Como funciona o Programa Farmácia Popular

Neste artigo você pode consultar as principais regras do programa Farmácia Popular; veja o passo a passo para se cadastrar e saiba como retirar remédios nos locais credenciados

Você tem alguma doença crônica ou conhece alguém nessa situação? Se a resposta for sim já sabe como medicamentos podem comprometer boa parte do orçamento. O pior de tudo é que dependendo do problema de saúde o valor gasto com medicamentos é mensal!

Os valores podem surpreender e conseguir pagar todos os meses é um desafio. Estima-se que algumas famílias de baixa renda chegam a gastar até 12% da renda familiar com remédios. Exatamente por isso surgiu o programa Farmácia Popular.

Esse é um programa criado para aumentar o acesso da população a medicamentos, ajudando a tratar e diminuir a mortalidade por uma série de doenças crônicas.

A Farmácia Popular surgiu em 2004 como um programa do governo federal do país. Além de melhorar a qualidade de vida do brasileiro, o programa busca diminuir a sobrecarga no sistema único de saúde (SUS) através de políticas de medicina preventiva e permitindo que pacientes continuem com seus tratamentos apesar das dificuldades financeiras.


Quem pode retirar medicamentos pela Farmácia Popular

Toda a população brasileira pode ter acesso aos medicamentos incluídos no programa. Para isso é preciso ter uma receita recomendando o uso dos medicamentos com informações do médico, como:

  • Nome completo;
  • Número e UF do registro do médico;
  • Endereço do estabelecimento;
  • Data em que a receita foi feita;
  • Nome do paciente;
  • Endereço do paciente.
Clique aqui para ler o artigo completo

Como funciona o Programa Farmácia Popular

O Ministério da Saúde e o Governo Federal prepararam a Farmácia Popular como um meio para que os remédios sejam conseguidos pelos brasileiros sem tanta dificuldade e, principalmente, sem tanto custo.

Trata-se de uma parceria que os órgãos citados acima realizaram com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tendo como base o fornecimento de muitos tipos de remédios. O que essa fundação faz é passar para as farmácias populares esses medicamentos e, depois, o Ministério da Saúde e o Governo Federal reembolsam-na.

Além das unidades exclusivas da Farmácia Popular, algumas filiais particulares têm um adesivo indicando que aquele lugar também faz parte desta rede de entrega de medicamentos.

O Farmácia Popular tem portarias para a sua regulamentação e funciona uma alternativa ao Sistema Único de Saúde (SUS). Muitos cidadãos não procuram algum posto para receber o remédio, mas também não conseguem comprar porque é caro. Sendo assim, o programa faz com que eles tenham mais um local para ter acesso ao seu medicamento.

Quem tem direito a usar a Farmácia Popular

Qualquer brasileiro ou brasileira pode utilizar a Farmácia Popular. As pessoas que quiserem algum remédio utilizando o programa, só precisam mostrar a receita fornecida pelo médico. Para medicamentos em geral e fraldas geriátricas, o pedido deve ter validade de até 6 meses. Já para anticoncepcionais, o prazo aumenta para doze meses.

Vale dizer que as receitas não precisam ser apenas da rede pública: há cidadãos que passam pela rede particular, mas que não conseguem arcar todos os meses com os medicamentos.… Clique aqui para ler o artigo completo