Como marcar exame pelo SUS

Veja o passo a passo e entenda como marcar exame pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema do Ministério da Saúde para que a população tenha consultas e exames gratuitamente.

Abrangendo o país todo, ele é composto por hospitais dos Estados e dos municípios, destacando-se que alguns hospitais particulares também atendem de graça por causa dos seus convênios com o governo.

Apesar das reclamações relacionadas à demora para ser consultado ou para fazer exames, o SUS tem muitos tipos de médicos à disposição.

Até cirurgias são liberadas, desde que o médico do cidadão confirme que ela é fundamental para o restabelecimento da sua saúde.

A marcação de consultas e de exames se tornou mais eficiente depois que o seu sistema foi modernizado, incluindo um aplicativo.

Além disso, as informações gerais referentes à saúde de cada cidadão atendido são armazenadas.

Um indivíduo que se tratou de pressão alta em uma região e teve de mudar para outra poderá continuar seu tratamento em consonância com o que já foi feito.

Com a sua identificação, tudo o que já foi diagnosticado e tratado pode ser lido.


Como fazer o cartão do SUS?

O cartão do SUS é a forma que que o Ministério da Saúde tem de reunir todos os dados a respeito de determinado paciente.

Ele é um cartão pequeno, que passou a ser virtual também e que, quando um médico acessa, pode ver todas as etapas anteriores do tratamento daquela pessoa.

Outras informações que o cartão do SUS permite ver são os exames e as consultas que cada pessoa já agendou ou ainda tem agendada.

Esse tipo de acompanhamento é muito importante para que não haja erros médicos ou negligência.

Para fazê-lo, a pessoa tem de possuir CPF, documento de identidade e certidão de nascimento e casamento. Levando-os até o posto de saúde mais próximo, basta solicitar à recepção.

A versão digital desse cartão é acessada de forma diferente em cada Estado: para os paulistas, por exemplo, isso é possível para quem baixa o app Agenda Fácil.

Como marcar exame pelo SUS


Como marcar consulta pelo SUS online

Cada cidade ou município tem o seu sistema eletrônico para as marcações no SUS. Como dito, São Paulo utiliza o Agenda Fácil, mas somente se o dispositivo é Android. Já em Sergipe, por exemplo, o modo de marcar exames e consultas online é o link http://www.ebserh.gov.br/web/hu-ufs/consultas-e-exames.

O correto é que a pessoa recorra ao posto de saúde do seu bairro e questione qual é o site ou aplicativo para essas marcações.

Todavia, deve-se deixar claro que não foram extintos os agendamentos presenciais: a marcação online é somente uma forma complementar, ou seja, um facilitador para o cidadão.


Os hospitais marcam consulta pessoalmente pelo SUS?

Os hospitais de grande porte podem fazer agendamentos presencialmente, já que os funcionários têm registros eletrônicos sobre a agenda dos médicos.

Dessa forma, a pessoa que tem um encaminhamento ou um pedido de exame pode se deslocar ao hospital necessário, com a identidade e o cartão SUS, e marcar.

Em certas vezes, a própria UBS faz a marcação nos grandes hospitais. Vale dizer ainda que estes podem ter agenda virtual, na qual os cidadãos marcam os exames e consultas sozinhos e com a sua identificação do SUS. Como se repara, há modos diferentes em cada região e hospital.

Como marcar exame pelo SUS


Quais instituições particulares atendem pelo SUS?

Já foi mencionado aqui que os hospitais particulares também têm parceria com o Ministério da Saúde e, com isso, fazem atendimento gratuito.

Não dá para dizer todos os hospitais particulares que fazem isso, já que eles são diferentes pelo Brasil: a pessoa que desejar saber os parceiros do SUS no seu Estado devem procurar pela Secretaria Estadual de Saúde.

No Ceará, por exemplo, o Hospital São Camilo é um dos particulares que cooperam com o sistema único, havendo também o Hospital Universitário Walter Cantídio, o Instituto Doutor José Frota e a Clínica Doutor Francisco Alves, dentre outros.

O Rio Grande do Sul também possui hospitais parceiros do SUS, incluindo o Hospital Espírita de Porto Alegre, o Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Hospital da Criança Santo Antonio, o Grupo Hospitalar Assunção, Hospital Divina Providência, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Santa Casa de Misericórdia, Hospital São Lucas da PUC e outros.


Como funciona o tratamento de câncer pelo SUS

O tratamento de câncer é uma coisa dramática para as pessoas de menor renda: além da preocupação com a doença, há a impossibilidade de pagar pelos medicamentos.

Por causa dessa situação, o SUS tem tratamento oncológico e destinado a diferentes formas de tumores.

Nos hospitais do Sistema Único de Saúde, os pacientes podem fazer radioterapia ou quimioterapia, cirurgias e também obter os medicamentos orais.

Ressalta-se que o Ministério da Saúde tem uma lei que ajuda esses diagnosticados: com a confirmação do câncer, o SUS é obrigado a começar a tratar esse cidadão em até dois meses, inclusive com aplicação de quimioterapia.

Uma resposta para Como marcar exame pelo SUS

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.