É possível fazer exame toxicológico pelo SUS?

Neste artigo nós apresentamos as principais regras sobre o exame toxicológico no SUS e mostramos o que é necessário para receber atendimento pela rede pública de saúde

Não são raras as situações nas quais um paciente chega ao hospital com sintomas de intoxicação por drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Para que o diagnóstico seja assertivo, os médicos podem requisitar o chamado exame toxicológico: ele serve para determinar se há alguma substância tóxica no organismo e qual é ela.

Além do contexto do socorro médico, esse exame pode ser necessário em alguns processos judiciais também e no acompanhamento dos esportistas: é o conhecido exame antidoping.

Descubra já se o exame toxicológico é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como ele funciona e como agendá-lo.


Como funciona o exame toxicológico?

O exame toxicológico permite que se diagnostique o uso de substâncias até seis meses antes da data da coleta; alguns exames toxicológicos, porém, têm alcance de apenas três meses.

O laboratório usa, normalmente, a urina ou o sangue e o seu resultado tende a ajudar a polícia quando se trata de prova de envenenamento.

Outros materiais que se pode usar para exame toxicológico, embora menos comuns, são cabelo, suor e pelos diversos (do braço, pubianos, da perna, etc.).

Cabe dizer que o exame feito usando soro é o que tem menor alcance: ele só indica o uso ou não de substâncias nos últimos trinta dias.

É possível fazer exame toxicológico pelo SUS?


É possível fazer exame toxicológico pelo SUS?

Sim, vários estabelecimentos médicos do Sistema Único de Saúde realizam esse tipo de exame, tanto com agendamento quanto por necessidade imediata.

Se ele não for urgente, a pessoa pode comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e perguntar onde pode agendá-lo; no entanto, será pedido o Cartão do SUS.

Alguns dos casos nos quais esse exame pode ser pedido com urgência são:

  • Quando o paciente apresenta dor abdominal intensa, com suores e sem causa aparente, o que pode configurar envenenamento;
  • Quando se trata de intoxicação e o paciente não tem condições de falar o que usou;
  • Quando esse paciente pode ter sido contaminado por alguma substância química devido à acidentes;
  • Quando o paciente tentou cometer suicídio.

Como funciona o Cartão do SUS

O Cartão do SUS armazena todas as ações médicas da pessoa: quando ela ficou internada, quando ela se consultou no pronto socorro, qual foi a medicação que ela recebeu e, claro, também armazenará a realização do exame toxicológico e o seu resultado.

Tudo isso visa fornecer mais informações ao médico que atender aquela pessoa futuramente.

Para fazer o Cartão do SUS, é necessário mostrar na UBS:

  • Certidão de casamento ou de nascimento;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Documento de identidade oficial com foto

Para fazer o Cartão do SUS para menores de idade, é obrigatório que um dos seus responsáveis legais procure o posto de saúde e que leve os seus próprios documentos também.

Em algumas cidades, os hospitais mesmos fazem o cartão, mas isso é permitido, geralmente, quando o cidadão precisa de atendimento no pronto socorro

Quando o exame toxicológico tem caráter de urgência, ele é realizado sem esse cartão, mas o documento é providenciado depois pela recepção.


Exame toxicológico para controle judicial

Dependendo do processo judicial, como a disputa por guarda, é sempre possível que seja feito um exame toxicológico para provar que determinada pessoa não é confiável, devido ao vício em substâncias.

As que são mais encontradas nesse exame são:

  • Crack;
  • Heroína;
  • Ecstasy;
  • Haxixe;
  • Morfina;
  • Cocaína;
  • LSD;
  • Maconha

Exame toxicológico para carteira de motorista

Quem está tirando sua habilitação e, em certos casos, até renovando, precisa fazer os testes toxicológicos.

Essa é uma ordem do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) para assegurar que as pessoas que estarão conduzindo um veículo não tenham vícios em drogas.

Na realidade, esse exame acaba sendo ligeiramente falho: a pessoa que sabe que precisará renovar sua carteira pode ficar seis meses sem consumir nenhuma substância e voltar a fazê-lo depois de estar com a CNH em mãos, já que ela pode ter validade de até sessenta meses.

É possível fazer exame toxicológico pelo SUS?


 

O Exame toxicológico para CNH pode ser feito no SUS?

De todo modo, o SUS permite a realização de exame toxicológico para essa finalidade.

O ideal é a pessoa perguntar no Centro de Formação de Condutores sobre onde esse exame pode ser solicitado; caso o CFC não tenha essa informação, deve-se ir ao posto de saúde.

O principal problema para quem precisa do toxicológico pelo SUS para tirar carteira de motorista é a possível demora: muitos exames acabam por ser agendados para meses depois e, sendo assim, é mais vantajoso fazê-lo enquanto ainda se está na autoescola.

Antes de marcar o exame toxicológico, é recomendado comparecer ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e perguntar quais são os laboratórios conveniados, inclusive os públicos.

Isso é importante porque o DETRAN aceita apelas os exames de determinados lugares devido à credibilidade e a certeza de que o seu resultado não foi manipulado.

As pessoas que fazem uso de antidepressivos não precisam se afligir, uma vez que o exame toxicológico não os acusa.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.