É possível fazer exame de creatinina no SUS?

O funcionamento adequado dos rins é uma condição fundamental para a longevidade, e é por isso que se consultar periodicamente com um nefrologista (ou sempre que se percebe alguma mudança na dinâmica urinária) é muito importante.

Um dos recursos que os nefrologistas têm para saber se o rim está funcionamento bem é o exame de creatinina, que é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Aprenda agora o que esse exame indica e que local procurar para marcá-lo.


Para que o exame de creatinina serve?

O exame de creatinina tem como finalidade conferir quanto de creatinina tem no sangue; isso porque o ideal é que essa substância seja eliminada do corpo pela urina, ou seja, pelo trabalho dos rins.

No caso de haver muita creatinina no sangue, percebe-se que o rim não está fazendo a eliminação adequada.

Para fazer esse exame, é preciso somente uma amostra de sangue do paciente, que deverá estar em jejum nas últimas três horas.

Não costuma haver reação desagradável por causa da coleta de sangue, a menos que o indivíduo tenha problemas de coagulação ou que a sua pressão abaixe.

Em ambos os quadros, basta comunicar ao enfermeiro ou ao técnico de laboratório.

A leitura do exame de creatinina é diferente para mulheres e homens; o nível normal das primeiras é entre 0,6 e 1,1 mg/dL.

Para os homens, a substância está em níveis normais quando se encontra entre 0,7 e 1,3 mg/dL.

É possível fazer exame de creatinina no SUS?


O exame de creatinina é realizado no SUS?

Sim, o exame de creatinina é bastante solicitado nos hospitais públicos e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Geralmente, o nefrologista é o responsável pelo seu pedido, mas os clínicos gerais, dependendo da urgência, também podem pedir esse exame.

Os cidadãos que fazem a coleta de sangue para exame de creatinina precisam ter o Cartão SUS, que é feito de graça nas UBS e hospitais.

Se o cidadão chega à emergência de algum hospital e é necessário verificar a creatinina, o exame é feito imediatamente, mesmo sem o referido cartão.

O Cartão SUS foi desenvolvido para que as informações dos pacientes possam ser lidas por qualquer médico que o atender, permitindo a continuidade do tratamento e a melhor recuperação da pessoa.

Se alguém é atendido no pronto socorro com insuficiência renal, os médicos podem acompanhar se há problemas anteriores nos rins e o que se usou no tratamento.

Para ter um Cartão SUS, é só a pessoa comparecer a uma UBS ou hospital com o original do comprovante de endereço, documento oficial de identificação com foto, certidão de nascimento ou casamento e o CPF.

A pessoa que perdeu o seu Cartão SUS tem de seguir o mesmo procedimento para a emissão da segunda via.


Como agendar o exame de creatinina no SUS

É um pouco complicado para o cidadão simplesmente agendar uma consulta com o nefrologista no SUS, sendo melhor que ele comece o seu acompanhamento com um clínico geral.

Este, percebendo que é preciso um parecer de especialista, faz o encaminhamento.

Para se consultar com um clinico geral no SUS, é só o paciente escolher uma UBS (se for um problema urinário urgente, como infecção ou dor, pode-se ir ao clínico geral dos prontos-socorros).

Uma vez avaliada pelo nefrologista, ele fará o pedido de exame de creatinina e os recepcionistas explicarão ao paciente onde agendar.

É possível fazer exame de creatinina no SUS?


O que os médicos podem diagnosticar com o exame de creatinina?

Muitas doenças têm a alteração de creatinina no sangue como sintoma:

  • Infecção urinária – um dos quadros mais simples, no qual o paciente precisa aumentar a ingestão de água e fazer uso de antibiótico. No entanto, ela pode representar uma complicação perigosa em pessoas de mais idade ou que tenham o sistema imunológico mais fraco;
  • Desidratação – sem água suficiente no organismo, o rim funciona mal e, claro, é impedido de filtrar a creatinina corretamente;
  • Pré-eclâmpsia e outros problemas característicos da gestação – em diagnósticos assim, é indispensável que a gestante seja medicada imediatamente para prevenir doenças no feto e até o aborto espontâneo;
  • Distrofia muscular;
  • Obstrução no trato urinário, que pode ser causado por uma pedra;
  • Insuficiência renal – quando o rim perde a capacidade de trabalhar e as impurezas começam a circular mais pelo corpo;
  • Lesão muscular grave;
  • Miastenia gravis – acontece quando os músculos e os nervos não conseguem interagir devidamente, dificultando os movimentos.

Se a família do cidadão tem algum histórico de problemas renais, é possível que o médico nefrologista peça que o exame de creatinina seja feito novamente depois de alguns meses.

Quando não se trata de urgência, o Sistema Único de Saúde (SUS) pode agendar os exames com um pouco de demora.

Se essa situação se manter mesmo com a necessidade iminente do exame de creatinina, uma solução comum é o contato com a Secretaria de Saúde ou com a defensoria.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.