o SUS Fácil.

O objetivo dele é permitir que eles consigam marcar as suas consultas no sistema público com mais comodidade e você saberá aqui como ele funciona.


Como funciona o SUS Fácil dentro dos hospitais

O SUS Fácil tem uma utilidade especialmente importante quando se fala de transferência de pacientes.

Muitas vezes, há pessoas em condições de média e alta complexidade que procuram atendimento em um hospital que não tem meios de atender devidamente.

Nesse caso, os médicos podem procurar no sistema em quais hospitais há o especialista adequado e orientar a ida do paciente.

Isso também acontece quando o cidadão passa por uma consulta do SUS e o médico pede o acompanhamento com outro profissional.

Em vez de o médico simplesmente dizer em qual hospital costuma haver a especialidade em questão, ele pode consultar o SUS Fácil e dar uma informação certeira.

Isso poupa esforço ao cidadão e aumenta as chances de ele realmente conseguir o atendimento de que precisa.


Como o SUS Fácil é organizado

Esse software do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais traz não somente os topos de especialidade que cada hospital tem, mas informações a respeito dos pacientes que lá estão.

Com isso, uma pessoa que começou a ser atendida no hospital X e precisou passar para o Y tem todos os seus exames e outros materiais à disposição dos novos médicos que a estão atendendo.

O fato de essas informações serem compartilhadas entre os hospitais e os médicos reduz bastante a chance de erro de diagnóstico e de demora no atendimento.

O resultado é que os médicos podem oferecer um tratamento que seja a continuação do que estava sendo ministrado anteriormente e o paciente recupera a sua saúde muito mais rápido.

Outro ponto muito positivo do SUS Fácil é que a localização de cada paciente pode ser analisada pelo médico que o encaminha para outro profissional.

Por exemplo: um homem que se consultou com o proctologista e que foi encaminhado por ele para um cardiologista. Com esse sistema informatizado, o primeiro médico pode informar ao paciente onde há cardiologistas nas proximidades da sua residência.

É sabido que muitos brasileiros precisam ir para cidades e até Estados diferentes para conseguir determinados atendimentos e, por causa disso, acabam não se tratando adequadamente. Dá para dizer, então, que o SUS Fácil promove o aumento da saúde pública.


O SUS Fácil funciona para cirurgia?

Sim, as cirurgias eletivas também estão incluídas nesse sistema informatizado. Isso significa que as informações de cada paciente que precisa ser operado estão inseridas no banco de dados, possibilitando que as cirurgias sejam realizadas mais rapidamente.

O principal objetivo desse software nesse caso é diminuir o tempo durante o qual is pacientes ficam na fila de espera para ser operados.

Um dos tipos de cirurgia que estão incluídas no sistema do SUS Fácil é a bariátrica, procedimento feito para que o estômago seja reduzido, bem como a ingestão de alimentos, e a pessoa consiga emagrecer.

Para que esse sistema funcionasse ainda melhor, o Governo do Estado de Minas Gerais também se comprometeu a adquirir leitos nos hospitais privados.

Essa medida é tomada quando se tem cirurgias de emergência e alta complexidade, mas faltam vagas no SUS naquele momento.


Como acessar o SUS Fácil

O site é o http://www.susfacil.mg.gov.br/, e o usuário que não conseguir abri-lo imediatamente pode clicar no hiperlink indicado.

O operador de saúde (por exemplo, o médico) terá de fazer o seu login para, então, procurar pelos leitos disponíveis e pelos hospitais onde há a especialidade que ele quer indicar ao paciente.


É obrigatório usar o SUS Fácil?

Sim, todos os médicos de Minas Gerais que estejam encaminhando um paciente precisam consultar o SUS Fácil porque ele é uma forma de até salvar vidas, pois acelera as transferências e as consultas.

O cidadão que tem conhecimento do SUS Fácil pode perguntar ao seu médico se ele consultou o sistema antes de o indicar determinado hospital.

No caso de ser necessária uma cirurgia eletiva, o paciente também deve questionar o médico se as suas informações serão colocadas nesse software para que ele seja convocado mais rapidamente para a operação.

Como funciona o SUS Fácil


Telefone SUS Fácil

Os profissionais de qualquer hospital público ou mesmo cidadãos de Minas Gerais que queiram informações podem mandar um e-mail para [email protected] ou ligar para o telefone (31) 3916 0713.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.