É possível fazer ultrassom morfológico no SUS?

Se você precisa fazer o ultrassom morfológico no SUS, consulte as orientações deste artigo e saiba como funciona o atendimento na rede pública de saúde

O ultrassom é um exame corriqueiro para quem está grávida, mas existe mais de um tipo: o morfológico, por exemplo, é um dos mais importantes no acompanhamento do bebê dentro do útero.

Normalmente, ele é feito apenas uma vez durante a gestação e dá muitos detalhes sobre a forma como o bebê está se desenvolvendo.

Por ser um exame tão completo, muitas grávidas têm dúvidas se ele pode ser feito nos hospitais públicos.

Se você está esperando bebê ou conhece alguém que esteja, saiba aqui se é possível fazer o ultrassom morfológico pelo SUS.


Como funciona o ultrassom morfológico

A realização do ultrassom morfológico não é diferente do ultrassom comum: a mulher deita-se em uma maca e o técnico de imagem adiciona um gel à barriga da gestante, passando sobre ela o aparelho de ultrassonografia.

O monitor acoplado ao aparelho mostrará o bebê no útero e permitirá que o especialista dê detalhes sobre o seu desenvolvimento e saúde.

O ideal é que a gestante faça esse exame quando estiver com vinte semanas de gravidez; contudo, o obstetra fará a indicação da semana apropriada, de acordo com cada mulher e com as condições da criança.

Doenças de grande complexidade podem ser descobertas prematuramente por meio do ultrassom morfológico, inclusive:

  • Anencefalia, que é um problema que pode até fazer com que a criança morra pouco tempo depois do nascimento. Trata-se de um distúrbio em uma parte da cabeça chamada tubo neural;
  • Hérnia diafragmática: significa que o diafragma do bebê tem algum problema na sua constituição. Devido a isso, o conteúdo orgânico que teria de se manter no abdômen passa à parte torácica;
  • Síndrome de Down;
  • Espinha bífida: nessa condição, o bebê não possui a coluna vertebral da forma esperada;
  • Hidrocefalia: nesse quadro, o crânio do bebê acumula líquido. O bebê que tem esse distúrbio também apresenta a estrutura craniana diferente, muitas vezes com a sua cabeça tendo tamanho menor do que a cabeça de um bebê sem a doença;
  • Alterações renais;
  • Doenças cardíacas.

Além de determinar doenças que o bebê possa apresentar, o ultrassom morfológico também serve para mostrar como está o bebê com relação aos seguintes aspectos:

  • Tamanho completo, até o osso do fêmur;
  • Acompanhar os batimentos cardíacos;
  • Confirmar a idade gestacional: não é completamente descartado que a mãe e os médicos acreditem que a gravidez está em determinado estágio e descubram que estavam errados por meio do exame morfológico;
  • Acompanhar o crescimento;
  • Localizar a placenta

É possível fazer ultrassom morfológico no SUS?


É possível fazer o ultrassom morfológico no SUS?

Nos laboratórios e hospitais particulares, o custo do exame pode ser de até R$ 200,00.

Devido a isso, as gestantes, certamente, ficam com medo: ao mesmo tempo em que não podem deixar de fazer o ultrassom, também não conseguem pagar pelo ultrassom.

Contudo, as grávidas podem relaxar: o Sistema Único de Saúde (SUS) garante todos os exames que compõem o pré-natal.

Com isso, a ultrassonografia morfológica também passa a estar assegurada e o passo a passo para consegui-la é:

  • Ir até o posto de saúde e pedir instruções para o acompanhamento obstétrico;
  • Comparecer à consulta e fornecer ao obstetra as informações sobre a gestação;
  • Se a mulher estiver da vigésima semana, o médico fornecerá o encaminhamento para o ultrassom morfológico;
  • No caso de o obstetra não fornecer esse encaminhamento, a grávida pode explicar sobre ele.

Depois que o obstetra pedir o ultrassom morfológico, a paciente tem de fazer o agendamento no local determinado pelo SUS.


Cartão SUS para ultrassom morfológico

A gestante precisará ter um documento chamado Cartão SUS para fazer o exame.

Este pode ser feito nos hospitais e, principalmente, na UBS; inclusive, a mulher grávida que procura o posto de saúde para perguntar sobre o atendimento obstétrico pode fazer o Cartão SUS já nesse atendimento.

Os documentos para necessários são os seguintes:

  • Comprovante de estado civil;
  • CPF;
  • Alguma correspondência que confirme o endereço da gestante. Se ela for casada, o titular da correspondência pode ser seu marido;
  • Documento oficial de identidade com foto

A razão para o Ministério da Saúde ter criado esse cartão é monitorar todos os tratamentos que o paciente do SUS realiza.

No caso da mulher grávida, os médicos que a atenderem conseguirão acesso ao estado da gestação, aos medicamentos que já foram ministrados, internações e tudo mais.

Isso promove integração no atendimento feito pelos médicos, não importando se a mulher se consulta sempre no mesmo hospital ou não.

É possível fazer ultrassom morfológico no SUS?


O que fazer se o ultrassom morfológico não for autorizado pelo SUS?

Esse, certamente, é um dos exames mais importantes da gravidez e, dessa maneira, o SUS precisa realizá-lo.

Se a gestante não conseguir o agendamento no período correto, ela pode entrar em contato com o fórum da sua cidade, tendo a solicitação de exame feita pelo obstetra.

Com isso, o ultrassom morfológico pode ser agendado via judicial.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.