Como fazer o pré-natal pelo SUS

Os cuidados que a gestante precisa ter durante o pré-natal são fundamentais para o desenvolvimento saudável da gravidez. É através dos exames realizados neste período da gestação que os médicos conseguem detectar eventuais riscos de doenças, infecções e outras anormalidades tanto no bebê quanto na mamãe.

Aqui no Brasil, as grávidas podem contar com o atendimento do pré-natal do SUS. As consultas são realizadas nos mesmos padrões de clínicas e hospitais particulares, oferecendo acompanhamentos e exames similares.

Em muitas ocasiões, inclusive, os serviços do Sistema Único de Saúde chegam a ser reconhecidos pelas pacientes como superiores aos cuidados oferecidos por algumas instituições privadas.

Como iniciar o pré-natal no SUS

como-fazer-pre-natal-sus

Para dar início na programação pré-natal no SUS, basta você se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência. Ao chegar ao posto, você será encaminhada para realizar um teste rápido de gravidez. Caso a gestação seja confirmada, você já começa a fazer o pré-natal no mesmo dia.

Como funcionam as consultas

De acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, o cronograma ideal de acompanhamento do pré-natal deve contar com seis consultas durante a gestação e mais uma após o parto.

No primeiro atendimento, o médico vai realizar os procedimentos básicos, como te pesar, medir a pressão e solicitar os exames iniciais como o ultrassom. Nas consultas posteriores, os profissionais do SUS monitoram o desenvolvimento do bebê e também avaliam as suas condições de saúde.

Veja o cronograma de avaliações realizadas durante o pré-natal:

  • Medir o peso.
Clique aqui para ler o artigo completo