É possível fazer exame admissional pelo SUS?

Entenda como funcionam as regras do exame admissional e saiba se o SUS realiza este tipo de atendimento

Ao ingressar em um emprego, os trabalhadores têm de fazer conhecido exame admissional.

As pessoas que já trabalharam em mais de uma empresa sabem que esses exames podem variar bastante: em alguns casos, são solicitados exames diversos, enquanto algumas pessoas são apenas analisadas pelo médico do trabalho no próprio consultório.

O local de realização do exame costuma ser indicado pelo futuro empregador e, na maioria das vezes, trata-se de consultório particular.

Saiba agora se é possível fazer o exame admissional pelo SUS.


Por que o exame admissional é solicitado?

Esse exame tem o objetivo de apurar como estão as condições de saúde da pessoa que está sendo contratada, bem como se ela tem limitações para desempenhar aquela função.

No caso de recreadores, por exemplo, que têm de lidar com muito movimento das crianças e adolescentes e andar bastante, é preciso não haver problemas cardíacos e o exame admissional ajuda a garantir isso.

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é o documento que comprova que aquele profissional está ou não apto a trabalhar.

Ele serve até como prova para o trabalhador que quiser processar depois a empresa por deterioração da saúde em decorrência do cargo.

É possível fazer exame admissional pelo SUS?


Quais são os principais exames admissionais?

Os exames são sempre adequados à função do profissional.

Alguém que vai trabalhar com Telemarketing precisa garantir que saúde do seu ouvido está em dia e, por isso, deverá fazer audiometria. Por outro lado, professores não têm necessidade desse exame.

Dependendo do ambiente, o empregador poderá exigir que o candidato a funcionário faça um teste de função pulmonar: se houver alguma limitação respiratória, por exemplo, pode não ser indicado que ele trabalhe em espaços excessivamente abafados.

Na maior parte das vezes, o médico do trabalho pede que o profissional fale de como está a sua saúde atualmente e que diga quais são as doenças na família.

Ele também auscultará o coração e aferirá a pressão. Se ele desejar que a pessoa faça mais exames, poderá indicar um laboratório parceiro ou, em alguns casos, realiza-los ali mesmo.


É possível fazer exame admissional pelo SUS?

O Sistema Único de Saúde (SUS) pode realizar o exame admissional, embora essa não seja a melhor conduta.

O ideal é que o médico do trabalho, que estuda todos os riscos das profissões e dos ambientes, faça o ASO, mas o clínico geral do posto de saúde pode emiti-lo em casos de emergência.

Por exemplo: uma empresa que não se comprometeu a pagar o exame admissional e que o pede ao funcionário.

Este, se não tiver meios de pagar um exame em consultório específico, pode ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e pedir ao clínico geral que faça o exame admissional.

A empresa tende a aceita-lo, mas é necessário deixar claro que essa não é a maneira mais segura de garantir a aptidão física para algum trabalho, já que o clínico geral não tem a qualificação específica.

Vale dizer que as grandes empresas pagam o exame admissional dos seus novos funcionários, assim como os demissionais e os de rotina ou mudança de cargo.

Sendo assim, o trabalhador apenas deve comparecer ao consultório com a solicitação e não precisa pagar nada.

Para os que precisarem emitir o Atestado de Saúde Ocupacional no SUS, é recomendado não o fazer em um pronto socorro: os médicos que estão disponíveis atendem somente os casos de mal-estar imediato.

Já o posto de saúde realiza serviços de menor gravidade e, por isso, o médico poderá fazer o ocupacional.


Como agir se a empresa não aceitar o exame admissional pelo SUS?

Justamente pelo ASO no serviço público não ser feito por médico do trabalho, é possível que a empresa contratante o rejeite.

Nesse caso, recomenda-se que o funcionário seja sincero e explique que não tem condições, no momento, de pagar por um exame admissional particular.

Considerando que é de praxe que a própria empresa pague o admissional, é possível que ela concorde em fazer um adiantamento e o valor do exame ser debitado do primeiro salário.

É possível fazer exame admissional pelo SUS?


É possível fazer exames admissionais complementares pelo SUS?

Os exames admissionais complementares são aqueles que o médico solicita para estender a avaliação, como o eletrocardiograma, a audiometria, a prova de função pulmonar, etc.; como falado, eles não são necessários para todas as profissões.

Se esses exames complementares forem necessários, é claro que eles podem ser feitos pelo SUS, mas isso não é viável porque o ASO precisa ser entregue logo ao empregador e pode demorar razoavelmente para fazer o exame nas clinicas públicas.

Em circunstâncias assim, a melhor solução para o trabalhador é realizar os exames em clínicas particulares: bastará levar o pedido de exame complementar e, em muitos lugares, dá para pagar usando cartão de crédito. Se essa não for uma possibilidade, vale recorrer à conversa sincera com o empregador.

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.