Para que serve o SUS Fácil?

Entenda como o SUS Fácil facilita a vida do cidadão que precisa de atendimento médico na rede pública de Minas Gerais

Apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) estar presente em todos os Estados e ser gerenciado pelo Ministério da Saúde, é possível encontrar certas melhorias em regiões específicas, como o SUS Fácil, que foi pensado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Esse sistema já conseguiu com que muito mais pessoas tivessem atendimento de alta e de média complexidade, fazendo com que vidas fossem preservadas. Aprenda neste artigo o que é o SUS Fácil e como ele funciona.


O que é o SUS Fácil?

Para que todas as pessoas que necessitam sejam devidamente atendidas na rede pública, é preciso gerenciar a operação dos hospitais: qual deles tem mais vaga, onde dá para fazer determinado exame ou cirurgia, etc.

É exatamente isso que o SUS Fácil proporciona: ele é um programa de computador que traz ao profissional da saúde as informações sobre cada hospital/ unidade de atendimento.

Ele foi desenvolvido por meio da parceria do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e é um recurso primordial na hora de distribuir os pacientes, inclusive os que estão aguardando pelo que é chamado de cirurgia eletiva.

Para que serve o SUS Fácil?


Como o SUS Fácil funciona?

O objetivo desse sistema informatizado é fazer com que as cirúrgicas, exames e atendimentos de alta e de média complexidade sejam acelerados. Para isso, ele mostra ao médico onde o paciente em questão seria atendido com mais rapidez.

Por exemplo: um médico cardiologista atende a uma pessoa e suspeita que ela está com uma condição cardíaca grave, precisando de um exame para confirmar. Usando o SUS Fácil, ele pode ver quais unidades de atendimento realizam esse exame e encaminhar corretamente o paciente.

Outra situação na qual o SUS Fácil ajuda bastante é na hora de encontrar o centro médico mais próximo àquele cidadão.

Suponha-se que esse mesmo cardiologista quer que o paciente também se consulte com um neurologista; ele sabe que há um hospital X que tem essa especialidade, mas o paciente mora longe e ele quer consultar se o hospital mais perto também tem Neurologia dentre as especialidades.

É só esse cardiologista acessar o SUS Fácil e confirmar isso, dando o encaminhamento adequado ao paciente.


Como o SUS Fácil facilita a vida do cidadão?

Infelizmente, uma das coisas que dificultam as cirurgias, os exames e as consultas de alta e média complexidade é o cidadão não saber em que hospital pode fazê-los.

Isso é bem comum quando o indivíduo não está acostumado a usar o SUS ou quando ele precisa de um exame ou consulta que nunca fez antes.

Sendo assim, o SUS Fácil garante que o cidadão de Minas Gerais gaste menos tempo indo de hospital em hospital e que a sua saúde seja cuidada da forma certa com mais rapidez.


Como o SUS Fácil acelera as cirurgias eletivas

Para que os pacientes de cirurgias eletivas sejam atendidos mais rapidamente, o principal é a boa administração da fila de espera.

Com o SUS Fácil, todas as pessoas que precisam de cirurgia bariátrica, por exemplo, têm seus dados médicos informatizados.

No caso de seu quadro clínico ser grave, isso também é inserido no SUS Fácil e a sua cirurgia é feita com prioridade.


Por que o SUS Fácil só existe em Minas Gerais?

Sendo tão necessário para que a fila de espera de cirurgias eletivas caminhe mais rápido – e para que os agendamentos sejam mais simples, é claro que os moradores de outros Estados se perguntam porque eles não têm o SUS Fácil.

Este programa específico foi uma criação do governo mineiro, mas é possível que outros Estados o adaptem, sendo preciso a ajuda do Ministério da Saúde para isso.

Destaca-se que também é comum que as UF tenham programas similares ao SUS Fácil, mas que sejam chamados de outra forma.

Para que serve o SUS Fácil?


Como os cidadãos podem entrar em contato com o SUS Fácil

O sistema do SUS Fácil só pode ser acessado pelos profissionais da saúde, mas os cidadãos de Minas Gerais podem tirar dúvidas a respeito das filas de espera para cirurgias eletivas, da disponibilização de exames e de consultas, da existência de especialidade em certa região, etc.

A primeira forma de entrar em contato é usando o endereço de e-mail [email protected]; a segunda forma é ligando para a Central de Regulação da Secretaria de Saúde mineira, cujo número é (31) 3915 9966.

É válido lembrar que pode demorar alguns dias para que o cidadão tenha resposta do e-mail. Sendo assim, se a informação for urgente é mais simples usar o contato telefônico.

Como acessar o SUS Fácil?

Para acessar o SUS Fácil, o profissional saúde deve:

  • Abrir o site do SUS Fácil;
  • Colocar a sua senha e a identificação de operador (ambas as informações têm de ser cadastrados antes pelo gestor do hospital)
  • Clicar em “avançar”.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.